terça-feira, 15 de julho de 2025

Prefeito de Matões deixa de ser oposição e declara apoio ao governo e Orleans 

Prefeito Nonatinho, governador Brandão e
secretário Orleans 

O prefeito de Matões-MA, Raimundo Nonato Medeiros Carvalho, o Nonatinho (União Brasil), não é mais oposição ao Governo do Maranhão.

Nonatinho esteve ontem, dia 14, no Palácio dos Leões, reunido com o governador Carlos Brandão e o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.

Ficou fechado a aliança entre o governo e prefeito, que vai apoiar a pré-candidatura de Orleans ao governo.

“O Nonatinho saiu satisfeito da reunião com a garantia de várias demandas que será atendidas em prol da população de Matões. Ele também ficou muito grato pelo apoio que vem recebendo da deputada estadual Claudia Coutinho”, disse uma liderança do prefeito ao site do Luís Pablo.

Em sua rede social, o governador fez questão de enaltecer a parceria com o prefeito. “Com o prefeito Nonatinho, tratamos ações para ampliar nossa parceria em Matões. Nosso objetivo é garantir avanços que fortaleçam o município e levem mais benefícios aos cidadãos”, disse Brandão.

BLOG DO LUIS PABLO 

Preso prefeito que assassinou policial militar em vaquejada no Maranhão 


Foi preso em São Luís, na manhã desta terça-feira (15), o prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier, que assassinou a tiros o soldado da Polícia Militar Geidson Thiago da Silva dos Santos, durante uma vaquejada, no município de Trizidela do Vale, na noite de 6 de julho. A informação foi divulgada pelo próprio governador Carlos Brandão, nas redes sociais.

O prefeito teve a prisão preventiva decretada pelo juiz Luiz Emílio Braúna Bittencourt Júnior, da 2ª Vara da Comarca de Pedreiras, atendendo a um pedido da Polícia Civil.

Joao Vítor Xavier está de licença do cargo por 120 dias. Ele solicitou afastamento à Câmara Municipal para tratamento da saúde mental, alegando estar abalado psicologicamente após ter matado o PM.

Abaixo, a postagem do governador Carlos Brandão, nas redes sociais, informando sobre a prisão do prefeito de Igarapé Grande:8

Após acusação de racha, Brandão afirma: "Lula é um forte aliado da nossa gestão"

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), respondeu publicamente às declarações do vice-governador Felipe Camarão (PT), que o acusou de provocar um racha na base política que apoia o presidente Lula no estado. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Camarão sugeriu que Brandão teria rompido um acordo político ao apoiar a pré-candidatura de Orleans Brandão ao governo, o que estaria fragmentando o grupo.

Em reação, Brandão reafirmou seu compromisso com a unidade e descartou qualquer intenção de dividir a base aliada:

Nos discursos que faço desde que assumi o governo reforço que trabalho por unidade e parceria. Prova disso é que temos a meta de receber os 217 prefeitos do Maranhão, independentemente de lado político.”

Brandão também rebateu diretamente a tentativa de associar sua condução ao enfraquecimento da aliança com o governo federal:

O presidente Lula é um forte aliado de nossa gestão e temos o apoiado de forma pública diariamente. Afirmações diferentes disso tentam apenas descredibilizar a nossa parceria com o governo federal e os municípios.”

Felipe Camarão afirmou que havia um entendimento de que Brandão deixaria o cargo em 2026 para disputar o Senado, abrindo espaço para que ele concorresse ao governo. Segundo o vice-governador, a entrada de Orleans Brandão na disputa desestabiliza o grupo político:

Sabe quem é o maior prejudicado com isso? É o Lula. Porque se o nosso time se divide aqui, como o Brandão está rachando o nosso time aqui, o maior prejudicado vai ser o Lula, porque a tendência é a votação dele cair aqui no Maranhão se a gente sair separado”, declarou Camarão à reportagem.

A troca de declarações escancara o clima de tensão dentro da base governista maranhense. Brandão aposta na imagem de gestor municipalista e conciliador, sem perder a liderança sobre prefeitos e aliados.