terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Caxiense de 18 anos é aprovado para Medicina na Faculdade Santo Agostinho (BA)  

O jovem Kadson Araujo Lima Filho (foto), de 18 anos, foi aprovado para cursar Medicina na Faculdade Santo Agostinho, na cidade de Itabuna (BA). Ele é filho do gerente da Castrol, Kadson Araújo Lima e da pedagoga Abiud Vasconcelos. O futuro médico é neto de José Ribamar Lima, o Cabo Riba (in memoriam) e de Raimunda Araújo Lima (Dona Dada) e sobrinho do prefeito de Aldeias Altas Kedson Araújo. 

Dedicação e compromisso marcaram a vida escolar de Kadson Araújo Lima Filho que conquistou a 35ª colocação pra Medicina em uma das melhores faculdades do pais, nota 5 MEC. A façanha alcançada pelo jovem não é pra todo mundo. 

Kadson estudou na Escolinha São Luis (Tia Nazinha), Colégio São José e fez cursinho pré-vestibular no CEFA. 

O Blog parabeniza o estudante Kadson Araújo Lima Filho pela vitória alcançada e deseja muito sucesso na profissão que escolheu. 

Catulé critica atuação do presidente da Câmara de Caxias 

Em áudio que vazou do grupo de mensagens dos vereadores, Catulé disse: "O presidente entrou nesta Casa ainda não reuniu com os vereadores. Não disse pra onde ele vai. Não diz o quê que ele vai fazer e se a Câmara vai continuar sendo a cozinha da prefeitura municipal" 

Clima de tensão e ânimos alterados entre os vereadores, funcionários revoltados, pois tiveram anuenio e gratificação retirados sem nenhuma justificativa do contracheque do pagamento do mês de janeiro e corte no numero de assessores. Assim está o clima na Câmara de Vereadores de Caxias desde quando assumiu o comando da Casa o inexperiente Ricardo Rodrigues, do PT, que está no seu primeiro mandato de vereador no legislativo caxiense. 

Catulé, 'o homem da marreta e o vereador que não tem a língua queimada com papa', expôs num áudio sua insatisfação pela atuação e de como o atual chefe do Legislativo vem conduzindo a Casa. Não é somente o decano que está insatisfeito, os outros edis também estão descontentes, mas acontece que eles não tem a coragem de "estrebuchar", ai o jeito é aguentar em silencio. 

"Tudo o que eu disse tá acontecendo. Responsável por tudo isso é a Câmara de Vereadores, fraca! Nós estamos fracassados. E né só isso dai não, tem coisa pior, tem coisa pior. E o mais grave é que tem colega querendo derrubar o outro por trás, com um punhal nas costas dos outros. Por cima do Catulé não tem cacete nenhum que passe. Ninguém passa por cima de mim, que eu não passo por cima dos outros. E eu não me preocupo com essas duas mulheres ai não. Eu me preocupo é com colega que tem duas caras, isso é que me preocupa, eu me preocupo é com a Casa que tá parada. Essa ideia de reunir os vereadores é boa, isso é boa, por quê o presidente entrou nesta Casa ainda não reuniu com os vereadores. Não disse pra onde ele vai. Não diz o quê que ele vai fazer e se a Câmara vai continuar sendo o quintal a cozinha da prefeitura municipal. Esses dois anos é pra mim fazer politica. Pra mim é a hora do bezerro desconhecer a vaca", desabafou Catulé, num áudio que vazou do grupo de mensagens dos edis. 

São João do Sóter: Prefeita Josa Silva paga novo piso salarial aos professores da rede municipal de ensino 

A Prefeitura Municipal de São João do Sóter, na gestão da prefeita Josa Silva e da vice Lacerda creditou nesta terça-feira, 31 de janeiro, o pagamento de todos os funcionários lotados na Secretaria Municipal de Educação. 

O pagamento é referente ao mês de janeiro de 2023 e segundo a secretária de Educação, Rose Araújo, os professores de São João do Sóter receberam os seus proventos com o reajuste salarial conforme o novo piso salarial estipulado pelo governo federal.

O novo piso salarial, superior ao nacional, dos professores sotenses é de R$ 4.420,55. O valor é referente aos profissionais que cumprem jornada de 40 horas semanais. 

Os demais servidores lotados na referida secretaria como motoristas, vigias, merendeiras e auxiliares de serviços gerais foram pagos conforme o novo valor do salário mínimo

 1º TROFÉU DESTAQUE DA BELEZA 2022


Na noite desta segunda-feira, dia 30 de janeiro de 2023, o CENTRO TÉCNICO SAMARA MENDES representada pela pessoa Samara Mendes, promoveu um grande encontro no espaço Assunção Festas com significado muito especial para todos que fazem parte da ARÉA DA BELEZA. O evento teve seu momento especial de premiar alguns profissionais com troféu, foram votados pelos seus clientes, a ferramenta de votação foi o Instagram. Mas vale ressaltar que SAMARA MENDES já promoveu uma noite de glamour em Caxias, que foi um grande sucesso, onde alguns amigos presentes estavam lá. Há mais de 11 anos atrás quando SAMARA MENDES ainda trilhava os seus primeiros caminhos na área de distribuição de cosméticos.

"A acolhida que tivemos em tais oportunidades se repete agora com ajuda de vocês, amigos e distribuidores de cosméticos. Contamos sempre com a receptividade e com o empenho de colegas que abraçam todo e qualquer evento relacionado a beleza. Temos felicidade de encontrar aqui colegas de Caxias e outras cidades do Maranhão, que aceitaram gentilmente o nosso convite para participar desta grande festa que, tenho certeza, que foi memorável.  

O momento ficou marcado no calendário anual do CENTRO TÉCNICO SAMARA MENDES e também dedicado ao fortalecimento da classe da área da beleza. Na noite de segunda-feira, rendermos homenagens a estimados colegas de profissão, que deram a sua contribuição para que a população em momentos bons e ruins na pandemia não ficassem com sua autoestima em baixa desenvolvesse a sua trajetória de grandes conquistas. 


O CENTRO TECNICO SAMARA MENDES, se envolveu na organização deste evento. "Mas a vocês, meus caros amigos profissionais, distribuidores e empresários, antecipo o meu agradecimento", enfatizou Samara. 

A noite do TROFÉU DESTAQUE DA BELEZA, se constitui uma marca dos encontros realizados pela empresária SAMARA MENDES e amigos distribuidores que patrocinaram brindes e troféus a cada profissional da beleza em suas respectivas áreas. O evento foi criado para encurtar a distância entre os profissionais e distribuidores, solucionar as dúvidas e disseminar a boa prática de relacionamento. Assim tem sido ao longo dos anos, inspirados pelo exemplo de cada profissional que se dedica com seus clientes.

"Este ano, não pensamos só numa confraternização e ampliamos o evento a promover ao profissional da beleza, o seu reconhecimento entre amigos cabelereiros e clientes, uma premiação não para todos, mais aquele que seu colega de trabalho indicou, pois essa foi uma solicitação apontada nas pesquisas de satisfação de seus clientes e profissionais amigos".  


De antemão, Samara Mendes agradeceu a cada um dos profissionais presentes e demais convidados que atenderam ao seu chamado para propor este evento, que são fundamentais para nossa empresa. 

"Esse prêmio simboliza a valorização do trabalho de cada profissional aqui presente e somos muito gratos aos diversos profissionais que nos ajudaram a crescer. Fazemos questão de compartilhar este agradecimento com todos. 

Nosso muito obrigado aos nossos amigos, clientes e parceiros, este evento não vai parar por aqui e que este ano de 2023, possamos dá mais prêmios a outros profissionais, que não poderão está presente.  Também quero agradecer aos nossos colaboradores e do suporte dos parceiros, vocês, amigos e clientes que sempre nos acompanham 

Muito obrigado! A todos vocês, amigos e clientes que sempre nos acompanham", pontuou Samara Mendes. 

 Flávio Dino deixará Ministério da Justiça 

O senador eleito pelo Maranhão Flávio Dino (PSB) deixará o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública.

Ele será exonerado amanhã, 1º, para poder tomar posse no Senado. Em seguida, se licenciará do cargo e voltará à pasta do governo Lula (PT).

Ao tomar posse como senador, Dino participará da votação para a presidência da Casa. O socialista votará no atual presidente, senador Rodrigo Pacheco (PSD).

Assim que deixar o mandato para retornar ao Executivo, o ex-governador do Maranhão será substituído no Senado por sua primeira suplente, Ana Paula Lobato (PSB).

Blog do Gilberto Leda 

Matões: Prefeito Ferdinando Coutinho é acionado para reestruturar Guarda Municipal 

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ajuizou, em 27 de janeiro, Ação Civil Pública contra o Município de Matões e o prefeito Ferdinando Coutinho (foto), solicitando a realização de procedimentos licitatórios para aluguel de imóvel, aquisição de veículos e materiais diversos para garantir o funcionamento adequado da Guarda Municipal.

“A situação atual da Guarda Municipal de Matões é crítica. A corporação não possui sede física própria e os servidores dispõem somente de uma motocicleta para execução de suas atividades”, explica o autor da ACP, promotor de justiça Renato Ighor Viturino Aragão. “Além disto, a falta de local com infraestrutura adequada e equipamentos impossibilita os servidores de desempenhar suas funções de forma efetiva”.

Como resultado de audiência pública, a Promotoria de Justiça de Matões instaurou, em março de 2020, Inquérito Civil Público, objetivando garantir adequação, reestruturação e infraestrutura da Guarda Municipal. Outra finalidade foi apurar a eventual omissão do prefeito Ferdinando Coutinho quanto à resolução da questão.

Foram solicitadas ao Município informações sobre abertura de concurso público; aquisição de coletes balísticos e tonfas (bastões usados por forças de segurança) e instalação de sede física da Guarda.

A administração municipal informou reconhecer a necessidade de aparelhamento da corporação e realização de curso de reciclagem. Um estudo de viabilidade financeira estaria sendo realizado para procedimento licitatório para adquirir novos equipamentos e executar cursos de capacitação. Comunicou, ainda, a inexistência de plano de carência de pessoal, cuja elaboração estaria sendo viabilizada.

Sem comprovar nada, o Município afirmou que estaria realizando estudo de viabilidade financeira para licitações referentes a aquisição de novos equipamentos, realização de cursos de capacitação e elaboração de plano para carência de pessoal.

Segundo Renato Viturino Aragão, a Guarda Municipal de Matões precisa estar adaptada para receber as mais diversas demandas da sociedade, mas o órgão atualmente não possui equipamentos básicos, a exemplo de uma sede física, veículos, coletes balísticos e tonfas.

“Em nenhum momento, o Município e o prefeito Ferdinando Coutinho apresentaram soluções práticas e efetivas para solucionar o problema da desestruturação da corporação”, enfatiza.

Para o representante do MPMA, a administração de Matões não pode se limitar a instituir e dizer que possui uma Guarda Municipal. Também é preciso manter e dar boas condições de trabalho aos servidores. Isto passa por investimentos em material físico e humano. É importante que o gestor entenda da necessidade de fazer dotação orçamentária para isto.

Com informações do MP/MA