sábado, 16 de setembro de 2017

Secretário Adelmo Soares no município de Paraibano 

Secretario Adelmo Soares e comitiva na zona rural de Paraibano 
O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, esteve no´último dia 09 em Paraibano. Soares veio a convite do prefeito Zé Hélio. O gestor da pasta da Agricultura Familiar veio com uma comitiva para acompanhar a perfuração de um poço artesiano no povoado Macacos (Adão Campos).

Para o município de Paraibano o secretário Adelmo Soares, através do Governo do Maranhão (Flávio Dino), conseguiu 03 poços dos dez que serão perfurados no município, conforme afirmou o prefeito Zé Hélio em entrevista à jornalista Claudene de São Luis.

Serão sistemas simplificados de abastecimento de água que abastecerão centenas de moradores nas localidades, Macacos, Riacho do Mato e Cana Brava, que serão perfurados até outubro deste ano. Outros poços, no povoado Barreiro e no bairro Residencial estão em fase de conclusão. 


A recepção ao secretário Adelmo Soares em Paraibano contou com a presença de secretários municipais, vereadores locais, vereadores de Sucupira do Norte, gestor regional da AGERP Sebastião Quirino, do ex-prefeito de Sucupira, Marconi, de representantes do Sindicato de Trabalhadores de São João dos Patos e de Buriti Bravo, lideranças regionais entre outras autoridades.

A primeira visita do secretário Adelmo Soares e comitiva foi ao antigo matadouro público no bairro da Subestação, ali foi constatada a situação precária em que o matadouro vem sendo utilizado nos últimos anos, de lá se dirigiram para o novo matadouro na BR 135, foi vistoriado o maquinário e a estrutura física como currais, tanques, poço e caixa d’água entre outras dependências.


Em direção ao povoado Macacos, a comitiva conversou com moradores e visitou o local onde o poço está sendo perfurado. Ali muitas famílias sofrem com a falta de água há algum tempo, como disse a moradora Francisca Nascimento Santos(34) mãe de três filhos e moradora do local desde 2009 quando ainda não era o povoado: ”Moro aqui desde 2009, a primeira casa foi do meu sogro. Quando surgiu o povoado, foi prometido água, fizeram um poço há dois ou três anos, disseram que ia inaugurar mas até hoje tá lá, disseram que a verba acabou… O Zé Hélio veio e disse no ano passado que ia botar um poço aqui… a maioria do pessoal dos Macacos acreditou nele e hoje tá todo mundo feliz, com o poço que ele tá trazendo pra ajudar nós, que temos famílias, criatórios e plantações…então tá muito bom, só falta melhorar a iluminação, perto da minha casa tem poste mais desde a prefeita anterior que não tem luz… vamos pedir ao prefeito Zé Hélio pra colocar luz, mas também não podemos cobrar tudo no mesmo tempo, ele entrou agora e tem trabalhado em muito lugar da nossa cidade, mas se ele se arrumar a luz pra nós, vamos ficar mais agradecidos ainda” frisou dona Francisca.

Para o chefe de gabinete do prefeito, Raílton Sousa, a atenção que o secretário Adelmo Soares tem disponibilizado para Paraibano, o tem tornado como um filho do município,
hoje tem o reconhecimento de muitos paraibanenses e trazido muitas felicidades para as pessoas que necessitam dessas ajudas principalmente na agricultura familiar.

O secretário estadual de agricultura familiar Adelmo Soares afirmou que cada vez mais a parceria entre Prefeitura de Paraibano e Governo do Maranhão cresce e se firma em prol do desenvolvimento do município e do Estado e que esse é o objetivo de todos.


O prefeito Zé Hélio agradeceu ao apoio do governo Flávio Dino e do secretário Adelmo Soares, afirmou que serão perfurados dez poços no município, que após a perfuração do poço do povoado Macacos, será a vez do Riacho do Matos e em seguida o do povoado Cana Brava. Zé Hélio informou que outros poços como do Barreiro, da Muriçoca, da Varzinha e outro no bairro Residencial serão perfurados ainda esse ano: “São muitas obras, veja que só nestes meses mais de cinco poços estão sendo perfurados, sem contar o que perfuramos dentro do Parque de Vaquejada em julho, além de mantermos a manutenção dos demais poços do município tanto na cidade como na zona rural. Com o período de seca as bombas de alguns poços são muito exigidas e por serem usadas por muito tempo, as vezes queimam, mas estamos conseguindo suprir esses problemas, inclusive consertando bombas semanalmente, e com carro pipa levando água a vários locais, onde as pessoas necessitam” destacou o prefeito.

O prefeito informou que outros benefícios estarão chegando e que essa semana começa a trabalhar no calçamento de algumas ruas da cidade.

fonte: Paraibano News


Corpo da mãe do jornalista David Peres será sepultado neste sábado 

Socorro Peres faleceu aos 76 anos 
Será sepultado às 17h deste sábado (16) o corpo da mãe do jornalista David Peres, a senhora Socorro Peres, que faleceu na tarde de ontem (sexta-feira 15) aos 76 anos, vítima de câncer. Além de David Peres, ela era mãe de mais 7 filhos. 

O velório está acontecendo na Funerária Renascer, na rua Vereador Fause Simão (antiga Benedito Leite) no centro. O sepultamento acontecerá no cemitério de São Benedito. Nas redes sociais muitos amigos prestaram suas homenagens e se solidarizaram com o jornalista David Peres.

O Blog do Irmão Inaldo, neste momento de dor, se solidariza com o colega David Peres e demais familiares. 
Tribunal Superior Eleitoral vai extinguir três zonas eleitorais do Maranhão 

                         
Na sessão administrativa desta sexta-feira, 15 de setembro, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Raimundo Barros, informou aos membros da Corte sobre a resposta do Tribunal Superior Eleitoral ao estudo feito pelo Regional sobre extinção e remanejamento das zonas do interior do estado.
Pelo estudo do TRE-MA, das 29 que apresentavam quantitativo de eleitores abaixo do exigido nas Resoluções TSE 23.422/2014 e 23.520/17, 1 seria extinta, 27 preservadas e 1 teria sua permanência justificada em razão de situação excepcional.
O TSE respondeu que o Regional deve extinguir 3 zonas e preservar 25 após remanejar municípios-termos das zonas eleitorais limítrofes para recomposição dos parâmetros constituídos no artigo 3º da Resolução TSE nº. 23.422/2014. No entanto, ratificou que 1 terá a permanência por estar situada em área pertencente à Amazônia Legal.
De acordo com o TSE, serão extintas as zonas 94ª ZE (Timon), cujos eleitores serão remanejados para a 19ª ZE com sede no mesmo município; 85ª ZE (Timbiras), que será transformada em posto de atendimento vinculado à 7ª ZE (Codó); e 59ª ZE (Paraibano), que será transformada em posto de atendimento vinculado à 53ª ZE (São João dos Patos).
Já os municípios remanejados serão Codó, São Vicente de Férrer e Monção, cujas sedes passam para, respectivamente, Santo Antonio dos Lopes, Bequimão e Morros. O critério adotado para o remanejamento de zonas eleitorais foi preservar a zona mais antiga em detrimento da mais nova, por razão histórica, bem como em vista das competências acumuladas na zona mais antiga na Justiça Eleitoral do Maranhão.
Com a determinação, o Maranhão passará a funcionar com 105 zonas eleitorais, uma vez que no total, no estado, foram extintas 6 zonas: 3 do interior e 3 da capital.