segunda-feira, 27 de outubro de 2025

 Trama contra Marcus Brandão no STF começará se revelada; servidores da Sinfra depõem quarta-feira (29)


Os detalhes sombrios sobre uma manipulação de dados no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que vinculou indevidamente o nome de Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão, a uma empresa contratada pelo Estado, começarão a vir à tona.

Os três servidores da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) envolvidos na denúncia serão ouvidos pela Justiça do Maranhão nesta quarta-feira (29).

De acordo com o Ministério Público do Maranhão (MPMA), os investigados teriam criado informações falsas que foram usadas em uma petição apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF), com o objetivo de gerar suspeitas de favorecimento ilícito no governo Brandão.

Entre os réus estão o analista de TI Webston Carlos Inojosa Neves, responsável por validar o perfil fraudulento; Gilberto Pereira Martins, que movimentou processos da empresa Vigas Engenharia Ltda. usando o usuário falso; e o agente administrativo Carlos Augusto Silva, também envolvido na associação indevida do nome de Marcus Brandão à empresa.

Eles respondem por peculato digital, crime com pena de até 12 anos de reclusão, e a audiência desta quarta será importante para esclarecer a extensão da trama.

Blog do Minard

 Feirinha de Caxias movimenta economia alternativa e homenageia a cultura Reggae


A massa regueira invadiu o domingo (26) na Feirinha de Caxias para curtir o melhor da música jamaicana o grande encontro de colecionadores de vinil e Djs de Reggae.

O Dj, Lúcio Pedra, foi uma das atrações. “Está sendo um prazer apresentar meu trabalho junto com os colegas, tocando o vinil, eletrônica até o Roots Digital. Para mim está ótimo ver o público aqui na Feirinha da Gente”, contou.

Os amantes do Reggae e Regueiros tomaram conta da praça São Benedito, dançaram, se divertiram e celebraram a cultura, com muito ritmo, alegria e boas vibrações. Zezinho Pedra, falou sobre o evento. “Esse é um momento muito especial, a volta da Feirinha com esse encontro de Dj, colecionadores, reggae roots e digital, e a galera chegando em peso. Um momento maravilhoso, todo ano temos esse encontro, a galera chega junto e os barraqueiros vendem tudo”, disse.

A professora, Esmeralda Carvalho, elogiou o evento, marcado por organização e acessível para todos. “É um momento para mostrar para a sociedade, quebrar o estigma e o preconceito, mostrar que a galera é muito de boa, que reggae é cultura e a vibe é positiva”, destaca.

Muito legal, maravilhoso, que o reggae cresça cada dia mais”, ressaltou Luis Pedra.

Estou achando maravilhoso, a vibe, o ambiente, as pessoas a caráter, as músicas, isso representa muito o nosso Maranhão, estou amando”, contou a regueira, Mayra Valeria.

Além disso, os expositores aproveitaram o evento para vender produtos voltados ao Reggae e garantir a renda no domingo. O expositor, Elmagno José, falou sobre os produtos disponíveis. “Esse evento é maravilhoso, viemos com as novidades para a massa regueira, temos aqui os acessórios, bermudas, camisas e calças em ritmo jamaicano, que a galera gosta”, contou.

A ação reforça o compromisso da gestão municipal em valorizar todas as expressões culturais e fortalecer o movimento Reggae em Caxias, reconhecendo a importância o estilo como patrimônio e identidade do povo maranhense e caxiense.

Estamos fechando o mês com chave de ouro, com esse encontro de regueiros e radiolas. Quando anunciamos que eles estariam aqui todos juntos, eles ficaram muito felizes, de poder fazer esse grande encontro aqui na Feirinha de Caxias, que atrai toda a massa regueira”, finalizou Maciel Mourão, Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.