sábado, 2 de novembro de 2013

“O presidente Sarney exerce um relevantíssimo papel no Congresso”, avalia Flávio Dino


Aliados do presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), passaram a semana estrebuchando porque o ex-presidente Lula (PT) teceu elogios ao senador José Sarney (PMDB-AP), durante sessão solene pelo aniversário dos 25 anos da Constituição de 1988.
“Em nenhum momento o senhor levantou um único dedo ou disse uma única palavra para criar dificuldades aos trabalhos da Constituinte. Já que Ulysses (Guimarães) não está mais entre nós, o senhor merece a minha homenagem pelo seu comportamento digno”, declarou o petista.
Coisa normal lá pelas bandas de Brasília.
O que não deu pra entender foi a reação dos dinistas no Maranhão, se o próprio Flávio também já reconheceu a importância do peemedebista no cenário nacional.
“O presidente Sarney exerce um relevantíssimo papel no Congresso Nacional, isso é indiscutível”, disse o comunista, em entrevista à Veja, em junho de 2011, logo após tomar posso como presidente da Emratur (reveja).
Coisa normal pela bandas do Maranhão.
Blog do Gilberto Leda

Dia de Finados.

Nos últimos dois dias, foi  intensa a movimentação de pessoas nos  cemitérios de Caxias, com o objetivo de fazer a limpeza dos jazigos e túmulos para a tradicional visita do Dia de Finados, neste sábado (02). Data em que muitos caxienses farão visitação a seus entes queridos. 


Os operários e os próprios familiares concluíram o serviço de pintura, capinação e colocação de jarros com flores para deixar o espaço mais acolhedor para os visitantes. A previsão é de quê milhares de  pessoas compareçam aos cemitérios espalhados por alguns bairros da cidade no dia dedicado aos mortos.

Mas, em alguns cemitérios  existe a marca da falta de respeito da atual administração municipal com a população caxienses. 

As pessoas que farão visitação a seus entes queridos no cemitério dos Caldeirões, localizado na rua Sesorte Pereira, com certeza ficarão indignados, irão se deparar com um lugar que parece estar abandonado.Muro desabado, lixo e podridão predominam no local, caracterizando uma grande irresponsabilidade por parte do poder publico municipal. Pequenas coisas que deixam a população revoltada.


Enquanto a Secretaria da Mulher, comandada pela 1ª dama do município, disponibilizou uma verdadeira fortuna com a confecção de camisas para a Campanha do Outubro Rosa. O prefeito e seus auxiliares não tiveram a ombridade de executarem serviços de restaurações  e reparos nos cemitérios da cidade.

Em comparação com os gastos da campanha contra o câncer de mama, a reconstrução do muro (foto) sairia muito inferior, seria um valor irrisório para uma Prefeitura do porte de nossa cidade. Infelizmente, a maioria da população fez uma escolha errada e colocou na prefeitura, não um prefeito, e sim um plagiador.

Lamentavelmente, as pessoas que tem familiares e amigos, sepultados no cemitério dos Caldeirões não se sentirão felizes no Dia de Finados, visitando seus entes queridos em um local praticamente abandonado pela Prefeitura, que não respeita nem os vivos e quê dirá os mortos.   

Caxias continua com falta de sinalização.

Três Corações um dos piores locais para transitar a pés em Caxias.
As faixas de pedestres continuam apagadas e defeitos nos semáforos. Estes são apenas alguns problemas de quem precisa driblar os riscos de acidentes ao circular pelo centro da cidade. E essa falta de comprometimento dos responsáveis pela Secretaria de Transito e Transportes, fica colocando em risco a vida e segurança de quem trafega em veículos ou a pé pelas ruas do centro de Caxias.
A professora Raimunda Marques diz que, quando é obrigada a andar no centro da cidade, redobra a atenção, porque os motoristas, além de não respeitarem as faixas quase apagadas, tem dias que os semáforos não funcionam, confundindo pedestres e motoristas.
“Eu acho uma falta de respeito com a gente que precisa atravessar as ruas. Eles dizem que é necessário respeitar as leis de trânsito, mas como é que se pode fazer isso se a cidade não tem uma sinalização adequada? Em todo o Centro, as faixas deixaram de existir, tem só uma sombra. Não é todo motorista que quer respeitar a gente”, disse a educadora.
O mototaxista  Franciano Pereira  concorda com a professora. Ele reclama que principalmente no período chuvoso que esta se aproximando, os sinais de trânsito simplesmente param de funcionar, o que confunde o condutor.
“Quando eu estou pilotando tento ficar atento, mas é ruim demais porque tem trecho que é um cruzamento tão confuso que se o sinal não estiver funcionando direito é capaz de ter um acidente”, revelou o mototaxista.
Os sinais de trânsito que mais tiram a paciência dos motorista e motociclista caxiense são justamente os que ficam próximo à Prefeitura e no cruzamento da Avenida Nereu Bittencourt. Alguns não passam por manutenção há tanto tempo que estão ameaçados até de desabarem. Outros semáforos que apresentam problemas constantemente são os localizados nas proximidades da Praça da Chapada.  
O chefe do Departamento Municipal de Trânsito, Moises Holanda, sempre aparece na televisão da família do prefeito, explicando sobre as medidas a serem tomadas  para que todos os problemas no trânsito caxiense sejam resolvidos, mas, até o momento nada foi feito. Para comprovar a veracidade da noticia, basta transitar a pés pelas ruas centrais de Caxias, principalmente em frente as escolas. 
O problema não é apenas quem circula pelo Centro da cidade que sofre com a péssima sinalização no trânsito. Quem reside nos bairros também reclama. Na frente de muitas escolas, a sinalização não existe. Não há sequer uma placa informando a quem circula de carro ou motocicleta que é necessário reduzir a velocidade do veículo ao passar no perímetro de um colégio.
No cruzamento da Rua Professora Ana Corrêa com a Rua Benedito Leite e a Rua Santa Maria estão localizadas três escolas. Uma pública e duas particulares, mas não há qualquer sinalização indicando que os motoristas precisam redobrar os cuidados ao passar por esses trajetos. Mãe de aluno de uma dessas escolas, Ivana de Jesus garante que deixar o filho na unidade requer uma atenção maior, pois é hábito dos motoristas e motociclistas que circulam por esse trecho é passar em alta velocidade.
“Os meus filhos já estão aqui nessa escola há dois anos, mas a situação é ruim demais de manhã cedo, porque até a faixa que tinha aqui não existe mais. E aí para passar com as crianças ou a gente espera esse desespero todo acalmar ou então conta com a boa vontade de um motorista ou mototaxista educado parar para a gente atravessar, o que é uma coisa rara de acontecer aqui. Parece que todo mundo está sempre com pressa”, alegou a mãe de aluno.
As diretoras das três unidades de ensino explicaram que vários requerimentos já foram enviados ao Departamento Municipal de Trânsito solicitando pelo menos a pintura de uma faixa de pedestre, mas, a solicitação nunca foi atendida.

Rotina da cidade mudará com o feriado de Finados

Calçadão da rua Afonso Cunha, feriado altera rotina. 
A rotina de Caxias deverá ser alterada neste sábado (2), em razão do feriado do Dia de Finados. Todo o comércio do centro comercial fecharão as portas. Os supermercados abrirão as portas das 7h as 13h.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) informou que o comércio não abrirá as portas por causa do feriado nacional. A medida se estende a todo o comércio de Caxias, sobretudo o calçadão da rua Afonso Cunha, maior centro comercial da cidade. 
Os serviços de urgência e emergência das Unidades hospitalares: Hospital Geral e Maternidade Carmosina Coutinho e delegacias funcionarão em regime de plantão, atendendo normalmente a população.
Trânsito
Os  agentes de trânsito da Prefeitura devem estarem mobilizados para o Dia de Finados, hoje, em Caxias. Para organizar as ações que compreendem a regularização de estacionamentos e disciplinamento do trânsito nas proximidades dos cemitérios, principalmente o de São Benedito que fica localizado na Praça da Chapada, onde é intenso o movimento e fluxo de carros e motos no dia em que reverenciamos os falecidos.
Serviço
Comércio lojista - fechado
Casas lotéricas - fechadas
Supermercados - 7h30 às 13h
Hospitais e delegacias - plantão

Luis Fernando visita Pedreiras.


O secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, vistoriou, sexta-feira (1º), as obras de terraplanagem da área onde será construído o Instituto Federal do Maranhão (Ifma), em Pedreiras, na região do Médio Mearim. Na ocasião, acompanhado do prefeito da cidade, Francisco Antonio Fernandes da Silva, o Totonho Chicote, anunciou a pavimentação de ruas, numa segunda etapa de melhorias urbanas no município.
“O Ifma é um instituto que forma e transforma gerações de jovens”, declarou Luis Fernando Silva. Ele disse que não poderia deixar de contribuir com o município que espera receber em breve uma unidade do Ifma. “O prefeito garantiu a área, mas procurou o Governo do Estado, pedindo apoio para realizar a terraplanagem para que o Governo Federal inicie as obras. Esperamos em breve voltar para conhecer o mais novo polo de produção cientifica e tecnológica do Mearim”, destacou.
As obras de terraplanagem já foram iniciadas no terreno localizado no Parque Henrique, bairro Diogo, km zero da MA-381. A previsão é de que sejam gastos R$ 10 milhões pelo Governo Federal para implantação de mais uma unidade do Ifma no estado.
A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha; deputado federal Cleber Verde; deputado estadual Raimundo Louro; prefeitos e ex-prefeitos da região, vereadores, lideranças políticas e comunitárias.
“Sem esse apoio do governo estadual não teríamos condições de levar adiante o sonho de construção do Ifma em nossa cidade”, declarou o prefeito Francisco Antonio Fernandes da Silva. “O Ifma representa desenvolvimento não apenas para os jovens de Pedreiras, mas de toda a região. Conseguimos o terreno, mas precisávamos da terraplanagem. Agora, temos a certeza de que o sonho será realizado”, ressaltou.