sábado, 4 de outubro de 2025

Maranhão tem crescimento econômico acima da média do Brasil e do Nordeste 


A economia maranhense apresentou resultados expressivos no primeiro semestre de 2025, consolidando-se como uma das mais dinâmicas do país.

Essa informação foi divulgada nesta sexta-feira (3), na publicação PIB Trimestral do Maranhão elaborada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC).

O material mostra que de janeiro a junho, o Produto Interno Bruto (PIB) do estado cresceu 3,7% em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionado pelo bom desempenho da agropecuária e da indústria.

No segundo trimestre, o avanço foi ainda mais significativo: 5,2% em comparação a igual período de 2024, superando tanto a média do Nordeste (2,6%) quanto a do Brasil (2,5%).

O setor agropecuário registrou alta de 6,7% no acumulado do semestre. A colheita de grãos foi determinante para o resultado positivo, com crescimento de 13%. Entre os principais destaques estão o aumento na produção de soja (+12,3%), milho (+15,5%) e sorgo (+24,1%), confirmando o protagonismo do Maranhão no agronegócio regional.

O setor secundário foi o grande motor do desempenho econômico maranhense. No segundo trimestre de 2025, a indústria registrou expansão de 21,1% em relação ao mesmo período de 2024.

No acumulado de janeiro a junho, a alta foi de 11,5%, bem acima da média nacional e regional, ambas abaixo de 2%. Entre as atividades que mais contribuíram estão a Indústria de Transformação (+18,1%), a Construção (+8,1%) e o setor de Eletricidade e gás, água, esgoto e gestão de resíduos (SIUP) (+6,6%).

“O resultado observado no segundo trimestre de 2025 mostra a continuidade dos avanços na economia maranhense, fruto de um compromisso governamental em ações que propiciam a geração de emprego e renda, assim como da política de atração de investimento, com reflexos nos três setores”, destacou o presidente Dionatan Carvalho.

O setor de serviços também registrou crescimento, ainda que em ritmo mais moderado. Houve alta de 1,4% no segundo trimestre e de 1,3% no acumulado do ano. As principais contribuições vieram das atividades de Outros Serviços (+4,5%), Transporte, Armazenagem e Correio (+4,0%) e Informação e Comunicação (+3,4%).

Os números confirmam a trajetória de expansão econômica do Maranhão em 2025, resultado de políticas públicas voltadas para atração de investimentos, fortalecimento do setor produtivo e geração de emprego e renda. .

Prefeitura de Caxias inaugura Instituto Brasileiro de Arte, Ciência, Cultura e Literatura Ubirajara Fidalgo 

Caxias ganhou mais um espaço de incentivo a educação e valorização da cultura e da arte nessa quinta-feira (2). O município agora conta com o Instituto Brasileiro de Arte, Ciência, Cultura e Literatura Ubirajara Fidalgo.

A pedagoga, Kessia Maia, falou da importância do local para a juventude. “Esse espaço é muito importante, principalmente para os jovens e para a cultura caxiense. Sabemos que a cidade de Caxias é regada de cultura, história, poetas e escritores que são reconhecidos em todo o Brasil. Esse espaço é muito bom para o crescimento da juventude, da arte e das nossas literaturas locais”, disse.

“Para Caxias é um privilégio, pois precisamos de muitos espaços assim. Enquanto em outros lugares tem muitas escolas e locais fechados, a gente vê o Governo se propondo a abrir espaços como esse é muito bom para nós”, destacou o artista plástico, Matinho.

O professor, Raimundo Santos, elogiou o instituto. “Um ambiente de cultura, educação e tecnologia porque aqui serão desenvolvidas atividades voltadas tanto a informativa, quanto a robótica. Caxias só tem a ganhar”, disse.

O novo espaço é amplo e acessível e conta com salas de aula, sala de informática, auditório e espaço verde. O Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Maciel Mourão, ressaltou a importância do instituto para a formação cidadã. “Um espaço cultural, literário, de formação de crianças, jovens e adultos. Quanto mais se investe na arte, na cultura e na educação, sabemos que temos a formação de um cidadão integral”, contou.

Aberto a toda a população de Caxias, o instituto vai oferecer cursos preparatórios para o vestibular, aulões para o Exame Nacional do Ensino Médio, curso de informática e diversas atividades voltadas à literatura, arte e poesia.

A diretora do Instituto, Ana Célia Damasceno, ressaltou o trabalho que será realizado. “A população pode esperar muita coisa boa, muitos trabalhos voltados à literatura, para a cultura caxiense, nordestina e brasileira. Estamos abertos desde a cultura da quebradeira de coco até a cultura dos grandes poetas. Aqui vamos ter um trabalho diversificado”, explicou.

Mais uma ação da Prefeitura de Caxias, proporcionando o acesso à educação de qualidade e promovendo o desenvolvimento cultural e artístico da cidade. O prefeito de Caxias, Gentil Neto, destacou a criação do espaço que representa um investimento cultura e a educação. “Um espaço inovador, que remete a arte, a literatura, a cultura da nossa cidade. Nós pegamos o prédio da antiga escola Jayme Tavares, que estava parado durante muito tempo, revitalizamos, trouxemos um novo uso, sem esquecer de trabalharmos a educação e paralelo a isso, vamos trabalhar a cultura, a literatura e a tecnologia”, finalizou.