terça-feira, 29 de abril de 2025

Profissionais do Complexo Hospitalar Gentil Filho celebram o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 

Profissionais do Complexo Hospitalar Gentil Filho participaram, nessa segunda-feira (28), de ação alusiva a Campanha Abril Verde, que tem por objetivo a conscientização sobre a prevenção a acidentes de trabalho. O evento foi realizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da unidade e teve como foco destacar implantação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A Campanha Abril Verde é uma iniciativa que visa conscientizar sobre a importância da saúde e segurança no trabalho, com foco na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. A Campanha tem o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrada em 28 de abril, e busca envolver empresas, trabalhadores, sindicatos e governos na promoção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.


A presidente da CIPA, Josélia Leandra, falou sobre a ferramenta e ações desenvolvidas para os funcionários. “A gente trouxe esse momento, que histórico e de grande importância para o hospital, onde foi criado uma ferramenta, o Disque CIPA, que é um QR Code, onde eles podem de abrir e fazer um elogio, contar algo que aconteceu com eles, ou que precisa de algum aprendizado na área, para que eles tenham esse acesso e possam crescer como profissional ainda mais. Também temos um momento do cuidado da mente, onde a equipe de psicólogos trabalha conosco, para cuidar da mente de cada profissional. A nossa intenção é que, não só a gente traga um atendimento de qualidade aos nossos usuários, mas também um atendimento de qualidade aos nossos profissionais”, frisou.


“É um projeto crucial para garantir a segurança do trabalhador e do paciente. Hoje nós estamos batendo nessa tecla de que o projeto continue caminhando, fazendo valer a importância dele dentro da unidade, para que todos nós, profissionais da saúde, tenhamos o melhor acesso a essas informações”, destacou Lennon Sampaio, diretor administrativo da unidade. 


Na oportunidade, os colaboradores participaram de uma palestra com psicólogo da unidade, Kayle Rodrigues, sobre a importância do cuidado com a saúde mental, além de dinâmica e roda de conversa sobre autocuidado.


O enfermeiro, Ivanildo José, ressaltou a importância da ação. “A gente sabe que, depois da pandemia, grande parte dos profissionais de saúde, vêm adoecendo. A maioria deles tem problema para dormir, problema de comunicação com a família e sabemos que um profissional doente, ele não cuida. Dentro do Complexo Hospitalar Gentil Filhos temos núcleos, onde temos enfermeiros de segurança de trabalho, enfermeiros da CCIH, voltado pro lado de infecção hospitalar, o NEP, que é o Núcleo de Educação Permanente e todos trabalham juntos para manter sempre o profissional bem assistido e preparado”, finalizou.



Policia Federal mira quadrilha que enviou drogas em barcos à Europa e África; Maranhão era rota 

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (29), a Operação Narco Vela para desarticular organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas, especialmente para o continente europeu e africano, com o uso de equipamentos satelitais e embarcações capazes de atravessar o oceano como barcos e veleiros.

Mais de 300 policiais federais e 50 policiais militares do estado de São Paulo dão cumprimento a quatro mandados de prisão preventiva, 31 mandados de prisão temporária e 62 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 5ª Vara Federal de Santos, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará e Santa Catarina.

Além das prisões e buscas, a Justiça Federal também determinou o bloqueio e apreensão de bens até o valor de R$ 1,32 bilhões.

A investigação iniciou-se a partir de uma comunicação do DEA de uma apreensão de 3 toneladas de cocaína em fevereiro de 2023, dentro um veleiro brasileiro, em alto mar próximo ao continente africano, com a abordagem feita pela Marinha Americana. Outros carregamentos também foram interceptados em águas internacionais pela Guarda Civil Espanhola e Marinha Francesa.

Os investigados poderão responder, conforme suas condutas, pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e integração de organização criminosa.

Fonte: Blog do Gilberto Leda

Flamengo deve escalar time reserva para jogo contra o Botafogo/PB em São Luís 

De acordo com alguns sites nacionais, como o Lance, o Flamengo se prepara para enviar uma equipe alternativa para o confronto contra o Botafogo/PB, que está agendado para a próxima quinta-feira, dia 1 de maio, em São Luís. Essa decisão se deve à intenção do treinador Filipe Luís de promover uma rotação entre os jogadores, proporcionando mais oportunidades para aqueles que têm tido menos tempo de jogo.

Dentre os atletas que podem ter a chance de se destacar, está Matheus Gonçalves, que fez sua estreia em um jogo importante ao entrar na partida contra o Corinthians, nos minutos finais e recebeu boas críticas por sua performance. Além dele, Matheus Cunha está confirmado como titular no gol, substituindo Rossi.

“O Matheus (Cunha) eu vou colocar para jogar, o Rossi precisa de descanso. Há outros (jogadores) que merecem jogar e outros que têm que descansar, sequência muito grande de jogos”, disse Filipe Luís após a goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians, pelo Brasileirão, no último domingo (27).

Além do goleiro Matheus Cunha, confirmado entre os titulares pelo treinador rubro-negro, Matheus Gonçalves pode ganhar oportunidade na equipe que começa a partida contra o Botafogo-PB. O técnico do Flamengo elogiou o jovem após a vitória contra o Timão. Ademais, outros nomes são cotados para ganhar espaço, como Allan, Juninho e Varela.

Por outro lado, é esperado que jogadores fundamentais como Arrascaeta, Pulgar, Gerson e Pedro não façam a viagem para São Luís, dado o desgaste dos últimos jogos. A formação que deve entrar em campo contra o Botafogo/PB tem como provável escalação: Matheus Cunha; Varela, Danilo, Léo Pereira (Léo Ortiz) e Ayrton Lucas; Allan, Evertton Araújo e Matheus Gonçalves (Luiz Araújo); Gonzalo Plata, Michael (Bruno Henrique) e Juninho.

Fraude no INSS: 6 cidades com descontos em mais de 60% das aposentadorias e pensões são do Maranhão 

Um documento da Controladoria-Geral da União (CGU) mostra que cidades no interior de estados do Nordeste eram as que mais concentravam, proporcionalmente, descontos feitos por entidades associativas nas folhas de pagamento de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dos municípios onde foi detectada maior proporção de descontos efetuados nos proventos de beneficiários da Previdência Social, seis estão localizados no Maranhão.

O documento da CGU, de junho de 2024, integra a investigação feita pela Polícia Federal que levou à deflagração da Operação Sem Desconto na semana passada.

Segundo a investigação, descontos não autorizados pelos aposentados e pensionistas podem chegar a R$ 6,3 bilhões de 2019 a 2024 em todo o país.

A CGU identificou, com base nos dados de março de 2024, “19 municípios com 60% ou mais de aposentados/pensionistas que possuem descontos de mensalidades associativas implementados, localizados principalmente no interior de estados nordestinos, com predominância do Maranhão e Piauí“.

Veja a lista e os percentuais de aposentados com valores descontados:

Saiba mais aqui.