quarta-feira, 30 de maio de 2018

“Eliziane é lutadora, corajosa, determinada e na militância pelos direitos sociais”, afirma Cleide Coutinho

Eliziane Gama e Cleide Coutinho são amigas desde os tempos de Assembleia
Legislativa  
Em agenda, nesta semana, em Caxias, a deputada federal e pré-candidata ao Senado, Eliziane Gama (PPS-MA), acompanhada da pré-candidata à deputada estadual, Cleide Coutinho,  em algumas reuniões e destacou o histórico de luta da pré-candidata ao Senado. 

"Desde os tempos de colegas na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, pude ter a oportunidade de conhecer o quanto Eliziane é lutadora, corajosa, determinada e na militância pelos direitos sociais", enfatizou a ex-deputada Cleide Coutinho. 
 
Na oportunidade, Gama visitou programas de rádio e TVs locais da cidade, se reuniu com lideranças comunitárias, religiosas e da juventude. 

"Conversar com a juventude é sempre renovar as ideias para a construção de uma sociedade mais justa e de mais oportunidades para todos", afirmou Eliziane.

por Aline Alencar 
FETAEMA fortalece Adelmo Soares como pré-candidato no Alto-Turi 

Na última semana o pré-candidato Adelmo Soares, ao lado da direção da FETAEMA, com a diretora Lígia Alves e os coordenadores regionais, Ivair Santos e Francisca Chagas, consolidou-se também no Alto Turi


O período de pré-campanha, nas eleições de 2018 tem sido de extrema importância para aqueles que almejam vagas, através do voto popular. No cenário maranhense, o pré-candidato à Assembleia Legislativa do Maranhão, Adelmo Soares, tem despontado como um dos nomes mais fortes para as eleições de outubro próximo.


Nos últimos dias, o pré-candidato, que esteve percorrendo a região do Alto Turi, tem a cada dia firmado sua parceria com os movimentos sociais, e em especial à FETAEMA (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão), a qual tem levado Adelmo Soares para diálogos junto com os STTR's do estado e apresentado com o representante da classe.


No total, dos 21 Sindicatos da região, 18 já declararam apoio ao pré-candidato, que não tem parado. Ao acompanharmos suas redes sociais podemos notar que Soares tem percorrido todo o Estado, de forma incansável, mostrando ao que veio. A região do Alto Turi já é a terceira regional visitada, das 10 que fazem parte da divisão geográfica do Estado, e já possui mais duas programadas para o próximo mês.





Condenados em segunda instancia não podem se candidatar, diz presidente do STF Carmem Lucia 


A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, disse ontem, em evento realizado pela revista Veja que condenados em segunda instância, como é o caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Operação Lava Jato,  não podem se candidatar.

“Direito brasileiro não permite que haja, pela Lei da Ficha Limpa, o registro válido daquele que tenha sido condenado a partir de um órgão colegiado. Juridicamente, é isso que se tem no Brasil”, disse a ministra.

Na semana passada, a presidente do Supremo refutou a possibilidade de que a candidatura de Lula seja bloqueada sem que haja contestação prévia – ou “de ofício”, como se diz no jargão jurídico. “O Judiciário não age de ofício, age mediante provocação”, disse a ministra, em entrevista ao programa Canal Livre, da Band.

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chegaram a discutir nos bastidores a possibilidade de tomar a iniciativa de impedir Lula de ser candidato, para supostamente evitar um impasse durante a campanha.

O PT vai lançar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto no dia 9 de junho, em Belo Horizonte. O ex-presidente está preso em Curitiba desde abril, na sede da Polícia Federal no Paraná.

A ideia é que Lula, encarcerado, grave um pronunciamento para ser exibido no ato de lançamento de sua campanha, em Belo Horizonte. Líder nas pesquisas de intenção de voto, o petista já teve o nome lançado outras vezes, até mesmo em atos regionais. Trata-se de uma articulação combinada para que os holofotes da eleição continuem sobre Lula.

No dia 9 será apresentada uma nova versão da Carta ao Povo Brasileiro, agora voltada para a classe média. O primeiro documento desse tipo foi lançado na corrida eleitoral de 2002, para acalmar o mercado financeiro. (Estadão)

Jair Bolsonaro vem ai para confirmar aliança com Maura Jorge 

Jair Bolsonaro e Maura Jorge: aliança será confirmada no dia 16 de junho 
O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) será o próximo presidenciável a desembarcar na capital maranhense para cumprir agenda de pré-campanha, cujo item mais destacado, além da sua própria apresentação, será a confirmação da candidatura da ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (Podemos), que resolveu ignorar definitivamente o pré-candidato do seu partido, senador Álvaro Dias (PR). Jair Bolsonaro desembarcará em São Luís no dia 16 de Junho, para liderar um ato em que confirmará sua candidatura ao Palácio do Planalto, iniciando uma maratona que percorrerá todo o Nordeste. Ponta de lança do seu movimento no Maranhão, Maura Jorge está articulando a vinda a São Luís caravanas de todo o estado para participar do ato de pré-campanha, dando assim o passo inicial para a “capilarização” do candidato da extrema-direita. Apoiadores de Maura Jorge dizem que a manifestação pró-Bolsonaro será “um grande ato”.
Aulas do IFMA Caxias serão retomadas na próxima segunda-feira 


Em virtude da manutenção da instabilidade no contexto regional e nacional, em decorrência dos protestos que estão ocorrendo por todo o País, o que ocasiona, dentre outros, o desabastecimento nos postos de combustíveis, a Direção Geral do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias comunica que as aulas serão retomadas somente na próxima segunda-feira (4).

A decisão foi tomada, sobretudo, considerando que a unidade do Instituto na Região dos Cocais atende quase dois mil estudantes de Caxias, Aldeias Altas, São João do Sóter, Timon, Teresina, Coelho Neto, Coroatá, Codó, Presidente Dutra, Buriti Bravo, Colinas e Senador Alexandre Costa.

Em relação às atividades administrativas, a Direção Geral informa que serão retomadas na quarta-feira (30). Entretanto, diante do cenário de redução dos serviços, esgotamento dos estoques de combustíveis que afetam, sobretudo, os serviços de transporte que atendem os estudantes, servidores e terceirizados, a Direção orienta que servidores com dificuldades em comparecer ao local de trabalho justifiquem a ausência.

Outra atividade suspensa no Campus foi o cronograma do processo seletivo para ingresso na terceira turma do curso de Especialização em Educação e Ensino de Ciências. Conforme comunicado, a Instituição irá publicar edital de retificação com a alteração dos prazos e datas do seletivo, além da prorrogação do período de inscrições.

Aos estudantes selecionados no Programa de Auxílio Transporte, a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) orienta que a prestação de contas, através de apresentação de recibo, seja realizada após a retomada das atividades institucionais.

O IFMA Campus Caxias continuará acompanhando os acontecimentos. Dessa forma, solicitamos ainda que a comunidade acadêmica acesse o site do Campus e nossas redes sociais diariamente para a atualização de informações.

fonte: IFMA