quinta-feira, 26 de junho de 2025

Catulé Junior é eleito 3º vice-presidente da Alema 

O deputado estadual Catulé Júnior (PP) foi eleito, nesta quinta-feira (26), novo 3º vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, assumindo a vaga deixada por Hemetério Weba (PP), que teve o mandato cassado. Logo após o resultado, o parlamentar foi empossado no cargo.

Catulé (foto acima) venceu com 31 votos, contra 9 obtidos por Fernando Braide (Solidariedade), consolidando seu favoritismo e a força da base do governador Carlos Brandão (PSB) dentro do parlamento estadual.

A candidatura de Catulé teve o apoio declarado da presidente da Casa, Iracema Vale (PSB), da deputada Helena Duailibe (PSB) e da bancada do PP. A saída de Arnaldo Melo da disputa interna também facilitou a construção da maioria em torno do nome do parlamentar.

Do outro lado, Braide se apresentou como nome da oposição e contou com o apoio do deputado Othelino Neto (Solidariedade), que chegou a pedir o indeferimento da candidatura de Catulé, alegando desequilíbrio na proporcionalidade da representação de partidos e blocos no comando da Casa. O pedido foi rejeitado e a disputa foi mantida no voto.

O resultado foi mais uma demonstração de força da base aliada de Brandão.

2ª Caxias Agro Expo terá programação voltada ao fortalecimento do agronegócio local e regional com apoio da Faema, Senar e Sebrae

Evento inovador leva vitrine do agronegócio local para área de shopping e aposta em oportunidades de negócios e de capacitações para atrair público rural.

Entre os dias 26 e 28 de junho, o Caxias Shopping sedia a 2ª Caxias Agro Expo, evento realizado pela Two Mídia e Caxias Shopping Center. O Sistema Faema/Senar, o Sindicato dos Produtores Rurais de Caxias e o Sebrae são parceiros da feira e juntos promoverão ações de capacitação, empreendedorismo e valorização do produtor rural.

No Espaço Juntos pelo Agro, haverá atividades que trarão orientação e oficinas práticas voltadas ao pequeno produtor. A programação proposta pelas instituições inclui ainda cursos de Formação Profissional Rural, palestras, oficinas práticas, consultorias, encontros técnicos e atividades voltadas à inclusão produtiva de mulheres no campo. As capacitações acontecem no Espaço do Conhecimento, um auditório ao lado dos estandes institucionais.

O Sebrae vai ofertar palestras sobre “Estratégias Financeiras para o Agronegócio” ; “Potencial Econômico e Social do Coco Babaçu: Cenários e Caminhos“; “Agronegócio 4.0: Gestão Eficiente e Inovações Disruptivas para o Campo”. “Nossos consultores também estarão a disposição para orientar e atender os empreendedores rurais”, promete o gerente do Sebrae em Caxias, Stenio Piheiro.

Entre os destaques da programação, do Sistema Faema/Senar e do Sindicato dos Produtores Rurais, estão os cursos gratuitos de pilotagem de drones para aplicações agrícolas e análise e classificação de grãos. 

“O Senar Maranhão tem reforçado sua atuação com formações voltadas à inovação no agro. Em Caxias, teremos uma programação robusta e pensada para gerar impacto direto nas propriedades rurais”, destaca o superintendente do Senar, Luís Figueiredo.

Para o presidente do Sindicato Rural de Caxias, Bené Moura, o evento consolida a cidade como polo regional. “Caxias vive um novo momento no agro. A feira é a vitrine dessa transformação e mostra a força do nosso produtor rural”, destaca.

Encontros de Produtores Rurais e Regional de Mulheres do Agro


No dia 28, duas programações ganham destaque: o 2º Encontro de Produtores Rurais de Caxias e Região e o 2º Encontro Regional de Mulheres do Agro, com palestras sobre gestão, tecnologia, empreendedorismo e políticas públicas voltadas ao campo.

Para o presidente da Faema, Raimundo Coelho, a Caxias Agro Expo é exemplo de como a união entre entidades pode gerar resultados efetivos. “Nosso compromisso é com um agro forte, sustentável e inclusivo. A força do Maranhão rural passa por eventos como esse”, acredita.

A coordenadora geral da feira, Leninha Aragão, reforça o papel do evento como articulador de negócios e inclusão. “Vamos oferecer conhecimento técnico, oportunidades de networking e destacar as mulheres que estão transformando o setor com inovação e liderança”, disse.

 Fé, liderança e propósito: Orleans Brandão prestigia encontro da Igreja Assembleia de Deus


Em um ambiente marcado por fé, comunhão e compromisso com a verdade, o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, participou da abertura da 2ª Assembleia Geral Extraordinária da Convenção Estadual da Assembleia de Deus no Maranhão (CEADEMA), realizada na noite de terça-feira (25), no município de Coelho Neto. O evento acontece entre os dias 25 e 27 de junho, com o tema “O Arrebatamento e a Responsabilidade Pastoral na Proclamação da Verdade”.

“O Governo do Estado reconhece a força e o impacto social da Igreja Assembleia de Deus em todo o Maranhão. O trabalho espiritual, social e comunitário desenvolvido pela igreja tem alcançado vidas e gerado frutos que impactam diretamente na construção de um estado mais justo, ético e solidário. Um exemplo disso é a contribuição ativa das igrejas no programa Maranhão Livre da Fome, em que vocês foram canal para acessar as famílias”, afirmou Orleans ao falar aos participantes do encontro.

A programação contou com momentos de oração, louvores, apresentações teatrais e ministrações voltadas à reflexão espiritual e ao fortalecimento da missão pastoral na preparação da Igreja para o arrebatamento bíblico. O encontro reuniu centenas de líderes e fiéis de comitivas de diversas regiões do estado.

A solenidade de abertura também contou com a presença da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, dos deputados estaduais Pastor Gil e Mical Damasceno, do prefeito de Coelho Neto, Bruno Silva, além de autoridades locais, membros da igreja e representantes da sociedade civil.

O pastor Francisco Raposo, presidente da CEADEMA, agradeceu a presença das autoridades e reforçou a relevância do momento para o ministério pastoral no estado. “Vivemos tempos que exigem firmeza na doutrina, responsabilidade no chamado e coragem para proclamar a verdade do Evangelho. A presença das autoridades aqui hoje representa o reconhecimento da importância da igreja na sociedade. Agradeço a todos que vieram somar e abençoar este momento tão especial. Contem com nossas orações”, declarou o pastor.

A Igreja Assembleia Geral segue até o dia 27 de junho, com uma intensa programação de pregações, estudos bíblicos e atividades voltadas à capacitação de líderes.

Veja como votaram os deputados do Maranhão na derrubada do IOF 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (25) uma proposta que derrubou dois projetos do governo Lula (PT) que aumentam o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Foram 383 votos a favor de derrubar o projeto contra 98 contra. 30 deputados estavam ausentes.

Com a aprovação na Câmara, o texto segue para o Senado Federal, onde há a previsão de votação ainda nesta quarta. O texto entrou na pauta da sessão do plenário desta quarta-feira (25/6) por determinação do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). A decisão surpreendeu tanto o governo quanto parlamentares de oposição.

Foram 14 deputados que votaram pela derrubada do aumento – Aluísio Mendes (Republicanos), Duarte Júnior (PSB), Detinha (PL), Josimar de Maranhãozinho (PL), Allan Garcês (PP), Pedro Lucas (União), Pastor Gil (PL), Cléber Verde (MDB), Fábio Macedo (Podemos), Josivaldo JP (PSD), Júnior Lourenço (PL), Márcio Honaiser (PDT), Juscelino Filho (União) e Marreca Filho (PRD) – Dois votaram contra o projeto e mantendo o aumento do IOF – Rubens Júnior (PT) e Márcio Jerry (PCdoB) – e dois não votaram – Hildo Rocha (MDB) e Amanda Gentil (PP).

A aprovação do PDL marca mais um capítulo na crise entre Executivo e Legislativo, em que parlamentares rejeitam as medidas fiscais propostas pelo governo para cumprir a meta fiscal e garantir déficit zero. Para tenta contornar o imbróglio, o governo apostou na liberação de emendas parlamentares. O montante de verbas empenhadas passa de R$ 1,7 bilhão.

O texto, que teve a relatoria do deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO), objetiva derrubar os decretos recentemente editados pelo governo federal que tratam das alíquotas do IOF. O Executivo já havia recuado de parte das medidas e revisado as mudanças, mas o Congresso seguiu insatisfeito e passou a defender a derrubada total.

Veja como votaram os deputados do Maranhão