sexta-feira, 18 de julho de 2025

Com apoio de Ricardo Rodrigues, Felipe Camarão lidera intenção de voto em Caxias 

O vice-governador do Maranhão, Felipe  (PT), aparece como o nome mais lembrado pelos eleitores de Caxias em recente pesquisa de intenção de votos para as eleições de 2026. Com 15,25% das intenções de voto, Felipe supera os demais nomes da disputa, mesmo sem ser, até o momento, o candidato oficialmente apoiado pelo governador Carlos Brandão.

Entre os caxienses, Camarão tem conquistado espaço político significativo, especialmente com o apoio do vereador Ricardo Rodrigues,  parlamentar atuante da cidade e com forte penetração popular. Ricardo tem defendido publicamente o nome de Felipe como uma alternativa segura e coerente para a continuidade de políticas sociais e educacionais no estado.

Na pesquisa estimulada, Felipe Camarão lidera com 15,25%, seguido por:

- Lahesio  Bonfim – 10,75%

- Orleans Brandão – 9,75%

- Eduardo Braide– 9,50%

- Nenhum / Branco / Nulo – 10,25%

- Não sabe / Não opinou – 44,50%

Mesmo diante de um cenário marcado por indefinição — com quase metade dos entrevistados ainda sem opinião formada —, o nome de Felipe já desponta como símbolo de expectativa por renovação com responsabilidade.

Felipe Camarão tem construído uma imagem de gestor comprometido com resultados. Ex-secretário de Educação e hoje vice-governador, sua atuação no programa Escola Digna, além da sua presença ativa em pautas sociais, o colocam como um dos quadros mais técnicos e populares do atual governo.

Seu nome é ventilado como uma possível opção  para 2026. O que se percebe, no entanto, é que o povo já está fazendo suas próprias escolhas.

Com mais de 100 mil eleitores, Caxias tem peso expressivo no cenário político estadual. O desempenho de Felipe no município, com o respaldo de lideranças locais, sinaliza uma tendência que pode se repetir em outras cidades da região dos Cocais.

Equatorial Maranhão orienta sobre o risco de acidentes com veículos pesados próximos à rede elétrica

Veículos de grande porte, como caminhões, caçambas e carros de boi, exigem atenção redobrada ao serem operados próximos à rede de energia


A Equatorial Maranhão tem a segurança com a energia elétrica como um valor essencial e faz um alerta importante aos motoristas sobre a operação de veículos de grande porte que circulam ou operam próximos à fiação elétrica. Veículos com estrutura alta, como caminhões com caçamba, guindastes, tratores e carros de boi, podem representar sérios riscos quando transitam sem a devida atenção em relação à altura da rede de energia. Esses incidentes têm causado não apenas a interrupção do fornecimento de energia, mas também acidentes, que colocam em risco a segurança de motoristas e da comunidade em geral.

Além de danificar a rede elétrica e causar falta de energia para a população, o contato desses veículos com a rede elétrica pode provocar choques, curtos-circuitos e até incêndios.

 “Qualquer atividade que seja executada nas proximidades da rede elétrica deve ser conduzida de maneira responsável. Os condutores devem observar com atenção se a altura e a largura do veículo permitirão uma distância segura em relação aos fios de energia”, informou o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira.

Diante disso, a Equatorial reforça o alerta sobre os cuidados necessários ao manobrar veículos de grande porte próximos à rede elétrica e destaca que todos os operadores e trabalhadores que operam esses veículos devem conhecer os riscos e seguir as orientações de segurança para evitar acidentes. Isso inclui o respeito às normas dos fabricantes sobre distâncias seguras.

Confira as principais orientações de segurança:

Mantenha, no mínimo, 3 metros de distância entre o veículo e a rede elétrica;

Ao manobrar caminhões ou outros veículos altos, esteja sempre atento à altura do mesmo em relação à fiação, especialmente durante o carregamento ou descarregamento de materiais;

Nunca acione a caçamba de caminhões sob a rede elétrica. Verifique o entorno antes de operar e escolha um local seguro ao bascular a caçamba;

Atenção ao abrir portas que sobem (porta de carro de boi, por exemplo). Portas que abrem para cima podem se aproximar ou tocar nos fios e causar acidentes. Sempre confira se há fiação próxima antes de levantar qualquer parte do veículo;

Evite estacionar máquinas ou caminhões embaixo da rede elétrica;

Durante o percurso, atente-se aos estai, que são cabos de aço que auxiliam na fixação de postes e torres ao solo;

Utilize sempre os equipamentos de proteção adequados e siga as instruções dos fabricantes.

Nunca suba no caminhão para desenroscar fios. Se o veículo enroscar na fiação, não tente resolver sozinho.

Em caso de contato com a rede elétrica, o motorista deve permanecer no veículo e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Equatorial Maranhão (Central 116), para que sejam realizados os procedimentos técnicos e de segurança de desligamento da rede. 

Movimento "Vc + Seguro"

Medidas de segurança são essenciais para evitar acidentes envolvendo energia elétrica. Pensando nisso, a Equatorial Maranhão realiza o Movimento "Vc + Seguro", que tem o objetivo de levar informação para a população, com dicas e orientações para educar a comunidade e assim evitar acidentes com a energia elétrica. A campanha de conscientização reforça o compromisso da Distribuidora com a segurança de seus clientes e de toda a população, promovendo ações educativas em escolas e comunidades de todo estado, além de informar a população por meio de veículos de comunicação, como rádios, televisões, jornais, sites, etc. 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão