domingo, 30 de junho de 2013

COPA DAS CONFEDERAÇÕES E AS MANIFESTAÇÕES DE PROTESTOS.

Hoje é a grande final da Copa das Confederações, evento esportivo organizado pela FIFA, entidade máxima que controla o futebol mundial.

No Brasil a Copa das Confederações foi marcada pelas manifestações populares que eclodiram em todas as regiões do pais. No Maranhão os protestos se sucederam na capital e em várias cidades do interior.

Nas maiores cidades do Sul do pais, as manifestações se deram por conta do aumento das tarifas do transporte publico, foram movidas pelos interesses locais e com repercussão direta na população. Dai o movimento ter sido legitimo, excluindo a baderna e a quebradeira contra o patrimônio.

No Maranhão, as manifestações não se deram por conta de aumento de tarifa do transporte publico e sim por questões politicas administrativa em vários municípios. Inclui-se a capital, São Luis, e cidades com grande suporte populacional, como Imperatriz, Caxias, Timon e outras...

Vários foram os pretextos para desencadear os movimentos de protestos em todo o Estado. Haja vista que a desigualdade social é grande. Somando-se a isso vem a corrupção, com esta pratica os recursos públicos são surrupiados, trazendo prejuízos para setores fundamentais em uma administração publica, exemplo: saúde e educação. 

Mas o futebol, grande paixão do brasileiro não sucumbiu diante das manifestações realizadas nas cidades sedes da Copa das Confederações ou melhor a Copa das Manifestações como ficou conhecida em nosso pais o grande evento futebolístico da FIFA.   




O ALVO PRINCIPAL FOI O VEREADOR CATULÉ.

O contra ataque da família Coutinho em resposta aos bombardeios desferidos pelo vereador Catulé em discursos proferidos durante sessões na Câmara Municipal, veio de outro parlamento, o Estadual, através do deputado Rubens Junior. Da tribuna da Assembléia, na quinta-feira(27) o matoense revelou nomes dos aliados da governadora Roseana Sarney que foram nomeados para cargos no Conselho Estadual de Gestão Estratégicas das Politicas Publicas. O nome do advogado: Antonio José de Albuquerque Junior, o Catulezinho, aparece na lista dos contemplados, cujo salário é de R$ 5,8 mil mensais.

Como as denúncias partiram do deputado Estadual, Rubens Junior, supõe-se que ai entra a questão da sucessão estadual marcada para o ano que vem. O deputado matoense sera candidato a Federal apoiado pela família Coutinho em Caxias e nos demais redutos eleitorais onde o grupo politico de Humberto Coutinho faz politica, justificando o provável apoio, dai o motivo dele entrar rasgando, como se diz no jargão popular, contra o vereador Catulé, hoje inimigo politico do ex-prefeito caxiense. O ex-aliado foi o primeiro politico caxiense a declarar apoio incondicional a candidatura de Luis Fernando Silva para governador do Estado em 2014.

Pelo teor das palavras durante o seu pronunciamento na quinta-feira(27), o deputado Rubens Junior atingiu o vereador Catulé, que constantemente vem pregando no parlamento municipal contra a corrupção e a falta de transparência na distribuição dos recursos públicos na administração do prefeito Léo Coutinho. Como Catulezinho não é obrigado a dar expediente de trabalho, o parlamentar Estadual quis mostrar que o Conselho Estadual de Gestão Estratégicas das Politicas Publicas é uma imoralidade e consequentemente uma afronta a sociedade maranhense, por tratar-se do Estado encabeçar a lista de um dos mais pobres da Federação.

Aproximadamente 160 nomes compõem a lista de conselheiros, a maioria são políticos sem mandato eletivo, mas que continuam fiéis aliados da governadora Roseana Sarney.