terça-feira, 3 de novembro de 2020

Wellington Moura lidera corrida eleitoral em São João do Sóter, aponta pesquisa 

Wellington Moura do PDT lidera a disputa eleitoral em S. João do Sóter
com 41,75% de intenções de voto

Pesquisa do instituto MBO sobre a disputa eleitoral no município de São João do Sóter MA (na modalidade induzida) traz o candidato a prefeito Wellington Moura (PDT) com 41,75%; a prefeita e candidata à reeleição Josa Silva (Republicanos) com 37, 25%; e Tairo Rocha (PSDB) com 12,25%.


Não sabe ou não responderam somam 4,75% e nenhum destes 4%.

O levantamento ouviu 400 entrevistados entre os dias 25 e 26 de outubro, tem margem de erro de 3,5% para mais ou para menos, taxa de confiança de 96,5% e está registrado no TSE sob protocolo número MA-06453/2020.

Jotônio Viana

TCE pede providencias de gestores contra os mais de 100 mil servidores públicos que receberam auxilio emergencial no Maranhão 


O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), a Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) e a Controladoria-Geral da União (CGU) enviaram Ofício-Circular aos fiscalizados estaduais e municipais solicitando informações detalhadas sobre as providências que foram adotadas contra os servidores públicos que receberam indevidamente o auxílio emergencial pago pelo Governo Federal para reduzir os impactos socioeconômicos da pandemia causada pelo coronavírus (Covid19).

Levantamento realizado por essas instituições, que integram a Rede de Controle da Gestão Pública no Maranhão, identificou que o Maranhão é o estado em que ocorreu o maior número de fraudes no recebimento do auxílio emergencial, sendo servidores públicos o maior contingente de beneficiados indevidamente com a irregularidade.

Como parte das providências adotadas para o combate imediato a fraudes dessa natureza, as instituições encaminharam aos gestores de todos os órgãos e entidades públicas nas quais esse desvio foi detectado, a relação nominal de todos os servidores participantes da fraude, para a adoção das medidas relativas à devolução do dinheiro recebido irregularmente e a instauração das sanções legais cabíveis.

Agora os gestores têm o prazo improrrogável de quinze dias para enviar por meio eletrônico as informações solicitadas pelas instituições. O não atendimento a essa solicitação acarretará as punições previstas no ordenamento jurídico relativas à má gestão dos bens e recursos públicos.

Um cruzamento de dados feito pela CGU (Controladoria-Geral da União) em agosto identificou 680.564 servidores que receberam o auxílio emergencial de R$ 600 de forma irregular até 19 de julho. O Maranhão lidera o ranking de servidores que receberam irregularmente, com quase 103 mil servidores estaduais e municipais do estado receberam indevidamente o auxílio emergencial do governo federal.

Justiça Eleitoral indefere candidatura de Paulo Marinho a Câmara Municipal de Caxias 


A Justiça Eleitoral indeferiu com recurso o registro de candidatura de Paulo Marinho (PSDB), ex-prefeito de Caxias, que pretendia disputar o pleito deste ano para o Legislativo municipal.

A decisão, proferida na segunda-feira (02), foi assinada pela juíza Marcela Santana Lobo, da 4ª Zona Eleitoral. A determinação da magistrada atende a um pedido ajuizado pelo PCdoB (Partido Comunista do Brasil), encabeçado pelos advogados Anderson Medeiros Soares e James Lobo de Oliveira Lima.  

Confira na íntegra a sentença da juiza Marcela Lobo que barrou a tentativa de candidatura do ex-prefeito Paulo Marinho (aqui).

Fiocruz estima iniciar a vacinação contra a covid-19 em março de 2021 


Até março de 2021 acontecerá a imunização contra a Covid-19 com a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em agosto, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinou um acordo para transferência de tecnologia e produção dessa vacina no Brasil. Segundo a presidente da Fundação, Nísia Trindade, a produção deve começar entre janeiro e fevereiro. 

“A nossa expectativa é que possamos encaminhar todo esse processo da vacina que precisa ter a validação da pesquisa. Entre os meses de janeiro e fevereiro estaremos iniciando a produção. Todo trabalho acompanhado pela agência Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e, assim, temos toda a esperança que possamos, no primeiro trimestre de 2021, iniciar esse processo de imunização, como um dos instrumentos importantes para que nós possamos lidar com essa pandemia e todos os impactos na nossa sociedade”, disse Nísia.

Blog da Silvia Teresa