sábado, 8 de novembro de 2025

Deputada do MA quer homenagear Janja com medalha “Manuel Beckman”; mesma medalha foi rejeitada a Michelle Bolsonaro

A deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) apresentou na Assembleia Legislativa do Maranhão uma proposta de Resolução Legislativa que concede a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman” à Rosângela Lula da Silva (Janja), primeira-dama do Brasil.

A parlamentar maranhense quer outorgar a Janja a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman”, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa, que reconhece personalidades que prestam relevantes serviços ao Estado e ao país.

De acordo com o texto da proposição, a homenagem é justificada pela “relevante contribuição que a homenageada tem prestado ao país nas áreas social, educacional e de promoção da equidade”. Segundo a deputada Ana do Gás, a primeira-dama representa “um novo olhar para o papel social do Estado, pautado pela sensibilidade e pela inclusão”.

O Projeto de Resolução pode ser votado na próxima semana em plenário pelos deputados na Alema.

Vale lembrar que em abril do ano passado a Assembleia Legislativa do Maranhão rejeitou uma proposta de mesma homenagem à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O requerimento, apresentado à época pelo deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB), buscava conceder também a Medalha do Mérito Legislativo a Michelle Bolsonaro. Também não passou a concessão de título de Cidadão Maranhense a Jair Bolsonaro.

Blog do John Cutrim

Após parecer do MPE, Paulo Marinho Jr. tenta descredibilizar o Ministério Público Eleitoral e ataca o Judiciário

Paulo Marinho Jr tentou desqualificar o
parecer do MPE contrário à sua pretensão 
política 
Depois do parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) pela improcedência da ação sobre o suposto uso de deepfake, o candidato derrotado Paulo Marinho Jr. voltou às redes sociais, desta vez para criticar o próprio Ministério Público e o Judiciário, insinuando que as instituições “não estão cumprindo as leis”.

A declaração gerou repercussão negativa, principalmente pelo tom tendencioso e de ataque às instituições que são pilares da democracia. O Ministério Público, órgão independente, tem a função constitucional de defender a ordem jurídica e o Estado Democrático de Direito, e sua manifestação técnica foi baseada em laudos oficiais da Polícia Federal, que não comprovaram nenhuma manipulação de áudio.

A postura de Paulo Marinho Jr. Mostra inconformismo diante da falta de provas em suas próprias acusações e reforça a tentativa de criar uma narrativa política para desgastar seus adversários, mesmo após o parecer claro e fundamentado do MPE.

 Ministro dos Transportes reafirma que nova Ponte JK será entregue ainda em 2025

Ao lado do governador do Maranhão, Carlos Brandão, e de outras autoridades, o ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve visitando as obras da nova ponte sobre o Rio Tocantins, que voltará a ligar o Maranhão ao Tocantins, através dos municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO).

Renan Filho, mais uma vez, reafirmou que a nova ponte será entregue ainda neste ano e de preferência antes de completar um ano da tragédia.

Quando estivemos aqui no dia do colapso, assumimos o compromisso de reconstruir essa ponte em um ano e estamos honrando essa palavra. A nova ponte Juscelino Kubitschek será entregue até o dia 20 de dezembro, antes de completar um ano do ocorrido”, afirmou.

A ponte que liga o Maranhão a Tocantins será entregue agora em dezembro. Um compromisso do governo do presidente Lula e do ministro Renan Filho com o nosso estado. Uma obra que representa recomeço e união para nosso povo. Seguimos juntos”, destacou Brandão.

A nova ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226, conta com investimentos federal de R$171,1 milhões e já tem 75% dos serviços executados. Com 630 metros de extensão e 19 metros de largura, a estrutura contará com duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada; dois acostamentos de 3 metros; passeios laterais para pedestres; barreiras de proteção tipo New Jersey e guarda-corpo; e vão livre de 154 metros.


Travessia – Renan Filho e Carlos Brandão também estiveram em Imperatriz onde assinaram simbolicamente o início da segunda etapa da travessia urbana.

A nova etapa da travessia em Imperatriz inclui a duplicação de um trecho da BR-010 até Açailândia, além de viadutos e pontes. As melhorias vão trazer mais segurança, mobilidade e fluidez no trânsito, impulsionando o desenvolvimento de toda a região.