terça-feira, 21 de outubro de 2014

Mário Assunção adota discurso cauteloso sobre candidatura a presidente da Câmara

Cotado para ser candidato a presidente da Câmara Municipal, o vereador Mário Assunção (PPS) adota discurso cauteloso e condiciona a participação no pleito a conversas com os colegas de parlamento. Na sessão de segunda-feira, da tribuna da Casa do Povo, o parlamentar adiantou que o sentimento de mudança também tomou conta do parlamento municipal.

Líder do governo na Câmara, Mário Assunção espera ter o apoio dos vereadores da renovação, os parlamentares que foram eleitos em 2012 e contribuíram para a mudança da postura do legislativo municipal. Na eleição municipal passada, a conjuntura política do parlamento municipal foi renovada em mais da metade, em relação aos ex-vereadores antigos que perderam o mandato.

Por outro lado, Mário Assunção discursou de forma cautelosa, onde todos entenderam que na empreitada ele só entra se tiver o apoio do grupo político do qual faz parte. Acrescentou que lançou a candidatura porquê foi procurado por alguns vereadores que o encorajaram a disputar a presidência da Casa em dezembro. “Eu fui procurado por alguns colegas pedindo que eu me candidatasse a presidente da Casa. Respondi que não serei candidato no projeto político ou no poder, posso ser candidato no meu grupo a qual faço parte e tenho muito orgulho disso. Digo que estou preparado para exercer o cargo de presidente da Câmara”, disse o socialista da tribuna.

O vereador Mario Assunção falou com convicção de quem vai entrar na disputa para vencer. Após o termino da sessão, segundo comentários, o parlamentar foi se reunir com o secretário de Transportes, Junior Martins, já viabilizando apoio e acordo para ser o próximo vereador a sentar na cadeira principal da Casa do Povo.
Votação no domingo será das 8h às 17h no horário local
Seção da quarta zona eleitoral que funcionou na Câmara no primeiro turno
É preciso ficar atento ao horário de votação no segundo turno das eleições. Mesmo a disputa sendo apenas para presidente, no Maranhão, a votação será das 8h às 17h no horário local.

Apesar de vários estados brasileiros terem adotado o horário de verão, não é o caso do Maranhão, onde a medida governamental não entrou em vigor.

O Tribunal Regional Eleitoral reuniu nesta segunda-feira (20), autoridades em segurança pública para tratar sobre as ações previstas para o segundo turno das eleições que ocorrem no domingo (26). A reunião foi presidida pelo desembargador eleitoral José Eulálio Figueiredo de Almeida (ouvidor) e pelos juízes auxiliares Raimundo Nonato Neris Ferreira (presidência) e Sebastião Bonfim (Corregedoria). Relatos foram analisados e sugestões de melhorias acatadas. Para o 2º turno estão valendo as mesmas estratégias traçadas para o 1º.

Tropas Federais
Homens do Exército garantirão a segurança dos eleitores de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. As demais cidades maranhenses contarão com o reforço das polícias Federal, Militar, Civil, Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros.

Já a Secretaria Estadual de Segurança Pública antecipa que a Lei Seca no 2º turno valerá das 18h do sábado (25) às 18h do domingo (26).

O TRE lembra ainda que é proibido o registro do voto via celular, a popular selfie. Quem transgredir a regra pode ser preso, conforme prevê a legislação eleitoral porque a ação significa a quebra do sigilo do voto pelo eleitor.
Na disputa pela presidência da AL Humberto Coutinho deve garantir hoje apoio de Othelino Neto 


O deputado estadual eleito Humberto Coutinho (PDT) deve garantir hoje (21) o apoio do deputado reeleito Othelino Neto (PCdoB) a sua candidatura para a presidência da Assembleia Legislativa.

O comunista é, ainda, o único entrave para a candidatura única do pedetista ao comando da Casa.

Os dois têm encontro marcado na residência de Humberto Coutinho em São Luís.

De lá, devem sair com o anúncio de que o pedetista será o candidato a presidente, com o compromisso de trabalhar para que Othelino Neto seja o 1º vice-presidente.

“Vamos nos reunir justamente para tratar do assunto. Uma coisa eu posso garantir, nosso grupo não lançará duas candidaturas, será apenas uma. Ou seja: poderá ser eu, ou Humberto”, disse Othelino, ontem (20), a jornalistas que cobrem a Assembleia Legislativa.
PMDB maranhense com Dilma Rousseff
Deputado estadual Roberto Costa da bancada peemedebista na AL. 
Na reta final da campanha presidencial, o futuro político do Brasil é assunto que passa, também pelo Legislativo Maranhense. Na sessão desta segunda-feira (20), o deputado estadual Roberto Costa (PMDB), foi à tribuna para reforçar o posicionamento pró-Dilma do grupo político ao qual pertence. “O PMDB faz parte dessa grande coligação juntamente com o PT; os números mostram que o governo do presidente Lula, com a presidente Dilma, foram fundamentais para avanços no estado e para o fortalecimento da população em diversos setores”, defendeu Costa,  no início do discurso.

Com base em números, Costa demonstrou como os programas federais e as propostas dos programas sociais, desenvolvidos no primeiro mandato da presidenta Dilma, trouxeram melhorias para o Maranhão. O Bolsa Família, considerado o maior programa popular do atual governo, contempla atualmente, 997.443 famílias maranhenses, de modo que, 2. 280.402 pessoas saíram da considerada extrema pobreza desde 2011, por meio da ampliação do projeto. E de 2011 até aqui, alguns números mostram as ações do governo Dilma Rousseff no Maranhão, a exemplo do Programa Água para Todos, que propôs a construção de 4.295 cisternas no estado e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar-PRONAF, que no período 2013-2014, fechou 97.470 contratos. O Luz Para Todos, realizou 47.047 ligações nas casas dos maranhenses. Até o momento, em 2014, o Fundo Nacional de Saúde já transferiu R$ 962.551.057 para o estado, 252.653 é o número de maranhenses beneficiados com a distribuição gratuita de medicamentos por meio do Programa Saúde Não Tem Preço.

Na educação, os números, também animam: o Ciência Sem Fronteiras atendeu 988 alunos, o Programa Universidade Para Todos-PROUNI- beneficiou 21.418 alunos e o Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES beneficiou 29.363 estudantes, quando até 2010 apenas 2.479 alunos foram contemplados. Com o projeto de expansão dos centros tecnológicos no país, foram criados 12 novos campi do IFMA no estado.  O Programa Nacional de Banda Larga trouxe, para o Maranhão, a inclusão digital, sendo 170 municípios com internet popular. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, de 2011 ao mês de setembro/2014, o Maranhão teve um saldo positivo de 65.115 novos postos de trabalho com Carteira assinada. O popular, Minha Casa Minha Vida é outro Programa que reforça os avanços trazidos ao estado por meio do governo Dilma. A partir de 2011 o número de unidades habitacionais contratadas praticamente dobrou: foram 98.112, quando até 2010, o número chegava  a 50.290 unidades.

Demonstrações, que segundo Roberto Costa, deixam claro que a reeleição de Dilma é o melhor para o estado, de modo, que ela possa concluir os investimentos feitos no Maranhão. “Enquanto PMDB, entendemos que a reeleição de Dilma é o melhor para o Brasil e para o Maranhão. Nesta reta final, a nossa meta, pois, é intensificar as ações de campanha, já que somos conscientes de que ela tem um projeto instalado no Maranhão e por ele continuará trabalhando”, reforçou Roberto Costa.

Segundo pesquisa do Datafolha, divulgada nesta segunda-feira, Dilma tem 52% da intenção de votos válidos contra 48% do candidato tucano, Aécio Neves.

blog do Zeca Soares 
Vereador Jerônimo usa tribuna da Câmara, detona ex-prefeito e esclarece fatos


O vereador Jerônimo  (PP) mais uma vez foi feliz ao usar a tribuna da Câmara Municipal na sessão ordinária desta segunda-feira, 20. Ele começou o seu pronunciamento justificando sua ausência da Casa por alguns dias, quando estava tratando do assunto referente as eleições da APAE. O edil progressista não ficou satisfeito com as insinuações feitas pela vereadora Benvinda durante uma sessão realizada no mês de setembro. Com farta documentação nas mãos, o parlamentar contra atacou a oposicionista. 

Com o exemplar do Jornal Pequeno do dia 20 de setembro na mão, o vereador Jerônimo leu trechos da coluna Caxias em Off em que o colunista escreveu sobre a  condenação e as perdas dos direitos políticos do ex-prefeito Paulo Marinho, por conta das vendas ilegais das ações da Cemar e da Petrobras. O parlamentar, da tribuna, pegou pesado como se diz na gíria popular, contra o ex-gestor caxiense, que administrou o municipio de 1993/1996, e nas eleições do dia 05, não pôde nem votar no filho candidato a deputado federal, por estar com o Titulo de Eleitor cancelado pela Justiça Eleitoral, por má conduta na malversação dos recursos públicos. - Não sou eu que estou falando, quem está dizendo é a Lei, e esta está sendo bem clara na ação condenatória do ex-prefeito, ponderou Ferreira. 

A vereadora Benvinda recebeu a resposta das insinuações que fez, por ter falado, no dia do seu pronunciamento a edil não citou o nome, mas insinuou que um vereador da Casa havia pago uma festa com cheque sem fundo. O rechaçamento do ocultado vereador veio na noite de ontem, com provas documentadas do processo que tramita na Justiça.

- Não tenho a língua queimada com papa quente. Eu sou o vereador que você falou aqui que tinha passado cheque sem fundo para uma empresa de São Luis. Não paguei porquê a empresa é sonegadora de impostos, não fornece nota fiscal e eu não sou sonegador. Eu sou representante de uma empresa e jamais tomarei uma atitude irresponsável, sem prestar conta, pois tenho um nome a zelar, disse o parlamentar com o ânimo já bastante exaltado. 

O discurso foi encerrado com o vereador Jerônimo dizendo que não aceita de maneira nenhuma ser acusado por quem quer que seja com acusações levianas e sem fundamento. Todas as vezes que me acusarem, doa a quem doer, usarei a tribuna para mostrar a realidade dos fatos sem distorção, finalizou Ferreira.