quinta-feira, 20 de julho de 2023

Caxias está entre as cidades mais violentas do Brasil 

Segundo dados do Anuário Brasileiro do Fórum de Segurança Pública, divulgados nesta quinta-feira (20), a cidade de Caxias é a mais violenta do Maranhão, entre as com mais de 100 mil habitantes.

No ranking nacional, Caxias ficou na 37ª posição dentre as cidades mais violentas, com 46,5 mortes a cada 100 mil habitantes. Os dados se referem ao ano de 2022 e levam em consideração a taxa de mortes violentas intencionais, divulgadas pelas secretarias de segurança pública de cada estado.

As mortes violentas intencionais levam em conta os crimes de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e feminicídio).

A cidade mais violenta no Brasil é Jequié na Bahia, com 88,8 mortes a cada 100 mil habitantes.

O Maranhão apresentou queda de – 6,5% no número de homicídios. Em 2021 ocorreram 2024 mortes violentas e intencionais, contra 1897 no ano passado.

Já a capital São Luís, também teve queda de 3,4% no número de mortes violentas e intencionais entre 2021 e 2022. Foram 249 homicídios em 2021 e 241 em em 2022. (Blog do Jorge Aragão) 

Ex-presidente Sarney se recupera em casa e recebe visita de Carlos Brandão

Ex-presidente Sarney se recupera em casa e recebe visita de 
Carlos Brandão 

O ex-presidente da República, José Sarney se recupera em casa, após queda no último domingo (16) e ter sido diagnosticado após a realização de exames médicos com “pequena área de isquemia cerebral”.

Sarney recebeu a visita do governador do Maranhão, Carlos Brandão e aproveitou para tranquilizar os maranhenses em relação ao seu estado de saúde.

“Estou extremamente comovido e agradeço a todos os brasileiros, especialmente os maranhenses, que, no momento desse problema de saúde, se solidarizaram comigo por orações, demonstrações de carinho e apreço. Já estou bem, já voltei às minhas atividades. Quero agradecer a todos que tiveram esse gesto de bondade e solidariedade”, afirmou José Sarney.

O presidente Luiz Inácio Lula também conversou com Sarney por telefone.

O ex-presidente Sarney segue se recuperando em casa e trabalhando em um livro inédito.

FPM será pago a municípios nesta quinta-feira (20)  

Será depositado nesta quinta-feira (20), mais de 7,3 bilhões de reais nas contas de prefeituras de todo país, pelo Governo Federal. O recurso é proveniente do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) verba distribuída de dez em dez dias, para que os gestores municipais possam arcar com despesas como a folha de pagamento, gastos com Previdência e melhorias em geral para a população.

Estão impedidas de receber o recurso prefeituras que estiverem inadimplentes ou com alguma pendência nas contas.

O FPM é uma das principais fontes de receita dos municípios. Conforme dados da CNM (Confederação Nacional de Municípios), o fundo é a maior fonte de recursos para cerca de 60% das prefeituras de todo o Brasil. Quando cai a arrecadação, a maioria dos gestores municipais enfrenta grandes dificuldades para manter as contas em dia.