quinta-feira, 2 de março de 2023

130 dos 217 municípios do Maranhão não ter serviços médicos privados e dependem exclusivamente do SUS  

Segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), nada menos do que 130 dos 217 municípios do Maranhão não dispõem de serviços médicos particulares e dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). O número corresponde a quase 72% das cidades do estado, cujas populações têm como única opção de atendimento hospitais, clínicas, postos e outros estabelecimentos públicos de saúde.

O Maranhão é a 5ª unidade da federação com mais municípios sem cobertura médica do setor privado. Apenas Minas Gerais (226), São Paulo (181), Piauí (154) e Rio Grande do Sul (153) têm mais cidades totalmente carentes desse tipo de serviço. Na outra ponta, estão Espírito Santo, com apenas dois municípios sem assistência de saúde particular, seguido de Rio de Janeiro (3), Mato Grosso do Sul (6), Acre (7) e Amapá (8).

Em relação aos nove estados da região Nordeste, o Maranhão ocupa a segunda posição em quantidade de municípios sem cobertura médica particular. Primeiro colocado, o vizinho Piauí tem 24 cidades a mais onde os habitantes dependem exclusivamente do SUS.

SUS

O SUS está presente em todos os 5.570 municípios brasileiros. Desses, mais de um terço não conta com atendimentos médicos privados. De acordo com o levantamento do CNES, 1.915 cidades, ou seja, 34%, não oferecem serviços particulares de saúde. Isso significa que aproximadamente 15,7 milhões de brasileiros dependem unicamente do SUS nessas localidades.

Abaixo, os números por estado:

Saiba mais aqui.

Gaeco deflagra ação contra lavagem de dinheiro e narcotráfico no MA e PI 

O Ministério Público do Estado do Maranhão, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 2, a Operação Barão Vermelho com a finalidade de desarticular grupo criminoso que atua nos estados do Maranhão e Piauí.

A operação também conta com o apoio dos promotores de justiça do Gaeco-PI e de outras forças de segurança como o Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Maranhão e do Piauí, Tropa de Choque e Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) do Maranhão.

Nessa fase a Operação atingiu alvos entre pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, estão envolvidas em práticas criminosas diversas, tais como a lavagem de capitais, narcotráfico, aquisição irregular de armas de fogo, falsidade ideológica, dentre outros delitos.

Ao todo estão sendo cumpridos 19 mandados em São Luís, Caxias e Teresina, todos expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados do Termo Judiciário da Comarca da Ilha de São Luís. Os mandados incluem buscas e apreensões e prisões preventivas.(Blog do Gilberto Leda) 

Neto do Sindicato assume pela terceira vez como vereador na Câmara Municipal de Caxias

Neto do Sindicato assinando o termo de posse e fazendo
o juramento na foto acima 

José Wilson da Silva, o Neto do Sindicato (Republicanos), assumiu agora pouco (às 14h30), nesta quinta-feira (02) a cadeira pertencente ao vereador Fause Simão (Republicanos), que praticamente se abdicou do cargo de vereador para voltar ao comando da Secretaria de Limpeza. O recém empossado deixa a condição de segundo suplente da coligação e vai continuar como vereador até dezembro de 2024, quando se encerra atual legislatura. 

Neto do Sindicato foi eleito vereador pela primeira vez em 2012, reeleito em 2016 e na eleição de 2020 ficou na segunda suplência do partido Republicano, e, hoje assumiu pela terceira vez um mandato de vereador na Casa do Povo. 

A cerimônia de posse foi realizada no gabinete do presidente da Casa, vereador Ricardo Rodrigues, e contou com a presença de alguns vereadores, convidados, amigos correligionários e da imprensa.

Neto do Sindicato, é agricultor, tem 52 anos e já foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caxias. 

Quadro de José Sarney volta à galeria de ex-presidentes do Senado 

Rasgado por vândalos no ato golpista de 8 de janeiro, o quadro do ex-presidente José Sarney vai ser devolvido à galeria de ex-presidentes do Senado na tarde desta quarta-feira.

O emedebista presidiu o Senado em três ocasiões: de 1995 a 1997, de 2003 a 2005 e de 2009 a 2013.

(Lauro Jardim)

Vereador Torneirinho cobra do governo Carlos Brandão a nomeação de policiais militares aprovados em concurso publico

O vereador Torneirinho (PV), usou a palavra no pequeno expediente da sessão da Câmara Municipal na manhã dessa quarta-feira (01), para fazer uma cobrança ao governo Carlos Brandão. Ele defendeu que o governo do estado chame os jovens que foram aprovados no último concurso público para a polícia militar. 

Torneirinho argumentou que segurança publica é de responsabilidade do governo do estado e acrescentou ainda que demanda do 2º BPM é grande, abrange seis municípios e o aumento da criminalidade vem assustando a população de Caxias e região. 

De acordo com o parlamentar, a contratação dos novos policiais militares além de ser uma necessidade,  reforçaria a segurança pública contra o crime e combater a violência. 

Assista no vídeo abaixo um trecho do pronunciamento do vereador Torneirinho.