sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Fiocruz: alta de síndrome respiratória por Covid-19 chega 12 estados; saiba quais

Coordenador do InfoGripe ressalta importância de manter o esquema vacinal atualizado e usar máscaras nas situações indicadas


O Globo - O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira, aponta para a alta dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pela Covid-19 em 12 estados brasileiros. São eles: Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. O relatório destaca ainda que a doença corresponde a 47% das infecções respiratórias diagnosticadas nas últimas quatro semanas, com tendência de alta.

Bolsonaro teria dado entrado no Hospital das Forças Armadas com dor abdominal 

Gilberto Leda

O presidente Jair Bolsonaro (PL) teria dado entrada no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, na noite de quinta-feira (17). Ele teria sentido dores na região abdominal e está realizando exames.

Ele estaria com uma nova hérnia na cicatriz de cirurgia realizada em função da facada levada em 6 de setembro de 2018 em ato de campanha em Juiz de Fora (MG). Desde então, ele já passou por quatro cirurgias. O presidente não pretende se submeter a um novo procedimento cirúrgico agora, mas o quadro ainda está em avaliação.

As informações são do Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), que disse ter ouvido fontes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. Mas foram negadas nas redes sociais pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e pelo ex-secretário de Cultura do governo Bolsonaro, Mário Frias.

Preso acusado de matar bebê de dois meses em São Mateus (MA) 

Agentes da Polícia Civil prenderam Manoel Romerito de Oliveira Farias (assista aqui), apontado como principal suspeito da morte da própria filha, de apenas dois meses de idade, na cidade de São Mateus do Maranhão, na última segunda-feira (14). O crime chocou e revoltou a população pela brutalidade.

De acordo com informações da polícia, a bebê apresentava sinais de violência física e sexual. Os exames feitos apontaram que a vítima sofreu lesões no ânus, além de ter vários hematomas pelo corpo, a cabeça e vértebras quebradas.

Manoel Romerito foi capturado em um povoado, na zona rural da cidade de São Luís Gonzaga. Contra ele, já existia um mandado de prisão preventiva pelos crimes de feminicídio e estupro de vulnerável.

A polícia tomou conhecimento do caso pelo Conselho Tutelar, acionado por vizinhos que estranharam o velório de portas fechadas. A equipe do órgão foi até o local e conseguiu impedir o sepultamento.

A mãe da menina, Nayara da Conceição Monteiro, de 23 anos, foi presa na quarta-feira (16), também por força de um mandado de prisão. De acordo com as investigações, houve inconsistência nas informações relatadas pela mulher.

Em depoimento, ela afirmou estar dopada, não ter presenciado o crime e que o pai foi o último a estar com a filha, que, segundo ele, sofreu um infarto.

Relembre o caso

Na segunda-feira (14), uma bebê de dois meses morreu após ser vítima de violência física e sexual, na cidade de São Mateus do Maranhão. O Conselho Tutelar do município impediu que a criança fosse enterrada e encaminhou o corpo da menina para o hospital, onde foi constatada uma série de machucados e o abuso sexual.

No mesmo dia a mãe foi levada à delegacia, mas acabou liberada depois de prestar depoimento e acusar o pai da criança pelo crime. Ele, na ocasião, não tinha sido localizado e era considerado foragido. (Do Jornal Pequeno)

Senadora maranhense confirmada no Conselho Politico da Transição  

Conforme a portaria nº 15/2022, assinada pelo vice-presidente eleito e coordenador geral da transição, Geraldo Alckmin, a senadora maranhense e líder do Cidadania, Eliziane Gama, compõe o Conselho Político da equipe de transição do governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Eliziane foi indicada para representar o Cidadania, partido que apoia a governabilidade e a transição harmônica entre os governos.

A senadora teve papel importante na campanha de segundo turno do petista, principalmente, com a classe dos evangélicos. Ela foi a única representante da política do Maranhão que estava ao lado de Lula e foi citada durante o ato do presidente logo após o resultado das urnas na Avenida Paulista.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, está à frente do Conselho que tem outros políticos de muito peso, como o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, presidente do PV, José Luiz Penha, presidente do PCdoB, Luciana Santos, os senadores Renan Calheiros e Jader Barbalho, o deputado federal do PDT, Wolney Queiroz, além de outros.