segunda-feira, 14 de julho de 2025

Gentil Oliveira é o primeiro vereador de Caxias a declarar apoio a Orleans Brandão


Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Caxias–MA, realizada nesta segunda-feira (14), o vereador Gentil Oliveira (PP) foi o primeiro parlamentar a declarar publicamente apoio ao pré-candidato ao governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB).

Durante sua fala em plenário, Gentil demonstrou respeito às diferentes posições políticas da Casa, reconhecendo que cada vereador tem sua própria convicção, e destacou a importância da democracia nesse processo:

Respeito o posicionamento do presidente Ricardo Rodrigues, que apoia o candidato do seu mesmo partido, assim como respeito também a opinião de cada colega vereador, pois vivemos numa democracia. Mas hoje quero declarar a todos o meu apoio para o pré-candidato a governador Orleans Brandão, que representa a continuidade do trabalho do governador Carlos Brandão.”

Gentil Oliveira justificou seu apoio destacando que Orleans Brandão representa um projeto de continuidade da atual gestão estadual, que tem dado atenção especial a Caxias. O vereador ressaltou que o governador Carlos Brandão tem demonstrado reconhecimento e respeito pelo município, viabilizando importantes obras e investimentos na cidade. Entre elas, citou:

Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO),

Centro Odontológico Sorrir,

Policlínica de Caxias,

Urbanização da Beira Rio,

Duplicação da Avenida do Bairro Pirajá.

Para o vereador, essas ações são provas concretas de que o município está sendo valorizado pelo governo estadual, e Orleans Brandão tem plenas condições de dar continuidade a esse trabalho com responsabilidade, presença e compromisso com a população.

O vereador Gentil Oliveira integra o grupo político do ex-prefeito Fábio Gentil — atual secretário de Estado da Agricultura e Pesca — e do atual prefeito de Caxias, Gentil Neto. Sua fala reforça a unidade do grupo em torno de um projeto político sólido e alinhado com o governo estadual.

Com esse posicionamento, Gentil Oliveira abre espaço para que outras lideranças também assumam seus apoios e marca o início de uma nova fase no debate político local rumo às eleições de 2026.

Assista o vídeo:

TCE inicia segunda etapa da fiscalização em obras federais inacabadas na área da educação 


O Tribunal de Contas do Estado (TCE) iniciou nesta segunda-feira (14), a segunda etapa da fiscalização nas obras federais inacabadas na área da educação existentes no Maranhão.

A atividade integra o Plano de Fiscalização relativo ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia destinados à Educação Básica e profissionalizante, previsto na Lei nº 14.719. Coordenado pelo governo federal, o pacto é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A finalidade do pacto é realizar em todo o país obras em escolas de educação infantil, ensino fundamental e profissionalizante, incluindo reformas, ampliações de estruturas educacionais, além de quadras e coberturas de quadras esportivas. A conclusão das obras de infraestrutura na área de educação possibilitará a criação de mais de um milhão de novas vagas nas redes públicas de ensino em nível nacional.

A partir de hoje, os auditores do TCE realizarão fiscalizações nos seguintes municípios: Açailândia, Água Doce do Maranhão, Alcântara, Amapá do Maranhão, Amarante do Maranhão, Anajatuba, Apicum-Açu, Arame, Barreirinhas, Belágua, Bom Jardim, Brejo de Areia, Buriticupu, Cajari, Campestre do Maranhão, Cândido Mendes, Carolina, Carutapera, Cedral, Coelho Neto, Humberto de Campos, Itapecuru-Mirim, Luís Domingues, Magalhães de Almeida, Matões do Norte, Miranda do Norte, Monção, Nina Rodrigues, Palmeirândia, Paulino Neves, Pedro do Rosário, Penalva, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Vargas, Riachão, Santa Quitéria do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bento, São Mateus do Maranhão, Satubinha, Serrano do Maranhão, Sítio Novo, Turiaçu, Turilândia e Vargem Grande.

A fiscalização tem como foco o controle preventivo/concomitante e contemplará as obras e os serviços de engenharia de infraestrutura educacional de educação básica e profissionalizante que tiverem recebido repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do Plano de Ações Articuladas, e estiverem paralisados ou inacabados.

Entre os principais objetivos a serem alcançados com as atividades fiscalizatórias estão: acompanhar a suficiência do fluxo de recursos financeiros para evitar novas paralisações e garantir que as obras sejam concluídas e funcionem para criar vagas nas escolas que foram fiscalizadas, contribuindo para a redução dos índices de evasão escolar.

A fiscalização que será realizada pelo TCE pretende ainda alcançar resultados efetivos por meio de ações preventivas, como acompanhar, supervisionar e analisar o processo construtivo das obras, com a finalidade de prevenir irregularidades, possibilitando o cumprimento do cronograma físico-financeiro e dos prazos previstos, com foco na qualidade, segurança e sustentabilidade.

Outro aspecto relevante da fiscalização está vinculado à sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o ODS 4, que visa garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; e o ODS 10, que tem por meta, a redução das desigualdades no interior dos países, uma vez que ações destinadas à redução de desigualdade passam pelo acesso à educação.

De acordo com dados do Tribunal de Contas da União (TCU), o Maranhão possui 1.232 obras paralisadas, o que corresponde a 62% do total de obras, com investimento previsto de R$ 979,29 milhões. Deste total, há 686 obras paralisadas da Educação básica, o que corresponde a 77,7% do total de obras e o investimento previsto é de R$ 535,63 milhões.

A realização dos trabalhos de fiscalização pode resultar, em casos previstos na Lei Orgânica e no Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na autuação de processos Representação, caso, no decorrer das fiscalizações, sejam detectadas situações de grave irregularidade ou de dano ao erário.

Econométrica: Braide 30%; Orleans 22%, Lahesio 20%; e Camarão 12% 

O Instituto Econométrica divulgou, nesta segunda-feira, 14, pesquisa de intenção de voto para o Governo do Maranhão.

O levantamento atesta o crescimento da pré-candidatura do secretário estadual de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.

Ele cravou 22,4% da preferência do eleitorado e está em franca ascensão.

O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 7 de julho de 2025, com 1.302 eleitores entrevistados.

O erro amostral é de 2,7% e o intervalo de confiança é de 95%.

De acordo com os dados, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) aparece em primeiro, com 30,6%.

O terceiro lugar é o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), com 20,7%; e o quarto colocado é o vice-governador Felipe Camarão (PT), que tem 12,5%.

Percentual de 4,9% disse que votaria nulo e de 8,8% que não sabia ou não quis opinar.

Senado – Na sondagem para o Senado, em cenário estimulado, o governador Carlos Brandão (PSB) é o primeiro colocado, com 18,6%.

O segundo é o senador Weverton Rocha (PDT), com 16,1%; seguido do ex-senador Roberto Rocha (PRD), com 11,8%; do ministro André Fufuca (PP), que soma 11,2%; da senadora Eliziane Gama (PSD), com 9,9%; e do deputado federal Pedro Lucas (União), com 6,1%.

Um total de 9,8% afirmou que votaria nulo; e 16,5% disseram não saber ou não quiseram responder.

A pesquisa Econométrica também perguntou se o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, faz política partidária no Maranhão.

Ao todo, 54,5% afirmaram que sim; e 35,1% disseram que não.

Além disso, 10,4% disseram não saber ou não opinaram.

São João do Sóter: Gincana Caçadores de Glória começa neste sábado (19)

A partir deste sábado, 19 de julho, a cidade da São João do Sóter será palco de um grande evento que vai fazer parte do seu calendário: a  Gincana Caçadores de Glória. A competição, que se estenderá até domingo (20), promete reunir os participantes em provas que exigirão criatividade, estratégia e muito trabalho.

A Caçadores de Glória, na sua primeira edição espera se consolidar, pois vem com o propósito de promover experiências transformadoras.

A gincana está lançada (assista video abaixo): vencerá quem tiver talento, estratégia e, acima de tudo, espírito de equipe.


Estudantes da Rede Municipal de Educação de Caxias são destaques na Copa Regional Nordeste de Taekwondo disputada em João Pessoa (PB)

Entre os dias 4 e 6 deste mês de julho, estudantes da Rede Municipal de Educação de Caxias (MA), sendo que alguns também integram a LC Taekwondo de Caxias (MA), conquistaram bons resultados em João Pessoa (PB), como integrantes da seleção caxiense de Taekwondo, na Copa Regional Nordeste de Taekwondo. Na ocasião eles também conseguiram a classificação para o Campeonato Brasileiro de Taekwondo, que vai ser disputado em Aracaju (SE).

Ao todo, a delegação caxiense foi composta por 27 atletas, que retornaram com 23 medalhas, sendo 11 de ouro, 2 de prata, 9 de bronze, com destaque para alguns atletas: Rayelle Santos da UIM Sinhá Castelo na categoria cadete +59kg ficando em 1°lugar; Guilherme Freitas da UIM Prefeito Ezíquio Barros Filho na categoria infantil -35kg ficando em 1° lugar; José Ayrton da UIM Prefeito Ezíquio Barros Filho na categoria cadete -45kg ficando em 3°lugar; Maria Júlia do Colégio Militar 2 de julho IX(CMCB) na categoria infantil -35kg ficando em 1°lugar; Lorrana Mariana do Colégio Militar 2 de julho IX(CMCB) na categoria cadete -44kg ficando em 3° lugar; Deyse Rafaela do Colégio Militar Tiradentes IV na categoria juvenil -44kg ficando em 1° lugar; Gineton Filho do Colégio Militar Tiradentes IV na categoria cadete -37kg ficando em 3° lugar; Gilciel Clark da UIM Marly Sarney Costa na categoria cadete -37 kg ficando em 1° lugar; Renato Sousa da UIM Professor Arlindo Fernandes na categoria juvenil -68kg ficando em 2°lugar; Luís Gustavo Nunes da UIM Monsenhor Gilberto Barbosa na categoria infantil -35kg ficando em 3° lugar;

“Esta classificação representa o trabalho nosso, os treinos, a gente treina todo dia, corre atrás de patrocínio. E, através dessa competição eles conseguiram a classificação para o Campeonato Brasileiro, que vai acontecer em Aracajú, Sergipe. Como eles subiram no pódio lá em João Pessoa, eles já estão classificados”, explica Adriana Letícia, Atleta e Técnica, também medalha de prata no evento.


O técnico e professor de Taekwondo, Antônio Costa, parabenizou todos os atletas e agradeceu ao apoio recebido das pessoas que acreditam na modalidade esportiva. “Gostaríamos de destacar e parabenizar a relevante conquista dos atletas da Seleção Caxiense de Taekwondo da rede municipal de ensino, que se classificaram com excelência durante a Copa Regional Nordeste de Taekwondo, realizada em João Pessoa – PB, entre os dias 4 e 6 de julho. A participação e o excelente desempenho desses jovens atletas em uma competição de alto nível como essa é motivo de grande orgulho para Caxias, pois evidencia o impacto positivo dos investimentos realizados na educação pública, no esporte escolar e na formação cidadã dos nossos estudantes. Graças aos resultados obtidos na Copa Regional, os atletas garantiram vaga para o Campeonato Brasileiro de Taekwondo, que acontecerá em setembro, na cidade de Aracaju – SE. Aproveitamos para expressar nossos sinceros agradecimentos ao prefeito Gentil Neto, ao secretário municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, Adenilson Dias e ao secretário municipal de Esporte e Lazer, Queiroz Neto, pelo apoio fundamental que têm oferecido ao desenvolvimento do esporte educacional em nosso município. Essa conquista é também fruto da visão, incentivo e compromisso de cada um com a juventude caxiense”, disse o treinador. 

A conquista também foi motivo de comemoração dos familiares. “É uma alegria enorme. É inexplicável o quanto eu sinto orgulho do Guilherme. Ganhar uma medalha de primeiro lugar na Copa Nordeste, com certeza faz nós pais, família sentir muito orgulho dele. E, que ele continue a conquistar muito mais vitórias e representar o nosso estado, a nossa cidade”, disse Sônia Freitas Brito mãe do atleta Guilherme. 


“Eu vi o quanto ela cresceu, o quanto ela se transformou. E, hoje com sua energia, ela mostrou a todos que é capaz de conquistar qualquer coisa. Ver a Rayelle receber a medalha é saber que o todo esforço valeu a pena. Não tenho palavras para expressar o quanto estou orgulhosa dela”, disse Adilina Maciel, mãe da atleta Rayelle Santos, da UIM Sinhá Castelo.

“Eu me sinto extremamente honrada por ter ganhado. Ganhar o Copa Regional de Taekwondo não é um reflexo de esforço individual, é um trabalho de equipe, disciplina e paixão pelo nosso esporte. Foram momentos de superação, de manter a calma diante da pressão, e de confiar no meu potencial. Quero agradecer ao meu treinador Antônio, que me mostrou o verdadeiro significado da disciplina, e minha família, que sempre me apoio nas vitórias e nas dificuldades. Vamos continuar treinando e que venham os próximos desafios”, frisa Rayelle Santos, de 12 anos.


A gestora da escola Ezíquio Barros Filho, também expressou a grande satisfação com o resultado obtido pelos estudantes da escola e os demais, que também representaram bem o município. “Os alunos Guilherme, campeão em 1 lugar e José Ayrton em 2º lugar, são motivos de muito orgulho para nossa escola, pois através do Taekwondo representaram a nossa cidade e mostraram que através do esporte vidas são transformadas e ainda. Parabenizamos a Professora Adriana Leticia por realizar um maravilhoso trabalho com nossos alunos através do Taekwondo. Agradecemos ao Prefeito Gentil Neto pelo grande incentivo ao esporte e incentivando grandes conquistas dos nossos estudantes nas competições esportivas. Porque estudar e viver em Caxias é maravilhoso”, disse Katiana Arcanjo, gestora da UIM Prefeito Ezíquio Barros Filho.


FONTE: ASCOM/PMC