quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Flávio Dino participa de Agritec, concede benefícios para produtores e adquire Hospital Municipal para Santa Luzia

Flávio Dino participa da abertura da 12ª Agritec, em Stª Luzia (f. divulgação)
Festa, agradecimentos e muitas ações marcaram a passagem do governador Flávio Dino pelo município de Santa Luzia, nesta quinta-feira (24). Ele participou da abertura da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Território Vale do Pindaré/Agritec Santa Luzia, a 12ª edição do evento no Maranhão, concedeu uma série de benefícios para os produtores da região e realizou antigo sonho da população luziense com repasse de R$ 3,2 milhões para aquisição do Hospital Municipal Pedro dos Reis Fernandes Neto.

Acompanhado da prefeita de Santa Luzia, França do Macaquinho, Flávio Dino foi parabenizado por milhares de pessoas por garantir um sonho de décadas do povo e que vai melhorar a saúde do município: a aquisição do Hospital Municipal. O governador entregou um cheque simbólico no valor de R$ 3,2 milhões para a Prefeitura adquirir o prédio onde hoje funciona, alugada, a unidade hospitalar.

“Com isso a gente vai realizar o objetivo de Santa Luiza ter o seu próprio hospital”, ressaltou Flávio Dino, garantindo que o Governo do Estado ajudará também na reforma e ampliação do Hospital Municipal.

A prefeita agradeceu a iniciativa e disse que o governador está demonstrando grande parceria e vontade de trabalhar pelo município. “Somos contemplados hoje com o nosso tão sonhado Hospital”, comemorou França do Macaquinho.

Agricultura Familiar 

Na 12ª Agritec em Santa Luzia, o governador também beneficiou 79 famílias produtoras com a entrega do cartão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)  
A abertura da 12ª Agritec reuniu vários produtores familiares de Santa Luzia. Foi o caso do agricultor Zé Martins, de 60 anos, que nunca tinha colocado seus produtos em exposição para venda. “Então agora essa é a primeira feira que está tendo aqui na região e, segundo a direção do projeto, ela vai continuar no município. E para nós é importante. A vida tá melhorando graças a Deus”, relatou.

Durante a Agritec, o governador Flávio Dino deu sequência às políticas de apoio a agricultura familiar, no âmbito do programa Mais Produção, que estão transformando a produção do Maranhão. Ele entregou o Cartão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para 79 famílias de agricultores de Santa Luzia – que garante a compra alimentos da agricultura familiar e os destina a pessoas em situação de insegurança alimentar – 14 títulos de terra e 15 kits de irrigação para os municípios de Conceição do Lago Açu, Igarapé do Meio, Pindaré Mirim, Pio XII, Santa Luzia e Tufilândia.

Com o objetivo de proporcionar estrutura adequada para comercialização dos produtos, o Governo do Estado entregou um kit feira com 18 barracas, que contém balança eletrônica, caixa plástica, caixa vazada e conjunto de equipamentos de proteção individual. “Estamos desenvolvendo o Maranhão a partir da agricultura familiar. Entendemos que esse é o caminho. Vimos aqui na Agritec muita tecnologia, comercialização, muita gente, é isso que a gente quer e vamos fazer ainda mais pelo Maranhão”, sublinhou o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

“Estou muito feliz de ver essa grande mobilização dos produtores, a 12ª Feira em parceria com instituições, bancos, movimentos sociais, para que os produtores tenham mais conhecimento, condições de produzir mais, ter maior produtividade, isso é importante para eles, para a geração de renda, e é importante para o nosso estado e para a produção de alimentos”, reiterou o governador Flávio Dino.


fonte: SECOM/GOV/MA 
Jailson Paiva participou do I Seminário de Gestores de Câmaras Municipais  

Vereador Jailson Paiva (presidente da Câmara de Aldeias Altas) com o
vereador Astro de Ogum (presidente da Câmara de São Luis) 
O presidente da Câmara de Vereadores de Aldeias Altas, vereador Jailson Paiva, participou do I Seminário de Gestores das Câmaras Municipais, promovido pela Procuradoria Geral da Câmara Municipal de São Luís, em parceria do Poder Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado.
O encontro aconteceu no auditório do Rio Poty Hotel, e teve objetivo de contribuir na qualificação dos mandatos nas Câmaras Municipais, sobretudo, dos julgamentos das prestações de contas de ex-prefeitos. Dezenas de vereadores de todo estado do Maranhão compareceram ao evento, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Astro de Ogum (PR), na foto ao lado do presidente do legislativo aldeense. 
Durante a abertura do evento, o
F. oficial do I Seminário de Gestores de Câmaras Municipais (f divulgação) 
presidente Astro de Ogum (PR), ressaltou que o encontro tem grande importância porque valoriza o trabalho dos chefes dos legislativos municipais no interior do estado. Em seu discurso, Ogum destacou ainda a criação da fundação da Federação das Câmaras Municipais do Maranhão – FECAM/MA, entidade que, segundo ele, servirá para auxiliar os presidentes dos Poderes Legisla
tivos Municipais.
"O Seminário teve importância para valorização das Câmaras. E na oportunidade foi fundada a Federação das Câmaras Municipais do Maranhão para auxiliar e representar as nossas reivindicações como presidentes das Câmaras, que têm problemas muito específicos em relação às gestões municipais, e fortalecê-las na discussão com as autoridades competentes”, disse o presidente Jailson Paiva. 
Vice-prefeito de Lajeado Novo doa caixão a família e faz propaganda nas redes sociais 



Uma atitude do vice-prefeito de Lajeado Novo (MA), Raimundo do Dão (PCdoB), tem provocado revolta de moradores da cidade, localizada na Região Tocantina do Maranhão.
Procurado por uma irmã, o comunista decidiu doar um caixão para o enterro de uma criança, sua sobrinha, que nasceu morta.
A atitude comum entre políticos do interior do Maranhão adentro, mesmo quando não se trata da própria família.
Ocorre que, depois de fazer a doação, Raimundo do Dão decidiu – junto com a irmã – tirar fotos com familiares e com o caixão, para então postar nas suas redes sociais, propagando a “boa ação”.
Coisa de desalmados!
do Blog do Gilberto Leda 
Nada se cria, tudo se copia...


Vale lembrar que, como dizia o velho Chacrinha, de que nada se cria, tudo se copia. Na sessão desta quarta-feira (23) no plenário da Câmara o vereador Luis Carlos (foto) acusou o colega Ramos de perseguidor e de copiar seus requerimentos no que se refere à solicitações de benfeitorias para as comunidades do Antenor Viana e Teso Duro. 

A acusação foi feita no pequeno expediente da sessão. De acordo com o edil Luis Carlos, o vereador Ramos vem copiando seus requerimentos. O peemedebista criticou o colega que na sessão legislativa de ontem entrou com  uma solicitação pedindo melhoria na iluminação do estádio Pedro Assunção, também conhecido como campo do Boa Vontade.

O fato virou motivo de desabafo por parte do vereador Luis Carlos, que já deu entrada em requerimento com a mesma solicitação. O edil Ramos quis retrucar o desabafo do vereador do PMDB, mas como antes já havia falado no pequeno expediente, em cumprimento ao Regimento Interno da Casa, não lhe foi permitido pela Mesa Diretora de falar novamente.

Mas, com certeza na próxima sessão o vereador Ramos vai responder às acusações de plágio e perseguidor feitas pelo vereador Luis Carlos.

É aguardar e conferir...  



Deputados recebem visita do reitor da Universidade Estadual do Maranhão 


O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado  Humberto Coutinho (PDT), recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta-feira (23),  a visita de cortesia do reitor da Universidade Federal do Maranhão – UEMA, Gustavo Pereira da Costa.
Durante a visita - que também contou com as presenças dos deputados César Pires (PEN), Rigo Teles (PV), Ricardo Rios (SD),  Roberto Costa (PMDB) e Marcos Calda (PSDB) - o reitor pediu o apoio da Casa na aprovação de projetos de lei enviados pelo Poder Executivo que irão beneficiar a UEMA.
O primeiro projeto de lei, que deu entrada hoje no legislativo estadual, dispõe sobre a tabela de remuneração dos docentes da universidade; o segundo e terceiro, são Medidas Provisórias – que deverão chegar no máximo até a próxima semana – dispõem, respectivamente, sobre a gratificação dos servidores e o que trata da reorganização administrativa da UEMA.
O presidente Humberto Coutinho agradeceu a visita e afirmou que vai pedir urgência na apreciação e votação das matérias. Ele reafirmou a parceria com a universidade no sentido de ajudar tanto os docentes como a classe acadêmica. “É uma honra recebê-lo nesta Casa. Fique tranquilo que vamos defender e aprovar o mais rápido possível; vamos pedir urgência na votação”, acentuou Humberto Coutinho.
“Estamos hoje aqui para tratar de assunto de interesse da Uema. Nesse segundo semestre vamos ter encaminhados pelo Poder Executivo pautas de interesse dos professores e de seus servidores. Vim explicar para o presidente Humberto Coutinho a importância  dessas medidas para a comunidade acadêmica.  É sempre importante, saudável e necessário dialogar com o Poder Legislativo, como representante do podo do Maranhão e a Universidade Estadual do Maranhão, além de prestar contas, também deve se coadunar com os esforços de construção do desenvolvimento do Maranhão melhor”, afirmou o reitor durante a sua visita.
O reitor também acentuou que a Assembleia Legislativa tem sido atenta tanto nas reivindicações da Universidade como também da sociedade maranhense. Disse que todos os projetos que são em encaminhados pelo Executivo, que é de interesse da UEMA – como por exemplo:  criação de novos campus e de novos cursos – A Casa tem aprovado.
Ao finalizar, o reitor salientou que a Assembleia Legislativa do Maranhão, historicamente, sempre foi uma grande incentivadora da Universidade, tanto que semana passada aconteceu uma sessão especial comemorativa aos 35 anos da UEMA.
“Esta é uma dupla homenagem: ao mesmo tempo que a Assembleia Legislativa homenageou, nós fizemos agradecimentos ao conjunto dos parlamentares por ter sempre colocado a Uema em um grau de prioridade elevada e eu, como reitor, sou porta voz do agradecimento da comunidade universitária”.
Apoio
O deputado César Pires destacou que a visita do reitor Gustavo Pereira da Costa é importante para manter a parceria. “Ele veio pedir o apoio para consolidação cada vez mais dos campus da Uema; da intercessão de Humberto junto ao governo Flávio Dino, até porque o Humberto também tem cursos superiores no pool da sua família. Ele também veio agradecer algumas ações que esta Casa fez a favor da UEMA".
“A abertura desse diálogo é importante. Humberto Coutinho, pelo próprio modelo dele de gestão, de abraçar as causas de todos nós, de poder compreender as carências de determinados seguimentos do governo, ele, o reitor, veio aqui pedir a Humberto que continue a abraçar as ações pertinentes àquela universidade”, disse César Pires.
Agencia Assembleia 

'Atolado' em denuncias de propina, Edson Lobão quer os votos dos maranhenses em 2018 

Mesmo sob sérias acusações de recebimen
to de propinas, Lobão ainda acha que tem
chances de disputar vaga no Senado 
Chega ser patético ouvir do senador Edison Lobão (PMDB) que ele pretende disputar a renovação do mandato de Senador novamente pelo Maranhão.
Nesta quarta-feira (23), Estado de São Paulo, revela que em depoimento à Polícia Federal no âmbito da Operação Abate, 44.ª fase da Lava Jato, os operadores de propinas Jorge Luz e Bruno Luz, pai e filho, revelaram pagamentos a um representante do senador Edson Lobão (PMDB-MA) no âmbito de contrato entre a Petrobrás e a empresa americana Sargeant Marine.
Os Luz entregaram uma planilha em que a soma dos valores que envolveram o ministro e seu representante na estatal chega aos US$ 450 mil. Segundo eles, os repasses eram feitos a Murilo Barbosa Sobrinho, ligado ao peemedebista.
Os lobistas confessaram ter intermediado o negócio, além de operacionalizar repasses a um representante de Lobão. Segundo pai e filho, que confessaram operar propinas em esquemas da Petrobrás, o ministro era padrinho político do ex-gerente da BR distribuidora Raimundo Brandão Pereira. Já Murilo Barbosa Sobrinho, ligado a Edson Lobão recebeu propinas oriundas dos contratos, de acordo com os operadores. Jorge Luz afirmou que o negócio contava com o apoio político de Edison Lobão.
Bruno Luz relatou que na medida em que Edison Lobão passou a ter representação nos assuntos entre a estatal e a Sargeant Marine, ‘houve reclamação das demais pessoas do grupo’ envolvido na intervenção no âmbito do fornecimento de cimento, ‘uma vez que a operação já contava com apoio de Paulo Roberto Costa; que, nada obstante, a entrada de Lobão foi imposição de Márcio Aché como uma espécie de “seguro” para que não houvesse futuros problemas nos contratos’.
A bem da verdade, que Lobão não teima em não aceitar, é que o senador não tem condições morais de disputar a eleição do próximo ano…