quarta-feira, 12 de março de 2025

Catulé Junior elogia Governo do Estado pela realização do Carnaval 2025

O deputado estadual Catulé Junior (PP) registrou durante seu discurso no grande expediente da sessão realizada nesta quarta-feira (12) no plenário da Assembleia Legislativa sua satisfação com o Carnaval 2025 promovido pelo Governo do Maranhão. 

“Como entusiasta das politicas publicas de geração de emprego e renda, nós não poderíamos  deixar de fazer o nosso registro sobre o Carnaval 2025 realizado pelo governo do Maranhão”, destacou o parlamentar no inicio do seu pronunciamento. 

Ele destacou o tradicional Canta Folia realizado em Caxias e parabenizou as gestões municipais destacando Aldeias Altas, São João do Sóter, Humberto de Campo e Santo Amaro, que em parceria com o Governo do Estado promoveram um excelente Carnaval aos seus munícipes. 

Catulé Junior ressaltou ainda que o Carnaval 2025 em todo estado foi seguro e bem estruturado para os maranhenses e turistas.  .

Confira na integra o discurso do deputado Catulé Junior clicando AQUI

Deputada Daniella defende politicas públicas para valorização e empoderamento das mulheres no Maranhão  

De acordo com a parlamentar, empoderar economicamente uma mulher é transformar uma família, uma comunidade e toda uma sociedade

Agência Assembleia

A deputada Daniella (PSB) ocupou a tribuna, na sessão plenária desta quarta-feira (12), para destacar a importância de políticas públicas para valorização e empoderamento das mulheres no Maranhão. De acordo com a parlamentar, empoderar economicamente uma mulher é transformar uma família, uma comunidade e toda uma sociedade.

“Sem oportunidades reais não há liberdade. No dia 8 de março, nós comemoramos o Dia Internacional da Mulher, e a gente não poderia deixar de fazer uso desse espaço para enaltecer essa figura tão importante, que tanto tem contribuído com o desenvolvimento do nosso país e que ainda precisa muito de reconhecimento”, afirmou Daniella.

A deputada acrescentou que há necessidade de uma ampla reflexão sobre as desigualdades que ainda existem entre homens e mulheres no País. Ressaltou ainda que, no Brasil, as mulheres ganham 20% a menos do que os homens, exercendo as mesmas funções.

Daniella lembrou que é a autora do projeto de lei que criou o Aluguel Social Maria da Penha. Trata-se de um auxílio financeiro no valor de R$ 600 para ajudar as mulheres que estão sob medida protetiva, ou seja, que dependem economicamente dos seus parceiros.

“Esse é um projeto que tem dado tão certo, que se tornou espelho, inclusive nacional. Hoje é um projeto em nível nacional, que foi pioneiro no estado do Maranhão, através de uma iniciativa nossa”, salientou.

A parlamentar lembrou ainda que, no ano de 2022, apresentou na Assembleia Legislativa um outro projeto de lei, denominado “Valoriza Pequena”, com a proposta de incentivar pequenas empreendedoras, mulheres com pequenas empresas que lutam para alavancar os seus negócios.

Lula diz que botou 'mulher bonita' na articulação para melhorar relação com Congresso 


O presidente Lula (PT) afirmou, durante evento nesta quarta-feira (12), que colocou uma “mulher bonita” na articulação política de seu governo para “melhorar a relação” com o Congresso Nacional.

A declaração, que fazia referência à nova ministra da SRI (Secretaria das Relações Institucionais), foi direcionada aos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que também participavam da cerimônia.

“Uma coisa, companheiros, que eu quero mudar, estabelecer a relação com vocês, por isso eu coloquei essa mulher bonita para ser ministra de Relações Institucionais, é que eu não quero mais ter distância entre vocês”, afirmou, durante lançamento do chamado “Crédito do Trabalhador”.

Lula iniciou seu discurso destacando que aquela era a estreia da ex-presidente do PT como ministra, empossada na segunda-feira (10).

Em sua posse, Gleisi fez acenos ao Congresso, com um discurso de espaço para o diálogo e “respeito aos adversários”. Citou como prioridades a consolidação de uma “base estável” no Congresso, já a partir da votação do Orçamento de 2025, que ainda não foi aprovado.

Além dos presidentes do Congresso, o evento desta quarta teve a participação do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, além de ministros de Estado, entre eles, Luiz Marinho (Trabalho), Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento), Rui Costa (Casa Civil), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Margareth Menezes (Cultura).

Assista o vídeo clicando AQUI

Missa de Sétimo Dia da menina Helena Reis será celebrada nesta quarta-feira (12) 


A missa de sétimo dia da pequena Helena Reis, que faleceu com apenas 2 anos de idade vitima de pneumonia, será celebrada nesta quarta-feira (12), às 17h, na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios (Igreja da Catedral) no Centro de Caxias. 

A celebração será conduzida pelo Bispo Dom Sebastião Duarte. 

A pequena é filha de Charlene e neta do casal Charles Sousa e Silvana. 

A família enlutada e ainda bastante consternada com a morte precoce de Helena Reis, de já agradecem a todos que comparecerem a este ato de fé e solidariedade cristã. 

Policia Civil prende autor de homicídio praticado na zona rural de Caxias

A Polícia Civil por meio da Delegacia Regional de Caxias e Delegacia de Homicídios prende autor de Homicídio ocorrido na zona rural. 

Na manhã desta terça-feira (11), policiais civis receberam informação sobre achado de cadáver de Manoel Francisco Azevedo da Cunha com vestígios de golpes de arma branca no povoado Sapucaia, zona rural de Caxias. 

Após a equipe tomar conhecimento sobre desavenças da vítima com o suspeito identificado, localizou o indivíduo que foi trazido pra interrogatório, ocasião que confessou a autoria do crime e indicou o local no qual a arma utilizada na ação delitiva foi abandonada (próprio facão da vítima). O objeto foi apreendido e suspeito autuado em Flagrante por crime de Homicídio.

O crime foi motivado pelo fato da vítima ter apontado o investigado como autor de furto.

O autor já responde a processo por homicídio praticado em Lago Verde MA.