sexta-feira, 27 de junho de 2025

Lula chega ao menor índice de avaliação positiva do mandato: 23,9% 

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu para 23,9%, o menor índice desde o início do atual mandato, segundo levantamento do instituto Futura Inteligência divulgado nesta quinta-feira (27) pela CNN Brasil. A pesquisa foi realizada nos dias 12 e 13 de junho, com 2.000 entrevistados em todo o país, e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

De acordo com os dados, 51,1% dos brasileiros avaliam o governo Lula como “ruim” ou “péssimo”, enquanto 24,2% consideram a gestão “regular”. Os números mostram um momento de desgaste do presidente pouco antes da metade do mandato, acendendo alerta entre aliados e interlocutores no Palácio do Planalto.

Além da sondagem da Futura, outras pesquisas recentes também indicam um cenário desfavorável para o governo. Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, feito entre 18 e 22 de junho, mostrou aprovação de 39,8% e desaprovação de 56,7%, com ligeira melhora em relação a rodadas anteriores. Já os índices de aprovação em outras pesquisas, como PoderData, Genial/Quaest, IPEC e Datafolha, têm variado entre 24% e 40%, sempre com desaprovação acima dos 40%.

Além da sondagem da Futura, outras pesquisas recentes também indicam um cenário desfavorável para o governo. Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, feito entre 18 e 22 de junho, mostrou aprovação de 39,8% e desaprovação de 56,7%, com ligeira melhora em relação a rodadas anteriores. Já os índices de aprovação em outras pesquisas, como PoderData, Genial/Quaest, IPEC e Datafolha, têm variado entre 24% e 40%, sempre com desaprovação acima dos 40%.

Diante da queda, o governo tem articulado ações para tentar recuperar a popularidade do presidente. Entre as medidas em estudo estão a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, a criação de uma tarifa social de energia, incentivos habitacionais e linhas de crédito para trabalhadores de aplicativos.

A avaliação dentro do governo é de que a popularidade de Lula precisa se manter acima dos 40% para sustentar um ambiente político favorável e viabilizar uma eventual candidatura à reeleição em 2026. A marca de menos de 24% de aprovação é considerada preocupante e pode influenciar diretamente o ritmo das decisões políticas e econômicas nos próximos meses.

Blog do Gilberto Leda 

VIDEO: Vereador Ricardo Rodrigues convida população para grande evento do Partido dos Trabalhadores neste sábado (28), em Caxias 

O vereador Ricardo Rodrigues, do Partido dos Trabalhadores (PT), usou as redes sociais para convidar militantes, simpatizantes e toda a comunidade caxiense para um grande evento político partidário neste sábado, a partir das 11h da manhã, no auditório do Hotel Alecrim, localizado na Avenida Alexandre Costa.

A atividade contará com a presença de importantes lideranças políticas, entre elas o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), além de convidados de Caxias e região. 

Durante o encontro, serão debatidos temas como a atual conjuntura política de Caxias, do Maranhão e do Brasil, além de outros assuntos de interesse público. O evento é aberto ao público e promete reunir nomes de destaque no cenário político estadual e local.

Segundo o vereador Ricardo Rodrigues, o objetivo é fortalecer o diálogo com a sociedade e reafirmar o compromisso do partido com as lutas sociais e populares.

VÍDEO:

Maranhão tem crescimento recorde do setor industrial e da renda per capita, aponta IBGE 

Duas pesquisas divulgadas recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram o crescimento da economia do Maranhão.

O Estado apresentou recorde de expansão no setor industrial, o que impulsionou o número de pessoas empregadas, consequentemente, a renda per capita. A melhoria nesses índices são reflexo de diversas políticas de atração de novos investimentos do Governo do Maranhão.

Publicada quarta-feira (25), pelo IBGE, a Pesquisa Industrial Anual (Empresa e Produto) 2023 (PIA) mostrou que, em 2023, no Maranhão, o número de plantas industriais em funcionamento atingiu o ponto mais alto da série histórica iniciada em 2007.

Em 2022, eram 1.231 unidades industriais em funcionamento no estado, passando para 1.400 unidades em 2023. O número representa um crescimento de 13,7%. Com isso o Maranhão ocupou o 6º lugar entre as 27 unidades da federação que apresentaram maior crescimento no setor. Na região Nordeste, apenas AL (15,8%) teve crescimento superior ao estado.

Os setores industriais com maior número de unidades atuantes no Maranhão, em 2023, conforme a pesquisa, eram produtos alimentícios (25,4%), fabricação de produtos de minerais não-metálicos (19,2%) e o ramo de confecção de artigos do vestuário e acessórios (7,6%).

O secretário de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), Junior Marreca, avalia de forma positiva o crescimento recorde da indústria no Maranhão em 2023. “Este crescimento é um reflexo direto da política industrial vigorosa no governo Carlos Brandão. Por meio da Seinc, temos atuado firmemente na atração de novos investimentos com incentivos fiscais estruturados, fortalecimento dos parques e distritos industriais – como vimos em Imperatriz – e na capacitação da mão de obra local para atender à demanda das empresas que aqui se instalam”, informa.

Entre os programas coordenados pela Seinc que têm garantindo a vinda de novos investimentos industriais para o Maranhão estão o Juros Zero, que apoia financeiramente os pequenos negócios; e o Trabalho Jovem, que insere a juventude no mercado produtivo, integrando esse esforço conjunto de desenvolvimento.

Junior Marreca afirma, ainda, que o Governo do Maranhão está promovendo uma verdadeira transformação estrutural da indústria maranhense, ampliando o valor agregado da produção e consolidando cadeias produtivas estratégicas como alimentos, minerais não-metálicos, metalurgia e papel e celulose.

Caxias recebe etapa regional Jogos Escolares Maranhenses e PARAJEMs 2025  


De 1º a 9 de julho de 2025, Caxias (MA), vai sediar a etapa regional dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), e ParaJEMs. O evento reunirá atletas das categorias Infantil e Infanto, mobilizando escolas, professores, técnicos, famílias e torcedores em torno de um único objetivo: promover o esporte como ferramenta de inclusão, saúde, cidadania e formação de talentos.

Durante os nove dias de programação, equipes de várias cidades do Maranhão vão estar em Caxias buscando classificação para a etapa estadual dos JEMs em diversas modalidades esportivas: atletismo, voleibol, basquetebol, beach soccer, vôlei de areia, handebol e futsal.

Durante os dias de competição, a cidade vai se transformar em uma verdadeira arena esportiva, recebendo jovens atletas determinados, que vão representar suas escolas e cidades. Além da competição, o evento é uma oportunidade de intercâmbio cultural e social, fomentando o espírito de equipe, o respeito às regras e o protagonismo juvenil.

A Etapa Regional dos Jogos Escolares Maranhenses é promovida pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, em parceria com a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.


Em Caxias, Orleans Brandão tem preferência do eleitorado para o governo do Estado 

O secretário de Assuntos Municipalista, Orleans Brandão (MDB),
tem a preferencia do eleitorado de Caxias 

Primeiro colocado em pesquisa para governador do Estado no município de Caxias, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), tem a preferência do eleitorado na cidade, com 32,91%. O levantamento foi realizado pelo Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão).

Em cenário estimulado, o segundo colocado no levantamento é o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), com 24,05%; seguido pelo vice-governador Felipe Camarão (PT), que tem 21,52%; e pelo ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), com 8,86%. De acordo com a pesquisa, 5,06% disseram não votar em nenhum dos pré-candidatos apresentados e 7,59% não souberam ou não opinaram.

Para o Senado, em cenário estimulado, a pesquisa aponta o governador Carlos Brandão (PSB) em primeiro lugar, com 46,84%. O senador Weverton Rocha (PD) vem em segundo, com 24,05%.

Na sequência, vem a senadora Eliziane Gama (PSD), com 5,06%; e o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP), também com 5,06%. O deputado federal Pedro Lucas (União) e o deputado estadual Dr. Yglésio (PRTB) aparecem com o mesmo percentual, 1,27%. Os dados apontam, ainda, que 3,80% não votariam em nenhum dos pré-candidatos apresentados e 12,66% não souberam ou não opinaram.

Veja os números da pesquisa: