sexta-feira, 30 de abril de 2021

Cleide Coutinho prega união e diz que não passa de especulação seu nome para vice: "nem fui consultada" 

A deputada Cleide Coutinho (PDT) refutou especulações dando conta de que será vice na chapa de governador em 2022. Ela afirmou sentir-se honrada com a especulação do seu nome para compor uma eventual chapa à sucessão estadual.

“Estas notícias são meras especulações, pois não é o momento para discutir sucessão estadual como bem definiu nosso governador Flávio Dino. Nunca me coloquei como candidata em qualquer chapa majoritária e nem fui consultada pelas nossas principais lideranças para desempenhar esta missão”, afirma Cleide em nota enviada ao blog do John Cutrim

A viúva do ex-deputado Humberto Coutinho diz que é soldada do PDT e da liderança maior do partido, o senador Weverton. Ela fez questão de ressaltar a amizade e respeito que tem pelo governador Flávio Dino, o líder do grupo, e defendeu a unidade em 2022.

“Informo que como a segunda deputada estadual mais votada da atual legislatura, sou uma soldada do Partido Democrático Trabalhista (PDT), e da nossa liderança maior Senador Weverton Rocha, assim como do nosso governador, meu dileto amigo Flávio Dino. Tenho profunda admiração e amizade com o Vice-Governador Carlos Brandão e minha maior certeza é que a união destas lideranças será decisiva para construir nossa vitória em 2022”, assinala.

“Como ensinava meu saudoso e querido Humberto Coutinho, é sempre honroso ser lembrado para qualquer missão, e, como sempre, estarei à disposição para qualquer missão política que nossas lideranças me confiarem, hoje e sempre!”, finaliza.

Transcrito do Blog do John Cutrim 

“Estas notícias são meras especulações, pois não é o momento para discutir sucessão estadual como bem definiu nosso governador Flávio Dino. Nunca me coloquei como candidata em qualquer chapa majoritária e nem fui consultada pelas nossas principais lideranças para desempenhar esta missão”, afirma Cleide em nota enviada ao blog do John Cutrim.

Flavio Dino anuncia nova remessa de doses da vacina 

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) realizou nesta sexta-feira, 30, mais uma coletiva sobre panorama e novas medidas de enfrentamento ao coronavírus no Estado.

Durante a apresentação, Flávio destacou a parceria da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão na sensibilização e mobilização dos municípios. “Quero agradecer as prefeituras maranhenses, lideradas pela Famem, e agradecer as equipes do Governo do Estado lideradas pelo secretário de estado da saúde, Carlos Lula, pelas unidades regionais de saúde, que estão nos territórios, ajudando que nós tivéssemos, essa melhoria no desempenho na ação”, disse o governador Flávio Dino.

Nova remessa ao Maranhão está prevista para sábado, 1º de maio, com um carregamento de 10 mil doses de Pfizer para São Luís. O novo público-alvo no estado está incluído grávidas com comorbidades e pessoas com síndrome de down.

O chefe do executivo anunciou que os municípios só receberão novas doses se alcançarem 80% de doses aplicadas, medida que começa a valer na próxima segunda-feira, 3. As outras medidas continuam em vigor.

Caxias registra 07 mortes por Covid-19 em 24 horas 

Saulo Cunha e Francisco Marques estão entre as 07 vitimas fatais
por Covid-19 registradas ontem em Caxias 

Caxias registrou nas ultimas 24 horas mais sete mortes por covid-19. Entre as vitimas estão Saulo Cunha e Francisco Marques (foto), de 54 anos, professor da rede municipal e estadual de ensino. 

Com os 07 óbitos registrados ontem (29), Caxias soma agora 321 vitimas fatais do novo coronavírus desde o inicio da pandemia em março de 2020. 

Do total de 10.242 casos confirmados da doença, 9.010 pessoas conseguiram se recuperar e 77 pacientes estão internados. 

TCE inicia fiscalização dos municípios que menos vacinaram contra a Covid-19 no Estado 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) está fiscalizando e multando os municípios que apresentaram menores percentuais de cobertura na campanha de vacinação contra a Covid-19.

Dos 217 municípios maranhenses, 190 elaboraram e encaminharam seus Planos de Vacinação. Desse total, 151 atendiam aos requisitos do Plano Estadual de Vacinação e nove não responderam sobre a adequação ao Plano. Até o momento, oito cidades não encaminharam o questionário, dentre elas, Axixá, Buriti, Davinópolis, Godofredo Viana, Itinga do Maranhão, Lago Verde, Pinheiro e Santana do Maranhão.

De acordo com o painel de vacinação, o município de Araioses foi o que menos vacinou. Os dados apontam, ainda, que 119 municípios não publicaram seus Planos nos portais da transparência. Já os municípios de Afonso Cunha, Alto Alegre do Pindaré, Axixá, Brejo de Areia, Buriti, Buriti Bravo, Cedral, Centro Novo, Chapadinha, Godofredo Viana, Monção, Porto Rico do Maranhão, São Francisco do Brejão e São Francisco do Maranhão, não publicaram os Planos nos portais nem encaminharam ao Tribunal.

Ainda, segundo o levantamento, cerca de 69 municípios não estão divulgando os critérios de priorização e 93 não estão promovendo campanhas sobre a importância da vacinação, o que torna precário o processo de informação na maioria das cidades.