quinta-feira, 4 de junho de 2020

Mulheres ultrapassam homens em número de casos de Covid-19 em Caxias
Dados apontam que 174 mulheres haviam recebido diagnostico positivo para doença, o que representa 50,1% do quantitativo total 


Os dados de quarta-feira (3), divulgados na plataforma online de monitoramento do avanço do coronavírus no município, mostram uma mudança no perfil de casos confirmados com a doença em Caxias.
De acordo com os dados, 174 mulheres haviam recebido diagnóstico positivo para doença, o que representa 50,1% do total de 347 infectados. Entre os homens, houve o registro 173 casos confirmados, representando 49,9% do total.

PERFIL DOS CASOS - POR IDADE
Ainda pela plataforma online, é possível acompanhar o perfil de casos confirmados por idade. Até essa ontem, pessoas entre 30 e 39 anos continuam sendo maioria dos infectados.
Noca
Dia Mundial do Meio Ambiente: incentivo a reciclagem continua no Maranhão 
Saiba como cuidar dos resíduos recicláveis em época de pandemia 


Incentivar a destinação correta dos resíduos sólidos e proporcionar sustentabilidade é o grande objetivo do projeto de reciclagem da Equatorial Maranhão, que já existe há quase 10 anos. Por meio dele, muitos benefícios já foram alcançados desde o seu lançamento em 2011, quando se chamava Ecocemar. O projeto compõe a plataforma de sustentabilidade da distribuidora, e passou a ser chamado de E+ Reciclagem desde o final de 2019.

Além de dar a destinação correta dos resíduos sólidos recicláveis e evitar que mais lixo seja descartado no meio ambiente, o E+ Reciclagem proporciona desconto na conta de energia, de acordo com a quantidade e tipo de material reciclável. O desconto pode ser aplicado na conta do cliente ou pode ser doado a uma instituição filantrópica.

Enfrentamento da Covid-19

Por conta da pandemia de coronavírus, os postos de reciclagem estão fechados ainda sem previsão de retorno para a coleta dos clientes. Mas, para continuar mantendo o hábito da sustentabilidade, a dica é: mantenha a separação dos seus resíduos corretamente (limpos e secos), desta forma você continua a contribuir com o meio ambiente e poderá reciclar logo que os postos retornarem ao funcionamento. Uma dica para essa tarefa é: desmonte as embalagens de papelão, junte tudo de maneira que você consiga acomodá-las sem tomar muito espaço dentro de casa.  Lembre-se de levar o número da conta contrato da sua casa ou, se preferir, no posto do E+ Reciclagem você pode escolher uma das instituições para a qual deseja doar o bônus.

Hoje, a Equatorial Maranhão conta com 14 postos de coleta do E+ Reciclagem espalhados pelo Maranhão nas seguintes localidades: 9 em São Luís, 3 em Imperatriz, 1 em Caxias e 1 em Timon.

E+ Reciclagem de mãos dadas com o meio ambiente

As pessoas que decidiram aderir à coleta seletiva por meio do E+ Reciclagem são as principais responsáveis pela contribuição à sustentabilidade das nossas cidades. Já são mais de 190 mil clientes cadastrados em quase 10 anos de existência do projeto. Essas pessoas reciclaram mais de 28 mil toneladas dos diversos tipos de materiais aceitos, como o papel, plástico, metal, embalagens Tetra Pak e óleo de cozinha.

Os resíduos se converteram em descontos na conta de energia de muitas casas e instituições sem fins lucrativos, somando quase um milhão e meio (R$1.487.792,48) de reais em descontos em contas de energia. A exemplo da Fundação Antônio Jorge Dino, em São Luís, que já recebeu mais de 11 mil reais de desconto na conta de energia, ao longo desses anos.

Mais de 19 mil toneladas de papel foram recicladas, isso equivale a 786.556 árvores que deixaram de ser cortadas e proporcionou a economia de 629.245 metros cúbicos de água. E as mais de 6 mil toneladas de plástico recicladas ajudaram a economizar 34.934 Megawatt hora de energia elétrica.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
Eleições 2020: TSE autoriza convenções partidárias virtuais para as eleições deste ano  


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou nesta quinta-feira (4) a realização de convenções partidárias de forma virtual pelos partidos nas eleições municipais de 2020, em razão da pandemia do coronavírus. 

Segundo a decisão, os partidos têm autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem necessárias para as convenções. 

É nessas reuniões que os partidos definem os candidatos a prefeito e a vereador. As convenções, pelo calendário eleitoral, devem ser realizadas entre 20 julho e 5 de agosto. A eleição está marcada para outubro. 

O tribunal respondeu a uma consulta feita por parlamentares. As convenções deverão seguir as regras e procedimentos já definidos pela Justiça Eleitoral. 

O relator, ministro Luís Felipe Salomão, decidiu submeter os questionamentos ao plenário do TSE. 

Um parecer elaborado pela área técnica da Corte afirmou não haver impedimento jurídico para a realização de convenções partidárias de forma virtual. 

Ainda não há a confirmação, por causa da pandemia, de que as eleições municipais serão realizadas de fato em outubro. Por enquanto, a data está mantida. No início de maio, antes de tomar posse como presidente da Corte, o ministro Luís Roberto Barroso afirmou que havia a possibilidade de adiamento. No entanto, Barroso se disse contra o prolongamento dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores. 

A mudança na data depende do Congresso. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem defendido que o adiamento, se for feito, seja no máximo até dezembro. Ele também é contra prorrogar mandatos. 

Fonte: G1como fazer uma loja virtual
Aumento dos casos de Covid-19 em São João do Sóter é preocupante...




"Recebi um ótimo tratamento", relata paciente recuperado da Covid-19 no Hospital Macrorregional de Caxias 

Erivélton Viana recebeu alta na segunda-feira, dia 1º 
“Eu recebi um ótimo tratamento. Mesmo com o misto de sentimentos por causa do cuidado extremo e necessário com o vírus, os profissionais de lá me passavam calma”. Foi o que disse o paciente Erivelton Cardoso Viana, de 28 anos, após ter alta médica do Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, na segunda-feira (1), em razão da infecção pelo coronavírus. A unidade conta com 23 leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 e já deu alta a outros três pacientes, além de Erivelton.  

“Com o avanço do coronavírus da Grande Ilha para o interior, foi de suma importância termos elaborado um plano de contingência logo no início da pandemia. Se hoje podemos usufruir de uma estrutura com mais de 1.600 leitos em todo o estado, é por causa da contínua preocupação em trabalhar para o bem-estar das pessoas. Além da ampliação no número de leitos, para salvar vidas o Governo também investe em profissionais capacitados”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 

Erivelton recebeu o diagnóstico no último dia 28 de maio, via teste sorológico que apresentou reagente para IgM, indicando uma infecção recente. Natural do município de Matões, ele precisou ser transferido para o Hospital Macrorregional de Caxias em decorrência da sua dificuldade respiratória e também por precaução, caso apresentasse agravo. 

O paciente acrescentou dizendo que o único sintoma foi falta de ar moderada. “Não conseguia dormir, acordava sem ar. Às vezes respirava só pela boca e ainda com dificuldade”. Erivelton afirmou ainda que continuará seguindo as recomendações médicas para, em breve, estar com a saúde plena novamente. “Ainda sinto uma leve pressão no peito, mas tenho fé que este vírus vai sucumbir”, asseverou. 

Jorgilia Reis Cantanhede, de 82 anos 
Quem também se recuperou do Covid-19 em Caxias foi a dona Jorgília Reis Cantanhede, de 82 anos, natural de Bacabal. Segundo o neto dela, Maurício Conceição, de 21 anos, com a alta médica a apreensão deu lugar à alegria. “Ela recebeu diagnóstico no dia 23 de maio, e dois dias depois foi transferida para Caxias por causa da constante falta de ar. Quando chegamos em casa, a família e os vizinhos a receberam com festa. Eu fiquei muito feliz e agradeço a Deus pela recuperação da minha avó”, declarou. 

De acordo com o diretor geral do hospital, Jefferson Coutinho, dos 23 leitos exclusivos para enfrentamento do Coronavírus, 13 são de enfermaria e 10 de UTI. “Fizemos o treinamento de pessoal, além de novas contratações. Tudo isso para oferecermos uma boa assistência e estrutura adequada destinada ao tratamento de pacientes com perfil de média e alta complexidade”, comentou. 

Também foram inseridos na equipe multiprofissional 50 novos técnicos de enfermagem, 10 enfermeiros, 12 fisioterapeutas, 2 maqueiros, além de 4 profissionais de limpeza. Além disso, foi criado um novo fluxo de entrada e saída para as ambulâncias, tudo para resguardar os demais pacientes internados em tratamento contra outras enfermidades. A estrutura começou a receber pacientes infectados no dia 24 de maio, quando se tornou referência para os municípios da região.

SECOM/MA 
Detran-MA começa agendamento prévio para atendimento presencial


O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) deu início ontem (03) ao agendamento prévio para o atendimento aos usuários que terá inicio no dia 08 de Junho. A ação é uma das medidas da Direção Geral do Órgão, para garantir mais segurança sanitária aos funcionários e usuários durante este período de pandemia. O primeiro dia registrou quase 3 mil agendamentos entre sede, postos avançados e Ciretrans.

Para fazer o agendamento de serviços do Órgão, basta acessar o endereço www.detran.ma.gov.br, clicar na opção “Agendamento”, na coluna direita do computador, escolher a cidade e o posto mais próximo, o serviço desejado e a data e horário adequados. Confirmando o agendamento, o usuário deverá seguir as orientações para preencher o formulário de cadastro e criar uma senha de acesso ao serviço. O agendamento também pode ser realizado, por telefone. Veja abaixo a lista de telefones para agendar, também disponível no site do órgão.
O usuário deverá comparecer ao local do serviço, no dia e horário agendados, com a comprovação do seu agendamento, documento pessoal com foto, além do uso obrigatório de máscaras e respeito ao protocolo de distanciamento social estabelecido.
O expediente para o público volta a funcionar a partir de segunda-feira (08), na sede, nos postos de atendimento e nas 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) existentes.

Telefones para agendamento prévio:
CTR/POSTOTELEFONECTR/POSTOTELEFONE
Detran Sede
Posto Calhau
Posto BR
(98)3089-1514 ou 080038015148ª Pinheiro(98) 98894-6020
Posto Paço do Lumiar(98)3237-64929ª Santa Inês(98)99228-3855
1ª Imperatriz(99) 99132-771710ª Timon(99)98802-0446
2ª Caxias(99)98848-447911ª Açailândia(98)99222-0601
3ª Codó(99) 3661-129912ª Presidente Dutra(99)98802-8664
4ª Balsas(99)98802-858513ª Barrado Corda(99)98802-8800
5ª Bacabal(99)3621-067214ª Grajaú(99)98817-5683
6ª Chapadinha(98)98885-274115ª São João dos Patos(99)3551-2767
7ª Pedreiras(99)98420-3451