sábado, 19 de julho de 2025

EUA revogam vistos de Flávio Dino e mais sete ministros do STF 

O Governo dos Estados Unidos anunciou o cancelamento do visto da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi confirmada logo após o ministro Alexandre de Moraes ter determinado que o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), utiliza tornozeleira eletrônica e cumpra outras sanções.

Além de Moraes, também tiveram vistos cancelados os ministros: Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flavio Dino, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Gilmar Mendes.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado, Marco Rubio, em rede social. “Ordenei a revogação de visto para Moraes e seus aliados na corte, assim como para familiares diretos, imediatamente”, disse.

A justificativa formal para anular os vistos, segundo divulgado pela Casa Branca, foi que as pessoas atingidas se enquadram em situação que “possivelmente teria consequências adversas e graves para a política externa dos EUA”.

Colaboradores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias participam de ação de saúde

Os colaboradores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias – SAAE deram uma pausa na rotina de atividades, nessa sexta-feira (18), para uma conversa bem importante: a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, e das hepatites virais. 

A ação de saúde faz parte das Campanhas Julho Verde e Julho Amarelo de conscientização sobre a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, e combate à desinformação sobre as hepatites virais.

De acordo com o diretor-geral do SAAE Caxias, Evimar Barbosa, cuidar da saúde dos colaboradores é uma prioridade. “O SAAE, como uma empresa pública, tem a sua responsabilidade social também com os seus colaboradores e não poderia deixar de aderir a essa campanha nacional, que chega aos municípios. Então, estamos aqui, exatamente, acompanhando essa etapa, tendo esse cuidado com os nossos colaboradores, porque, afinal de contas, prestamos um serviço que atende toda a população", afirmou.

O médico Vicente Brito também destacou a importância de iniciativas como essa no ambiente profissional. “É uma campanha dedicada à prevenção do câncer de cabeça e pescoço. O público-alvo são os homens, pois, segundo as estatísticas, é o grupo mais atingido. De 2023 a 2025 foram detectados mais de 7 mil casos, sendo mais de 6 mil em pessoas do sexo masculino. O tabagismo, o álcool e o HPV são fatores de risco. E quanto antes for diagnosticado, maior a chance de cura, podendo chegar a 90%”, esclarece.

As campanhas Julho Verde e Julho Amarelo são reconhecidas nacionalmente por ampliar o debate sobre doenças que atingem milhares de brasileiros todos os anos, como os diferentes tipos de hepatites e os cânceres que acometem a região da cabeça e pescoço, muitas vezes diagnosticados tardiamente por falta de informação.

Nós ficamos satisfeitos e felizes pela gestão estar proporcionando esse conhecimento voltado para a prevenção. A gente só tem a agradecer e desfrutar dessa oportunidade de agregar conhecimento e buscar meios de se prevenir. Por exemplo, eu vim saber hoje que existe essa possibilidade de câncer no pescoço. Então, é uma grande conquista, é um esclarecimento fundamental para nossas vidas”, elogia o colaborador do SAAE Caxias, Wilson Vieira. 

Para o colaborador Ilzamar Santos, receber uma palestra sobre um tema tão relevante ajuda a levar conhecimento para além do ambiente de trabalho. “Para mim foi de grande valia, porque, com essas palestras, a gente tem uma orientação para se cuidar melhor. E aqueles que, por exemplo, não estão aqui hoje, a gente já pode levar o assunto para eles”, enfatiza.  

Mais uma ação do SAAE Caxias que reforça o seu papel como instituição comprometida não apenas com o saneamento básico, mas também com a saúde, a valorização e a qualidade de vida dos seus colaboradores.




Prefeito Gentil Neto prestigia encontro da Federação União Progressista em São Luis e reforça apoio a Orleans e André Fufuca  e à reeleição de Amanda Gentil 

O prefeito de Caxias, Gentil Neto (PP), prestigiou o encontro político promovido pela Federação União Progressista, nesta sexta-feira (18), em São Luís, para declaração de apoio à pré-candidatura do secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, a governador. Gentil Neto reforçou o apoio não só a Orleans, mas também à pré-candidatura do ministro do Esporte, André Fufuca, ao Senado Federal, e à reeleição da deputada federal Amanda Gentil.

Bastante cumprimentado pelas lideranças políticas presentes, Gentil Neto fortaleceu o diálogo e alinhou ideias com outros prefeitos, representantes do governo estadual e com parlamentares em prol do povo caxiense e de todo o Maranhão. “O União Progressista não apoia por conveniência, apoia por compromisso com o Maranhão que dá certo. É por isso que estamos juntos com Orleans Brandão, André Fufuca e Amanda Gentil “, declarou o prefeito de Caxias.

Ele defendeu o estreitamento das parcerias com os líderes do seu campo político, de modo a favorecer o desenvolvimento de Caxias. “É uma alegria muito grande participar deste grande encontro do nosso partido, que tem trabalho e compromisso com o futuro da nossa cidade. Estamos aqui também para começar a trilhar o futuro do nosso Maranhão”, ressaltou.

Gentil Neto reafirmou o seu apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão, que, segundo ele, dará continuidade ao grandioso trabalho realizado pelo governador Carlos Brandão. Ele também defendeu a pré-candidatura do ministro André Fufuca ao Senado, para viabilizar muito mais parcerias, com foco no desenvolvimento de Caxias. O prefeito destacou, ainda, a importância de garantir as reeleições da deputada federal Amanda Gentil e da deputada estadual Daniella e fez questão de enaltecer a liderança do ex-prefeito e atual secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Fábio Gentil.

Convite

Gentil Neto aproveitou o momento para convidar oficialmente vários líderes políticos para participar da comemorações do aniversário de 202 anos da Adesão de Caxias à Independência do Brasil, cuja programação acontecerá entre os dias 31 de julho e 1º de agosto.

Aterro sanitário

Em outra agenda positiva na capital, Gentil Neto, se reuniu com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Pedro Chagas, para pedir a celeridade da construção do tão esperado aterro sanitário de Caxias. O prefeito reforçou a necessidade de emissão da licença prévia para execução da obra, para por fim ao lixão da cidade.


Blog do Daniel Matos