segunda-feira, 1 de outubro de 2018

O surgimento de uma estrela...

Inara Cristine (vestindo lilás) se destacou cantando na Feira dos Cocais 
O Blog parabeniza a estudante Inara Cristine Pereira pela sua belíssima participação na realização da Feira dos Cocais promovida pela Secretaria Municipal de Educação e que foi realizada no Mirante da Balaiada. Inara se apresentou na noite de sábado (22) cantando no palco e agradou a todos que estavam na plateia assistindo. O publico presente aplaudiu bastante o surgimento de uma estrela caxiense que durante sua apresentação comprovou ter talento e voz para seguir a carreira de cantora. Inara é estudante da Escolinha Tia Joana, tem 9 anos de idade e é filha do casal Francisco Paciência e Irlete Pereira.    
Vereador Mario Assunção intensifica campanha de apoio aos seus candidatos na reta final 

Mario Assunção ao lado do candidato a deputado federal Edilazio Junior durante
caminhada 
Faltando uma semana para o dia da votação, 7 de outubro, o vereador Mário Assunção intensifica a sua campanha de apoio aos candidatos Edilázio Júnior, Zé Gentil e Flávio Dino. As ações do parlamentar caxiense têm contado com a presença maciça das pessoas.

A exemplo disto, na última quinta-feira (27) aconteceu uma grande reunião no bairro José Castro.  No dia seguinte houve mais encontros, dessa vez nos povoados Olho D'Água e Buenos Aires, no 1º Distrito.

O sábado (29) foi marcado por uma caminhada pela manhã com a participação do candidato Edilázio Júnior e milhares de apoiadores pelo centro da cidade, e um comício à noite no povoado de Santo Antônio, no 2º Distrito.

Mário Assunção apoia as candidaturas do deputado estadual Edilázio Junior (5533) à Câmara Federal, de Zé Gentil (10000) para a Assembleia Legislativa do Maranhão e de Flávio Dino (65) em sua reeleição ao Governo do Estado.



Crises nas campanhas de Roseana Sarney e Roberto Rocha marcam últimos dias da eleição 

Com os diversos problemas nas chapas adversárias, o Maranhão caminha para
eleger o governador Flávio Dino ainda no 1º turno 
A campanha eleitoral de 2018 chega à reta final e os maranhenses se preparam para escolher o seu representante que irá governar o Estado por mais quatro anos.
Na disputa maranhense, o governador Flávio Dino (PCdoB), pelo trabalho desempenhado nos últimos ano e com a desenvoltura política, é o favorito da disputa. Mas em duas campanhas específicas as coisas não estão indo bem.
No PSDB maranhense, os inúmeros problemas começaram desde a pré-campanha. Na reta final, até mesmo o deputado federal Waldir Maranhão, que andou de mãos dadas com Roberto Rocha para tentar viabilizar sua candidatura ao Senado Federal, parece ter esquecido do candidato ao governo. Waldir nem cita mais Roberto Rocha no seu material de campanha, mostrando que agora é cada um por si.
Na campanha de Roseana Sarney, as dificuldades também foram enormes, sobretudo para aglutinar apoiadores no interior. Na reta final, até mesmo seu ex-genro, o ex-deputado estadual Carlos Filho (PRTB) anunciou sua desistência na disputa por uma das vagas na Assembleia Legislativa, vislumbrando a derrota esmagadora de seu grupo político.
Com os diversos problemas nas chapas adversárias, o Maranhão caminha para eleger o governador Flávio Dino ainda no primeiro turno.
Vereador Tevi promove reunião com os profissionais da Educação 


O vereador Tevi e sua esposa, a gestora Regional de Educação, professora Marciana, realizaram neste domingo (30) uma  grande reunião com os profissionais da educação para fortalecer juntos a todos os amigos e amigas os candidatos que apoiam nessa eleição e o porque de votar nestes candidatos. 

"Votamos Cleide Coutinho, porque na Assembleia Legislativa já nos representou em duas oportunidades e provou que tem competência e é digna de nosso voto, pois fará do seu mandato o mandato de todos nós. Votamos em Rubens Júnior, jovem que já mostrou o respeito pelos maranhenses, muito fez por nossa região e continuará fazendo por todos nós. Votamos e votaremos novamente em Flávio Dino, governador da Educação e de todos os maranhenses. Governador das escolas Dignas, da valorização dos professores, das ampliações da jornada de trabalho, merece nosso respeito e votamos pela continuidade do governo de todos nós. Votamos nos senadores Werverton Rocha e Eliziane Gama. Na função de deputados Federais, muito ajudaram a construir o Maranhão de todos nós. Juntos,  Rubens Júnior, Werverton e Eliziane, são atuantes na Câmara Federal, juntos com Flávio Dino fizeram o Maranhão dos nossos sonhos. Agora Werverton e Eliziane colocam seus nomes para o Senado Federal  para representar o Maranhão e ajudar Flávio Dino. Vamos votar chapa completa para o desenvolvimento e o progresso continuar no Maranhão", disse a gestora da URE, Marciana Bezerra. 



Policia prende homens com material apócrifo contra Weverton e Eliziane



A Polícia Civil prendeu na manhã de hoje (1º) um grupo de homens distribuindo material apócrifo contra os candidatos a senador Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS).


Na ação, foram recolhidos vários panfletos com informes negativos envolvendo os dois parlamentares.
Os homens fora detidos no Terminal da Praia Grande. Eles deve ser levados para a Polícia Federal.

Blog do Gilberto Leda 
Eleição será no domingo; veja o que pode e não fazer 


Guia da eleição – No dia das eleições é preciso ficar atento a algumas regras ou proibições eleitorais que devem ser cumpridas por todos os eleitores. Saiba o que é permitido e o que é proibido no dia das eleições:

O que pode fazer no dia da eleição

  • Demonstrar a sua preferência por um candidato ou partido com o uso de bandeiras, broches (bottons) ou adesivos. Mas a manifestação deve ser silenciosa e individual.
  • Usar camisa e boné pode ser permitido se forem feitos pelo eleitor. Mas se houver uma concentração de pessoas usando camisas, bonés ou outros tipo de publicidade de um candidato ou partido, isso pode ser entendido como propaganda, o que é crime eleitoral.
  • A fiscalização do partido ou coligação durante a votação na seção eleitoral.
  • Levar uma “cola” com os números dos candidatos para a urna de votação.

O que não pode fazer no dia da eleição

  • Concentração de pessoas, até o fim da votação, com camisas padronizadas, bandeiras, broches (bottons) e adesivos de candidatos ou de partidos.
  • Utilização de alto-falantes ou amplificadores de som.
  • Realização de comícios ou carreatas.
  • Oferecer alimentos ou transporte de eleitores.
  • Fazer boca de urna ou tentar convencer um eleitor a votar em um candidato ou a não votar.
  • Distribuir qualquer tipo de propaganda eleitoral, como santinhos ou panfletos.
  • Impedir que um eleitor vote.
  • Usar celular, máquina fotográficas, filmadoras ou outro dispositivo que prejudique o sigilo do voto.
  • Realização de debates na televisão e no rádio ou transmissão de propaganda eleitoral.
  • Venda bebidas alcoólicas das 6 horas até as 18 horas.
O eleitor que presenciar a ocorrência de alguma das proibições deve informar ao Juiz Eleitoral da zona onde o fato aconteceu.

Penas de crimes eleitorais

  • Impedir o voto de outro eleitor: reclusão de 4 a 6 anos e pagamento de multa (art. 302 do Código Eleitoral).
  • Oferecer ou dar alguma vantagem ao eleitor para ganhar votos: reclusão de até 4 anos e pagamento de multa (art. 299 do Código Eleitoral), pagamento de multa e cassação do registro de candidatura ou diploma de eleito, se for candidato (art. 41-A da Lei das Eleições).
  • Fazer boca de urna, propaganda política ou usar alto-falantes: detenção de 6 meses a 1 ano e pagamento de multa (art. 39, §5º da Lei das Eleições).
Educadores da Igreja Assembleia de Deus participam de simpósio 


“Docência e Dinâmica na Escola Bíblica Dominical-EBD”, foi o tema do “Simpósio" no encerramento de trimestre das lições bíblicas da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Caxias-IEADC. O evento aconteceu na tarde de sábado do dia 29 de setembro, no auditório do templo central da instituição religiosa. O pastor Antônio Freitas de Melo mestre na Faculdade Evangélica do Estado do Piauí-FAEPI, foi o palestrante e prefaciou à sua ministração, ressaltando que a EBD, é o preparo de todo cristão para o equilíbrio da vida espiritual.



O conferencista considerou relevante o encontro educacional assembléiano, “Eu acho muito importante e esta é uma necessidade gigante, professores precisam cada dia mais tomar ciência de que precisam estudar e aprofundar os seus conhecimentos para melhor encararem uma sala de aula”. Ressaltou o ministrante.



De acordo com o pastor Rosivaldo Cardoso Rodrigues, líder do departamento de educação, o evento já estar oficializado no calendário educacional e acontece um simpósio há cada 3 meses. “Este ano já é o terceiro evento com esta característica e é importante para a qualificação dos nossos professores de EBD, e dos nossos superintendentes. O objetivo principal é capacita-los para a realização de uma boa escola dominical”, afirmou o coordenador pedagógico. 


Helena de Pádua, é pedagoga e atua também como professora da EBD na AD do bairro Ponte, ela acredita que o evento acrescenta e traz uma reflexão sobre a importância que os professores da escola dominical têm quanto à responsabilidade em transmitir o ensino cristão com qualidade. “Temos aqui por meio do preletor, ensinos a respeito da dinâmica, a respeito da docência, do manejo de classe, metodologias e teorias, ou seja, sobre os saberes necessários para à prática docente”, falou com empolgação a educadora.


Para o pastor Caetano Jorge Soares, presidente da AD em Caxias, o evento adiciona e amplia o conhecimento ao mesmo tempo em que proporciona o crescimento da obra de Deus por meio da capacitação em métodos estratégicos da educação cristianizada. “Eu vejo todos nós caminhando para o crescimento e a perfeição para os céus, para atender às sagradas escrituras”, relatou o reverendo Caetano.

A escola dominical há 18 anos em Caxias, funciona no horário de 8 às 10 da manhã aos domingos, tendo um número aproximado de 5 mil alunos, entre crianças, adolescentes, jovens, senhoras e senhores. O ambiente educacional agrega ainda as classes de casais e discipulado, esta aplica uma pedagogia específica aos novos convertidos. 

por: Ribamar Rodrigues