terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Letalidade da ômicron é baixa, diz secretário de Saúde

O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende (foto), disse que, as pessoas que não se vacinaram abrem espaço para que o vírus sofra mutações, como tem ocorrido, referindo à ômicron. “É mais contagiosa, mas não tem letalidade muito grande”, disse, na segunda (6), se apoiando em estudos que apontam casos leves em pessoas vacinadas.

Resende afirmou ainda que estudos apontam que a Ômicron não tem caráter muito severo nas pessoas que já estão imunizadas. Mesmo quando infectadas, elas têm apresentado casos mais leves da Covid-19, segundo o secretário. Ele ressaltou, no entanto, que é necessário manter os cuidados de prevenção, como uso de máscara e distanciamento social, pois a variante é nova e ainda há estudos em andamentos.

Mato Grosso do Sul ainda não tem casos confirmados da variante Ômicron, da Covid-19, mas a circulação da nova cepa no país – com seis casos confirmados – preocupa as autoridades de saúde. Eles apostam na vacinação como uma forma de conter novos casos.

A variante Ômicron foi detectada pela primeira vez na África do Sul, no fim de novembro, e foi classificada como uma Variante de Preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Prefeitura de Caxias começa a aplicar 3ª dose de vacina contra Covid-19 

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a redução do intervalo entre a aplicação da 2ª e da 3ª dose da vacina contra a Covid-19.

A partir desta terça-feira (7), todas as pessoas com idade a partir de 18 anos que tomaram a 2ª dose da vacina há quatro meses ou mais já podem comparecer a um dos pontos de vacinação do município e tomar a dose de reforço.

A imunização ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Ginásio João Castelo, na Clínica Unifacema e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da zona urbana e da zona rural de Caxias.

"A antecipação da dose de reforço é importante para que a população maranhense esteja ainda mais protegida contra a doença", diz secretário de Saúde do MA 

“Seguimos atentos ao cenário da pandemia no país. Com a confirmação de casos da variante ômicron no país, que é uma variante de preocupação, estamos em alerta. A antecipação da dose de reforço é importante para que a população maranhense esteja ainda mais protegida contra a doença. Aproveito e reforço a importância de todos se imunizarem contra Covid-19, assim que possível também com a terceira dose”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, sobre a redução do intervalo entre a dose de reforço e a última dose do esquema básico de vacinação contra a Covid-19.

Com a decisão adotada na reunião da Comissão Intergestores Bipartite, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e representantes das secretarias municipais de saúde aprovaram a redução do intervalo entre a dose de reforço e a última dose do esquema básico de vacinação contra a Covid-19. O intervalo entre as doses passa a ser de quatro meses e a vacina a ser utilizada deve ser, preferencialmente a Comirnaty do Laboratório Pfizer/Wyeth.

A dose de reforço deverá ser, preferencialmente, com a Pfizer, podendo, de maneira alternativa, serem usadas as vacinas da Janssen ou AstraZeneca, independente do esquema vacinal primário. Vale destacar que os municípios possuem doses da vacina Pfizer em estoque.

Tenente é exonerado da PM após abordagem a deputada Daniella Tema

O comandante da Companhia da PM de Tuntum, o Tenente França, recebeu a noticia de sua exoneração do cargo após a polêmica com a deputada estadual, Daniela Tema.

A polícia da cidade realizou uma abordagem de rotina no carro da deputada estadual. Pelas imagens, é possível perceber que a abordagem não é violenta e, à primeira vista, não parece excessiva.

A polícia estava fazendo seu trabalho como faria com qualquer cidadão e o policial foi punido por realizar seu dever.

Quem faz aniversário hoje é o ex-vereador Assis Alder

Quem faz aniversário hoje (07), é o ex-vereador de Caxias, o evangélico Assis Alder, Irmão Assis, como é mais conhecido no município.

Ele merece deste espaço, dos seus familiares, amigos e correligionários, por mais uma importante data em sua vida coros de parabéns.

A sua esposa, Nelzir Costa, a Irmã Nelzir, ele entregou o bastão da Câmara, e ela não desperdiçou. Foi eleita e reeleita vereadora, está no 3º mandato, sempre obtendo votação expressiva. Até agora, ela vem dando conta do recado.

A parlamentar, os filhos e netos do aniversariante oferecem ao patriarca da família, um versículo bíblico encontrado no livro do profeta Isaias 60.1: "Levanta-te, resplandece, que já vem a tua luz, e a glória do  Senhor vai nascendo sobre ti". 

Parabéns Irmão Assis hoje e felicidades sempre!