quarta-feira, 18 de maio de 2022

VIDEO: Prefeitura de São João do Sóter inicia campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças 

A Prefeitura de São João do Sóter deu início às ações de conscientização contra o abuso infantil. O tema é abordado no ‘Maio Laranja’, mês de combate à exploração sexual infantil. Na manhã desta quarta-feira, no Dia Nacional 18 de maio, a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou uma ação integrada com outras pastas para mobilizar a população no enfrentamento à violência sexual de crianças.

Confira no vídeo abaixo: 

Câmara Itinerante e dia "D" fazem parte de programação alusiva ao Maio Laranja  

O Poder Legislativo Caxiense está mobilizado por mais um ano no Maio Laranja, que vivencia o mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As atividades tiveram início na última quinta-feira (12), com a Câmara Itinerante, e seguiram nesta quarta-feira (18) com o dia “D” da campanha.

Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, a Câmara Itinerante foi até à U.E.M. Engenheiro Jadihel Carvalho, no bairro Teso Duro, e promoveu uma palestra, ministrada pela assistente social Gracy Viana Maia, para estudantes e pais.

“Chamamos atenção para as formas de assédio por parte do adulto, e destacamos os meios de proteção e lei para salvaguardar os menores, conforme preconiza o Estatuto da Criança e Adolescente”, explicou a palestrante.

“A Câmara Municipal tem inovado e o presidente Teódulo Aragão se preocupa em desenvolver trabalhos que possam abraçar toda a população caxiense. Essa parceria é boa, pois o esclarecimento e a informação é uma forma de proteção”, declarou a secretária de Educação, Ana Célia Damasceno.

Já este 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi marcado com um evento na Câmara Municipal, presidido pelo vereador Júnior Barros e palestra com Naane Maia, representante do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão.

“Destaco a indicação de projeto de lei aprovada em maio do ano passado nessa Casa Legislativa por unanimidade, proposta pelo presidente Teódulo, que cria o Fundo Municipal de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, que não existia no município de Caxias e que certamente ajudará nessa luta a toda e qualquer violência. Mais uma vez parabenizar essa Casa por estar atenta a esse tema tão delicado e complexo, mas que precisa sim ser debatido”, frisou Naane.

Segundo Júnior Barros, “esta Casa continuará defendendo os interesses da população, seja com audiências públicas ou sessão solene. O legislativo caxiense tem demostrado que nunca se acovardou e nem irá se acovardar em relação a qualquer que seja o tipo de crime”. (Ascom/CMC) 

Mauricio Dantès prestigia evento de encerramento da colheita da safra de grãos na Fazenda Califórnia 

Mauricio Dantès (camisa escura), com a esposa Milena, Lenin
Santana (irmão) e o amigo João na Fazenda Califórnia  

O empresário e pré-candidato a deputado estadual Mauricio Dantès (Agir36) visitou no ultimo final de semana o município de Governador Eugênio Barros. Acompanhado da esposa Milena Furtado, da filha Amanda Beatriz, do irmão Lenin Santana, do assessor Elienai Oliviera e do amigo João, Mauricio Dntès prestigiou a festa de encerramento da colheita da safra de soja, que aconteceu no último sábado (14). na Fazenda Califórnia. 

Ao lado do empresário e produtor rural Hugo Prado, proprietário da Fazenda Califórnia, Dantès conversou com as pessoas presentes no local sobre a importância do agronegócio para o fortalecimento da economia. 

“É uma festa que gosto de participar e todos os anos aqui estou, compartilhando da alegria do empresário Hugo Prado um grande investidor do agronegócio. Não é por acaso que o agronegócio representa hoje um quinto do PIB no Brasil", disse Dantès. 

Empresário e produtor Hugo Prado com o também
empresário e pré-candidato a dep. estadual Mauricio 
Dantès

Da esquerda p/direita: João, Lenin Santana e Mauricio Dantès 


PAES 2022: candidatos já podem acessar o cartão com local de prova 

Medicina do Campus Caxias está entre os cursos mais concorridos neste vestibular 

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Superintendência de Concursos e Seletivos (SUCONS), informa aos candidatos inscritos no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior - PAES 2022, que o link de acesso à confirmação de inscrição com a informação do local de prova já está disponível. 

O vestibular da UEMA irá acontecer no dia 22 de maio (domingo), das 13h às 18h (5 horas de duração), em 20 cidades onde têm campi da UEMA e nas 3 cidades onde têm UEMASUL.

Os 40.240 candidatos inscritos no PAES 2022 devem comparecer aos locais de prova com, no mínimo, 1 hora de antecedência. No dia da prova é obrigatória apresentação de um documento de identificação original com foto.

O certame será aplicado em etapa única e é composto por 60 questões objetivas de múltipla escolha e uma produção textual.

Entre os cursos mais concorridos neste vestibular estão: Curso de Formação de Oficiais Polícia Militar - Feminino, com 180,57 candidatas por vaga; e o Curso de Medicina – Campus Caxias, com 150,55 candidatos por vaga.

Confira o passo a passo para obter o cartão de confirmação de inscrição:

1- acesse: www.paes.uema.br 

2 - clique em PAES 2022

3 - clique em confirmação de inscrição

4 - Faça login com seu CPF e número de inscrição.

Weverton Rocha deseja sucesso a Carlos Brandão em cirurgia e pronta recuperação 


Pré-candidato ao governo, o senador Weverton (PDT) desejou “pronta recuperação” ao governador Carlos Brandão, que viajou ontem a São Paulo para a retirada de um cisto renal.

“Desejo pronta recuperação ao governador Carlos Brandão. Que sua cirurgia seja um sucesso!”, disse Weverton, num gesto nobre e civilizado.

Carlos Brandão afirmou nesta terça-feira (17) que vai se submeter a uma pequena cirurgia, previamente marcada, para retirada de cisto.

“Farei uma pequena cirurgia, fruto de uma recomendação médica. Há anos faço check-up com a mesma equipe e há uns 15 dias, em um exame de rotina, foi diagnosticada a presença de um cisto. Havia a possibilidade de realizar a cirurgia futuramente, mas decidi fazer logo”, disse o governador nas redes sociais.

Dada a simplicidade da cirurgia, após o procedimento, enquanto passa por observação médica, o governador deve seguir com os principais compromissos, e, após alta hospitalar, retornará ao Palácio dos Leões.

“O procedimento, que é simples, será realizado em breve. Nossa gestão continua a todo vapor e seguirei acompanhando todos os compromissos, pois a recuperação será tranquila, graças a Deus. Conto com as orações e boas vibrações de todos”, acrescentou Brandão.

Bolsonaro protocola queixa-crime contra Alexandre de Moraes no STF 

Imirante

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), protocolou na segunda-feira (16), no Supremo Tribunal Federal (STF), notícia-crime contra o ministro da Corte Alexandre de Moraes. Ele pede que sejam investigados supostos crimes de “abuso de autoridade”  praticados pelo magistrado na condução de inquéritos sob sua relatoria.

O chefe do Executivo também pede que o Supremo determine o envio de cópia integral “dos inquérito das fake news, dos atos antidemocráticos e das milícias digitais”.

O chefe do Executivo questiona os crimes dos quais é acusado sobre uma transmissão ao vido ocorrida no dia 29 de julho do ano passado, em que ele fez comentários sobre a segurança das urnas eletrônicas. Bolsonaro aponta que, mesmo depois de a Polícia Federal ter concluído que ele não cometeu crime, continua sendo investigado nos processos.

A principal sustentação da defesa de Bolsonaro é relacionada à falta de acesso ao processo. “Vale frisar que, ao todo, entre o primeiro pedido de vistas e a data de hoje, 16.05.22, foram proferidas, ao menos, trinta e seis decisões com a mesma negativa de acesso a elementos probatórios já documentados e utilizados como fundamento para imposição de medidas cautelares, pessoais e probatórias, contra os investigados; os quais — até o presente momento — só tiveram acesso ao Apenso nº 70 do Inquérito nº 4.781 (fake news), mas não possuem conhecimento sobre os volumes principais ou demais apensos de tais autos”, frisou.

Em grupos de mensagens, Bolsonaro disparou o seguinte texto:

– Ajuizei ação no STF contra o Ministro Alexandre de Moraes por abuso de autoridade, levando-se em conta seus sucessivos ataques à Democracia, desrespeito à Constituição e desprezo aos direitos e garantias fundamentais.

“1- Injustificada investigação no inquérito das Fake News, quer pelo seu exagerado prazo, quer pela ausência de fato ilícito;

“2- Por não permitir que a defesa tenha acesso aos autos;

“3- O inquérito das Fake News não respeita o contraditório;

“4- Decretar contra investigados medidas não previstas no Código de Processo Penal, contrariando o Marco Civil da Internet;

“5- Mesmo após a PF ter concluído que o Presidente da República não cometeu crime em sua live, sobre as urnas eletrônicas, o ministro insiste em mantê-lo como investigado.

“Presidente Jair Bolsonaro.