terça-feira, 5 de julho de 2016

"Não me convidem para transformar o Maranhão no Rio de Janeiro", diz Flávio Dino sobre as emendas dos deputados 

por Jorge Vieira 

Uma espécie de protesto silencioso vem ocorrendo no plenário da Assembleia Legislativa para pressionar o governador Flávio Dino (PCdoB) a liberar emendas dos parlamentares destinadas a construção de benfeitorias nos municípios onde os deputados desenvolvem suas atividades políticas.

Como consequência do boicote, os parlamentares estão deixando de votar as matérias do governo que estão na ordem do dia não dando quórum às sessões plenárias, como ocorreu nesta segunda-feira (04), e alguns estão dispostos a manter o protesto branco como forma de conquistar seus objetivos.

Faltando três meses para as eleições municipais, deputados reclamam, em off, que prefeituras estariam sendo discriminadas e acusam o secretário Marcelo Tavares pela suposta interferência na liberação dos recursos, o que não é verdade.

Recentemente, em entrevista aos jornalistas Jorge Vieira e Raimundo Garrone, o governador Flávio Dino falou abertamente sobre a revolta ou descontentamento de parlamentares em relação a liberação de emendas.

“Eu respeito muito o instituto da emenda parlamentar, por que sei que ela é importante. Agora, nós estamos vivendo uma crise econômica igual a 1929, 1930. Então eu não posso quebrar o Estado para atender um segmento, qualquer que seja ele. Isso vale desde as emendas parlamentares, como vale para as reivindicações salariais dos servidores públicos”.

O governador disse ainda que que gostaria de atender todas, mas que tem a responsabilidade de quem está gerindo. Observou ainda que acompanha três vezes ao dia a conta do Estado e sabe a previsão de receita, a previsão de despesa que cresce inexoravelmente até pela necessidade de prover serviços públicos e que não pode quebrar o Estado.

“Sempre digo para todos os setores, como digo aos parlamentares, não me convidem para transformar o Maranhão no Rio de Janeiro, não me convidem porque eu não vou. Não me convidem para transformar o Maranhão no Rio Grande do Sul, porque eu não vou. Agora digo isso de modo muito transparente. Estamos fazendo tudo que gostaríamos? Não. Mas estamos fazendo mais do que praticamente todos os estados”, enfatiza o governador.

Flávio Dino chama atenção para o fato da maioria dos governadores está passando zero de emenda parlamentar. “Eu sei porque me reúno todos os meses com os governadores e pergunto. A maioria está atrasando salários, ninguém está dando aumento para ninguém, nós estamos dando aqui no Estado. Claro que não nos índices que eu gostaria, mas estamos dando”, observou.
Em São Luis tentativa de assalto a loja da TIM termina em morte  


Na manhã desta terça-feira (05) uma tentativa de assalto a uma loja da Tim em São Luís terminou com pelo menos uma morte, 
A unidade de vendas da operadora TIM fica localizada no Marcus Center, na área do Renascença.
Quatro bandidos chegaram ao local em duas motos. Dois deles entraram no estabelecimento e anunciaram o assalto.
Um segurança reagiu e matou um dos bandidos e baleou outro. Ele também foi atingido por um tiro.
Os outros dois criminosos fugiram.
Os feridos foram encaminhado ao Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I.



fotos enviadas por José Sarney via WhatsApp 

Moto foi rebocada por estar estacionada em local exclusivo para mototaxista


Já imaginou chegar e não encontrar o carro ou a moto no lugar onde estacionou? Pois isso pode acontecer. Na manhã desta terça-feira (05), em frente a agencia central do Banco do Brasil, a redação do Blog flagrou uma moto sendo guinchada por estar estacionada em local proibido, em um ponto exclusivo para estacionamento de mototaxista. Neste local, é comum encontrar outras motos paradas e até mesmo carros.

O detalhe é que a moto foi rebocada sem nem ao mesmo o proprietário saber. Segundo os populares  que assistiam a operação dos agentes de transito, em meia hora que estavam ali, removendo o veículo, nem sinal do dono da moto.


A STRANS alerta: todos os veículos estacionados em local proibido serão removidos, é o que determina o Código de Trânsito Brasileiro. Geralmente são colocadas placas com os dizeres Seu veículo foi guinchado no lugar onde o automóvel estava.

Como é feito o reboque

Quando os agentes de trânsito encontram algum carro ou moto em local proibido, chamam o guincho para rebocar o veículo. Os funcionários da STRANS arrastam, no caso a moto, para cima do reboque, onde os pneus são amarrados por cordas resistente. Caso o proprietário chegue antes do reboque  seguir viagem, ele pode pedir para que a moto seja retirada e ele vai embora. Mas se o reboque já tiver começado a rodar, ele só pode pegar o veiculo no pátio.

Como retirar o veículo

Conforme determina O Código de Trânsito Brasileiro, o veículo apreendido em decorrência de penalidade aplicada será recolhido ao depósito e nele permanecerá sob custódia e responsabilidade do órgão ou entidade apreendedora, com ônus para o seu proprietário, pelo prazo de até trinta dias. A restituição dos veículos apreendidos só ocorrerá mediante o prévio pagamento das multas impostas, taxas e despesas com remoção e estada, além de outros encargos previstos na legislação específica. A retirada dos veículos apreendidos é condicionada, ainda, ao reparo de qualquer componente ou equipamento obrigatório que não esteja em perfeito estado de funcionamento.


Mais um prefeito é preso no Maranhão 


Em operação realizada pela Polícia Civil do Maranhão, foi preso na manhã desta terça-feira (05), o prefeito de Paulo Ramos, Tanclêdo Lima Araújo (foto), por suspeitas de desvio de verbas públicas.
Além do prefeito de Paulo Ramos, outras seis pessoas também foram detidas – Joaquim Lima Araújo (secretário de Administração do município e irmão do prefeito), José Alencar Miranda Carvalho (pai do agiota Gláucio Alencar, que já esteve preso após investigação da morte do jornalista Décio Sá), Moussa Esber Mansour (sócio-proprietário da empresa J.S. e Silva que supostamente atuava no esquema fraudulento), George Esber Mansour (irmão de Moussa e sócio-proprietário da mesma empresa), Geovana Carla Mansour, esposa de Moussa e Luiz Antônio Meireles Gomes (funcionário do empresário ‘Eduardo DP’, filho ex-prefeita de Dom Pedro (MA), também suspeito por participação no esquema, proprietário da Rio Anil Locações).
Já o empresário Eduardo José Barros Costa, mais conhecido como Eduardo DP, segundo a Polícia Civil, não foi localizado e está foragido. Os mandados de prisão preventiva expedidos pelo desembargador Raimundo Melo foram cumpridos na capital maranhense e no interior do Estado.
De acordo com o delegado Leonardo Bastian Fagundes, os suspeitos usavam licitações fraudadas de valores altos com objetivo de desviar verbas públicas. As empresas Rio Anil Locações e J.S. e Silva, que atuavam nos setores de construção civil e fornecimento de merenda escolar, possuíam apenas CNPJ, sem sede, e abertas inclusive em nomes de proprietários já falecidos, ou seja, ‘laranjas’.
Um homicídio e um latrocínio são registrados em Caxias 
  

A Delegacia de Homicídios do Plantão Central informou que duas mortes foram registradas no municipio nesse final de semana. Na Vila São José, um homem, identificado como Edmílson da Silva Oliveira (foto), de 23 anos, foi morto por volta de 21h de sexta-feira (01). A polícia suspeita de acerto de contas.

De acordo com uma testemunha, um homem disparou um tiro de arma de fogo que acertou a vítima. Ele ainda tentou escapar correndo em direção a um matagal, mas não resistiu aos ferimentos, caiu e morreu. 

O registro de outra morte aconteceu na manhã de domingo (03). O corpo de Antonio Fernando de Melo, de 44 anos, foi encontrado na estrada que dá acesso ao povoado Ingá, distante cerca de 1 km da MA-034. A vitima residia no bairro Seriema e sua motocicleta modelo Bros, cor vermelha, foi levada pelo autor ou autores do latrocínio, roubo seguido de morte. 

A Delegacia de Homicídios está investigando as duas mortes.  
A vitima Edmílson Oliveira foi baleado na rua Santa Maria na Vila São José (fotos reprodução TV Sinal Verde) 



Ana Lucia Ximenes destaca inauguração do Posto de Saúde do Engenho D'Água 

Ana Lucia Ximenes ladeada pelo prefeito Léo Coutinho e correligionárias  
Na sexta-feira (01) a comunidade do Engenho D'Água recebeu a tão esperada obra: a Unidade Básica de Saúde (UBS). A presidente da Câmara, vereadora Ana Lucia Ximenes, participou da solenidade de inauguração e na sessão desta segunda-feira (04) destacou a importância da obra como sendo uma das mais importantes da historia do povoado. 

"Não foi posto reformado, foi posto construído com recursos do governo federal e graças a Deus vai ajudar bastante aquela comunidade a ter um melhor desenvolvimento na área da saúde. Nós sabemos o quanto é importante  e sabemos o quanto se tem a fazer, Lá se tem a questão da estrada, nós também sabemos do problema da escola e estamos preocupados para não deixar acontecer essa necessidade para aquela comunidade tão populosa", disse Ana Lucia. 

A chefe do Poder Legislativo também fez suas colocações sobre a visita do secretario Estadual de Saúde ao prédio da UPA24horas no bairro Pirajá e disse que se sentiu prazerosa com a magnitude da obra. Ana Lucia convidou os vereadores da oposição a conhecer e contemplar a grande obra que está a preste a ser inaugurada. Ainda não foi marcada a data para a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de Caxias.