quarta-feira, 18 de março de 2020

Vereador Edílson Martins faz duro pronunciamento contra aumento da criminalidade


Na sessão ordinária de segunda-feira (16), o vereador Edílson Martins usando a palavra no pequeno expediente fez um duro pronunciamento na Câmara em relação à criminalidade que vem crescendo na cidade. O parlamentar citou os assassinatos dos empresários Zezinho, no Castelo Branco, e Igor da Farmácia, na Volta Redonda.  "Nossa cidade infelizmente os bandidos tomaram de conta. Eles (bandidos) estão soltos e nós estamos presos dentro de casa, com as mãos atadas", disse Martins. 

O parlamentar disse ter mantido contato com comerciantes e nessa semana, num desses contatos, um deles relatou que o prefeito Fábio Gentil disse numa entrevista no programa Café com o Prefeito que se possível iria se vestir de policial militar para colaborar com a segurança publica do município. Edílson criticou a fala do prefeito dizendo que o período carnavalesco já passou e elencou uma série de demandas, como melhoramento da iluminação e das vias publicas, necessárias para combater o crescimento da violência em Caxias. "Hoje estamos vivendo assim; de um lado a impunidade dos marginais, e de outro a insegurança dos comerciantes e de toda a população", 

O parlamentar ainda comentou a troca de comando nas policias Civil e Militar. "Tem que mudar várias coisas, mas no própria corporação. Mas também a segurança publica é um dever de todos", enfatizou. 

Empossados novos comandantes e delegados de Caxias e Codó 


Dando continuidade nas ações de enfrentamento contra a criminalidade, o Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, deu posse no Gabinete da SSP, nesta terça-feira (17), por volta das 15:00hs, ao novo Comandante do 2º BPM de Caxias, e ao novo Comandante do 17º BPM de Codó. Foram empossados ainda, o novo Delegado Regional de Caxias, e o novo chefe do Núcleo do Departamento de Combate e Repressão ao Narcotráfico de Caxias-MA.
Durante a posse das novas autoridades, o Ten. Coronel QOPM, Jurandir de Sousa Braga, foi empossado como o novo Comandante do 2º BPM de Caxias. Assumiu também, o Tenente Coronel QOPM, Johnny de Almeida Alves, sendo o novo comandante do 17º BPM de Codó. As trocas dos comandos são vistas como ato normal na corporação e na gestão da segurança pública, sendo rotineiras, visando tão somente em mais melhorias em prol da segurança da sociedade maranhense.
Posse do Delegado Regional e do Diretor da Senarc de Caxias
Na oportunidade foram empossados ainda no Gabinete da SSP, por questões administrativas e de ordem operacionais, o novo delegado regional de Caxias-MA, o delegado Alcides Martins Neto. Assumiu também, o novo chefe do Núcleo do Departamento de Combate e Repressão ao Narcotráfico de Caxias, o delegado Jair Lima de Paiva.
A solenidade contou com a presença do secretário de Segurança Pública Jefferson Portela, do subcomandante Nilson Marques; delegado geral Adjunto da Polícia Civil, André Gossain, Superintendente da Polícia Civil do Interior (SPCI), Guilherme Campelo; Comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI), Cel. Antônio Markus da Silva Lima; Comandante do CTA, Luís Magno Silva; demais comandantes e policiais civis e militares.

Fonte: ASCOM/SSP-MA
Flávio Dino sobre Bolsonaro: 'capacidade unica de falar bobagens' 


O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), reagiu às recentes declarações de Jair Bolsonaro (sem partido) sobre as medidas adotas por governadores para conter o avanço do novo coronavírus no Brasil.
O presidente criticou os governos estaduais por, segundo ele, radicalizarem nas medidas de restrição como forma de conter o avanço do vírus. Para Bolsonaro, as medidas ajudam a promover “histeria” e vão prejudicar a economia brasileira, atingindo os trabalhadores informais, que não terão dinheiro para se alimentar adequadamente e ficarão à mercê da Covid-19.
“Bolsonaro impressiona a cada dia pela capacidade única que tem de falar bobagens, em uma hora de dificuldades”, disse o Dino, em entrevista à Folha.
Bolsonaro afirma que segundo teste para coronavírus deu negativo 


 UOL

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite desta terça-feira (17), que o segundo teste para coronavírus deu negativo. Ele divulgou a informação por meio de seu perfil do Twitter.
O anúncio ocorre no mesmo dia em que foi confirmada a primeira morte por COVID-19 no país.
O primeiro teste para detectar coronavírus foi realizado na última semana pelo presidente, pouco após retornar dos Estados Unidos. Ele fez o exame depois que o secretário especial de comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, foi diagnosticado com a doença.
Também hoje foi confirmado o 15ª diagnóstico de um integrante da comitiva que viajou aos EUA com Bolsonaro.
Prefeito Fábio Gentil endurece medidas contra o novo coronavírus em Caxias 

Três decretos expedidos nesta terça-feira (17) pelo prefeito Fábio Gentil (Republicanos) instituem uma série de medidas destinadas à prevenção do coronavírus em Caxias. As ações abrangem a área de educação pública e privada no âmbito do município, a rotina de serviços públicos e eventos realizados por órgãos vinculados à Prefeitura e de caráter privado, a fim de evitar aglomerações.

Na educação, o decreto de Fábio Gentil suspende as aulas nas escolas da rede pública municipal e nas instituições de ensino particulares até o próximo dia 31. Os ajustes para a reposição do calendário de aulas caberão à Secretaria de Educação. Para o cumprimento da determinação, a administração municipal não descarta o uso do seu poder de polícia, conforme previsto em lei.
Quanto ao funcionamento dos serviços públicos, o prefeito decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira, dia 20, exceto as atividades consideradas essenciais, como saúde e limpeza pública, que não podem ser interrompidas.
Eventos
Já em relação aos eventos, o decreto específico prevê, como forma de prevenção da transmissão do novo coronavírus, suspender, até o dia 31 deste mês, atividades de capacitação e treinamento nas repartições municipais que reúnam público numeroso.
O decreto suspende, ainda, a expedição de alvarás e licenças para eventos ou atos públicos que impliquem em aglomerações. Congressos, seminários, plenárias e similares promovidos por órgãos municipais também não serão permitidos no período fixado pelo decreto.
Abaixo, as medidas de prevenção ao novo coronavírus estabelecidas pelo prefeito Fábio Gentil: