sábado, 7 de março de 2015

A morte de Benedito Couto


Faleceu na noite desta sexta-feira, 06, vitimas de complicações renais e cardíacas, em Teresina, o Sr Benedito Couto, um dos integrantes das famílias mais tradicionais de Caxias e Coelho Neto.  

Benedito Couto era irmão dos ex-vereadores de Coelho Neto, Dr. Fernando Couto e Zé Américo. Nos últimos anos, a residência da família em CN foi transformada em ponto de encontro das discussões sobre a política local, estadual e nacional. 

Durante o velório realizado todo o sábado na residência da família em Caxias no Largo de São Sebastião, várias foram as manifestações de pesar e dezenas de amigos vieram de Coelho Neto e cidades vizinhas para  o ultimo adeus a uma pessoa que viveu para fazer o bem. 

O corpo de Benedito Couto foi sepultado no Cemitério dos Remédios no final da tarde deste sábado sob aplausos e muita comoção dos familiares e amigos. 

    
Lava Jato: Roseana Sarney se diz perplexa e vitima de injustiça 


A ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), ainda nos Estados Unidos, declarou ontem (6), por meio de sua assessoria, ter recebido com perplexidade a informação de que seu nome consta do rol de políticos a serem investigados após citação na Operação Lava Jato.

A lista completa dos denunciados foi divulgada também ontem, após despacho do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferindo 21 pedidos de abertura de inquérito feitos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e revogando o sigilo na tramitação dos procedimentos.

A ex-governadora considerou, ainda, uma injustiça a inclusão de seu nome e explicou que todos os seus contatos com Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras e um dos operadores do esquema do Petrolão, foram institucionais.

A peemedebista acrescentou que, agora, aguardará o desenrolar das investigações para provar a sua inocência e repor a verdade.

“Nada com isso”

Também citado no pedido de investigações de Janot, o ex-ministro das Minas e Energia, senador Edison Lobão (PMDB), declarou à coluna “Repórter Tempo”, do jornalista Ribamar Corrêa, ainda na terça-feira (3), que não temia a aparição do seu nome entre os citados.

“Estou tranquilo. Não tenho nada a ver com isso”, declarou
"Nem bicicleta passa", diz morador sobre rua do bairro Limpeza em Aldeias Altas

A falta de infraestrutura e o lamaçal que se forma quando chove estão causando transtornos aos moradores da rua Nova no bairro Limpeza em Aldeias Altas. Segundo a população, a via está praticamente intrafegável, ela é muito importante e liga o bairro Limpeza aos  bairros Mutirão e Gonçalves Dias e facilita também o acesso dos moradores a Rodovia Estadual MA-349. “Existem lugares que nem bicicleta anda por causa do atoleiro e as pessoas que andam a pé tem que passar por dentro do mato para não se sujarem de lama”, declara um morador que não quis se identificar, preferiu ficar no anonimato.


Segundo o anônimo, o problema fica pior no período chuvoso e a Prefeitura não toma providências. Grande quantidade de pessoas passam pela via diariamente. “Estamos há alguns anos nessa situação. Somente medidas paliativas são realizadas e não definitivas”, afirma o morador.

O Blog recebeu a informação de que o secretário de Obras do município, José Ribamar Torres, o Boré, reconhece a gravidade do problema, mas afirma que não há previsão para sanar o problema. 
Câmara dos Deputados aprova pena maior para assassinato de mulheres 
com informações da Câmara dos Deputados
Passeata em Caxias pelo fim da violência contra a mulher
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 8305/14, do Senado, que considera homicídio qualificado o assassinato de mulheres em razão do gênero (feminicídio). A matéria, que muda o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), segue para sanção presidencial. Dilma Rousseff sancionará a matéria no próximo segunda-feira (9).

Segundo a proposta, considera-se que o assassinato ocorreu em razão do gênero da vítima quando o crime envolve violência doméstica e familiar ou menosprezo e discriminação contra a condição de mulher. A pena prevista para homicídio qualificado é de reclusão de 12 a 30 anos.

De autoria da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência contra a Mulher, cujos trabalhos foram concluídos em junho de 2013, o projeto prevê ainda o aumento da pena em 1/3 se o crime ocorrer: durante a gestação ou nos três meses posteriores ao parto; contra menor de 14 anos, maior de 60 ou pessoa com deficiência e na presença de descendente ou ascendente da vítima.
Sessões do TRE-MA podem ser transmitidas pela TV Assembleia 


Em visita à Assembleia Legislativa na manhã desta sexta-feira, 6 de março, o juiz auxiliar Sebastião Bonfim, da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, apresentou ao deputado estadual Humberto Coutinho, presidente da Casa, proposta de parceria com a TV Assembleia para transmissão ao vivo das sessões plenárias da Corte Eleitoral, que costumam ocorrer às terças e quintas, sempre à partir das 15h.

“As decisões da Justiça Eleitoral são de interesse público e merecem espaço na programação da TV Assembleia, que possui estrutura própria e pessoal qualificado para executar este serviço”. Ainda com a medida, argumentou Bonfim, o TRE-MA, além de atender aos anseios dos cidadãos, também cumprirá ao que determina a lei de acesso à informação, pois seus julgamentos estarão à disposição de quem quiser acompanhá-los.

Por sua vez, Coutinho considerou a importância da parceria, garantindo que não medirá esforços para a concretização do feito. Para tanto, encaminhará a solicitação para Carlos Alberto Ferreira, diretor de Comunicação da Assembleia, para que a viabilidade técnica seja estudada e então possa ser formalizado termo de cooperação com este fim entre as duas instituições.

Acompanharam a visita do magistrado à Casa Legislativa o diretor Rubens Pereira e Silva (Institucional), o deputado Stênio Rezende e o secretário estadual Neto Evangelista (Desenvolvimento Social)