sábado, 23 de janeiro de 2021

 Dra. Cleide recebe vacina coronavac 

Dra. Cleide Coutinho recebendo a vacina contra a 
Covid-19

Como médica, profissional da saúde e idade acima de 70 anos, como prevê portaria da secretaria de saúde do município de São Luís, Dra Cleide Coutinho compareceu ao multicenter Sebrae, em São Luís, e após rigorosa entrevista foi habilitada para receber a vacina coronavac que previne contra o novo coronavírus. 

“Fiquei encantada com a organização e critérios adotados pela secretaria municipal de saúde e quero parabenizar o prefeito Eduardo Braide pelo trabalho", disse Dra. Cleide. 

Maranhão começa 2021 com aumento de casos e de mortes por Covid-19, diz Ministério da Saúde

Mortes por Cpvid-19 registraram alta nas primeiras semanas 
de 2021, segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde 

O Maranhão é um dos 12 estados que registram aumento do número de mortes por Covid-19, segundo o mais recente Boletim Epidemiológico sobre a doença, divulgado nessa sexta-feira pelo Ministério da Saúde. Ao apresentar alta da taxa de óbitos pela doença no período entre a primeira e a segunda Semana Epidemiológica de 2021, o estado governado pelo comunista Flávio Dino vai na contramão da tendência nacional, que é de estabilidade.

O novo Boletim Epidemiológico sobre a Covid-19 aponta tendência de estabilização com acréscimo de 5% no número de novos casos e queda de 3% no registro de óbitos pela doença. 

Além do Maranhão, o aumento do número de mortes por Covid-19 foi constatado no Piauí, São Paulo, Rondônia, Pernambuco, Alagoas, Pará, Sergipe, Amazonas, Minas Gerais, Tocantins e Roraima.

Comparativo

A Semana Epidemiológica (SE) 2 (10 a 16/1) encerrou com 379.061 novos casos registrados, enquanto na SE 1 (3 a 9/1) foram registrados 359.593 casos. Em relação aos óbitos, a SE 2 encerrou com 6.665 novos registros e a SE1, com 6.906 óbitos. 

O número de recuperados da Covid-19 no Brasil vem crescendo a cada semana, atingindo mais de 87% do total de casos já confirmados. O dado reflete o esforço do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento à pandemia. Ao final da SE 2 de 2021, o Brasil apresentava uma estimativa de 7.388.784 casos recuperados e 856.979 casos em acompanhamento. 

Entre os dias 10/01 e 16/01, o número de novos casos da doença foi de 161.637 no Sudeste, 66.724 no Nordeste, 77.454 no Sul, 32.740 no Centro-Oeste e 40.506 no Norte. O número de óbitos novos foi 3.586 no Sudeste, 865 no Nordeste, 425 no Centro-Oeste, 1.050 no Sul e 739 no Norte. 

O Boletim destaca ainda a redução, estabilização e incremento do registro de casos e óbitos novos de Covid-19 no Brasil, por estado, nesse período. Comparando a SE 2 com a semana anterior, quatro estados brasileiros apresentaram redução no registro de casos: Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe e Mato Grosso do Sul. O aumento ocorreu em 17 estados e no Distrito Federal: São Paulo, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Amapá, Ceará, Piauí, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Tocantins, Goiás, Roraima, Bahia, Amazonas, Maranhão, Rondônia e Acre. A estabilização ocorreu em 5 estados do país: Santa Catarina, Paraíba, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Alagoas. 

Em relação aos óbitos, oito estados e o DF apresentaram redução, enquanto 12 estados, entre eles o Maranhão, registraram aumento e seis apresentaram estabilização.

Em parceria com a prefeitura 2ºBPM realiza operação em Aldeias Altas 


Em parceria com a prefeitura de Aldeias Altas o 2º Batalhão da Polícia Militar de Caxias, realiza a Operação Bairro Seguro que coíbe as práticas criminosas e garante segurança do cidadão.

A ação que aconteceu nesta sexta-feira (22) resultou na prisão de um homem de 21 anos de idade e apreendeu uma arma de fogo. O Comandante do 2ºBPM, Major Kraieski e os policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE), avistaram o suspeito, que ainda tentou empreender fuga, mas foi capturado na Rua da Piçarra no bairro Costa Pinto.

Ainda durante a operação, os policiais realizaram a abordagem e em revista pessoal encontraram 01 (uma) arma de fogo de fabricação artesanal em posse do indivíduo. O conduzido e a arma apreendida foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Caxias.

“Tivemos uma semana atípica em Aldeias Altas com dois assaltos a estabelecimentos comerciais e assaltos pontuais a celulares e motocicletas.  E essas situações não são aceitáveis. O próprio gestor municipal, Prefeito Kedson Lima, nos procurou tentando firmar uma parceria para quê viéssemos mais aqui em Aldeias Altas. E vamos oferecer para a sociedade todo o nosso apoio, teremos reforço policial todos os dias e operações semanais em horários distintos para reforçar o policiamento a população.” disse o comandante do 2º BPM.




Ascom 

Pesquisa aponta queda na aprovação do presidente Bolsonaro 

Nesta sexta-feira (22), uma Pesquisa publicada pelo Instituto Exame/Ideia mostrou que a aprovação da gestão de Jair Bolsonaro despencou de 37% para 26%, maior queda semanal desde o início de seu governo.

A pesquisa apontou como fatores decisivos para a queda de popularidade do presidente o grave cenário de saúde pública em Manaus e a falta de organização no cronograma de vacinação. 45% dos pesquisados avaliam o governo de Jair Bolsonaro como ruim ou péssimo. 27%h o consideram ótimo ou bom. E a maneira como Bolsonaro lida com o seu trabalho de presidente também recebeu 45% de desaprovação, enquanto 26% o aprovam.

Já o trabalho realizado pelo ministro da Saúde, general Pazuello, foi considerado ótimo por 8%, bom por 20%, ruim por 14% e péssimo por 18%. Dos que avaliam positivamente o governo, 69% avaliam o trabalho de Pazuello como ótimo ou bom.

De acordo com os dados, a aprovação do presidente é maior entre os habitantes do Centro-Oeste (36%), enquanto nas outras regiões do país, esse índice varia entre 22% e 27%. 38% dos evangélicos apoiam o governo Bolsonaro; entre os católicos, esse apoio corresponde a 20%. 23% declararam seguir outras religiões.