quarta-feira, 6 de agosto de 2025

 Consumo de energia aumenta durante os meses mais quentes e secos do ano: Equatorial Maranhão orienta clientes sobre uso consciente


Com a chegada do segundo semestre, o Maranhão entra no período mais quente e seco do ano. As temperaturas elevadas e a baixa umidade relativa do ar impactam diretamente na rotina das famílias, que recorrem com mais frequência ao uso de ventiladores, aparelhos de ar condicionado, geladeiras e outros equipamentos que auxiliam no conforto térmico. Esse cenário gera um aumento significativo no consumo de energia elétrica, especialmente no horário de maior incidência solar.

Diante desse comportamento de consumo típico da estação, a Equatorial Maranhão reforça seu compromisso com a orientação e o diálogo com os clientes, oferecendo informações que apoiem o uso racional da energia. A Distribuidora mantém, ao longo de todo o ano, ações de conscientização sobre economia de energia, com foco no equilíbrio do orçamento familiar, na preservação dos recursos naturais e na segurança das instalações elétricas.

A Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Vanessa Soares, destaca a importância da conscientização no uso da energia durante esse período. “A Equatorial Maranhão acompanha o comportamento de consumo de energia em todo o estado e atua de forma preventiva e educativa, incentivando hábitos mais eficientes e responsáveis. Nosso compromisso com a informação e o serviço se traduz na oferta contínua de conteúdos que auxiliam a população a entender o que pode impactar no valor da conta e como adotar boas práticas de consumo”, comenta.

Entre as principais dicas para o período, a Equatorial recomenda:

Aproveitar a ventilação natural: sempre que possível, manter portas e janelas abertas para aproveitar a corrente de ar e reduzir a necessidade do uso de ventiladores e ar-condicionado.

Regular o uso do ar-condicionado: manter os aparelhos numa temperatura próxima a 23ºC e desligá-los quando não houver ninguém no ambiente.

Evitar abrir a geladeira com frequência: cada vez que a porta é aberta, o equipamento consome mais energia para restabelecer a temperatura interna.

Utilizar lâmpadas LED: mais duráveis e eficientes, as lâmpadas LED consomem até 80% menos energia que as incandescentes.

Retirar aparelhos da tomada: desligar os eletrodomésticos da tomada quando não estiverem em uso.

A Distribuidora também orienta os consumidores a acompanharem o consumo mensal por meio da fatura e pelo aplicativo Equatorial Energia, disponível gratuitamente para smartphones. Outra dica importante é manter em dia a manutenção de aparelhos como ar-condicionado e geladeira, pois o bom funcionamento desses equipamentos reduz o desperdício de energia.

Por meio da divulgação constante de orientações e da atuação em canais de comunicação acessíveis, a Equatorial Maranhão reforça seu papel enquanto prestadora de serviço essencial e sua responsabilidade com a melhoria da experiência do cliente.

Para mais informações e outras dicas de economia de energia, os canais de atendimento da Equatorial estão disponíveis: o site www.equatorialenergia.com.br, o WhatsApp da Clara (98 2055-0116), além da Central de Atendimento 116, que funciona 24 horas, com ligação gratuita.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Prefeitura de Caxias firma parceria com a DPU para garantir direitos à população 

Caxias agora conta com mais reforço na garantia de direitos para a população mais vulnerável. O município foi contemplado com um Polo da Defensoria Pública da União (DPU), o terceiro instalado no Maranhão. A unidade vai funcionar na sede da Secretaria Municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa, fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura de Caxias e a Defensoria Pública da União.

“Vai funcionar para atendimento de demandas que envolvem a União, como: FIES, Bolsa Família, BPC, ProUni, Benefícios Previdenciárias. Nós estamos presentes na capital, e no interior estamos funcionando por meio de postos de atendimentos”, frisa Laís Soares, Defensora Pública Federal.

“A DPU procurou o Município, por sermos polo na região leste maranhense. E, nós prontamente nos colocamos a disposição para que este projeto possa funcionar. Hoje estamos entregando mais dignidade, cidadania e justiça para as pessoas que mais precisam, garantindo direitos que as pessoas têm. São serviços jurídicos gratuitos, e dessa forma o município se desenvolve”, lembrou o prefeito de Caxias (MA), Gentil Neto.

Com o novo polo, os caxienses em situação de vulnerabilidade social passam a ter acesso a atendimento jurídico gratuito para demandas federais, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), INSS, entre outros serviços. O local vai permitir que mais pessoas possam acessar seus direitos sem a necessidade de deslocamento até outras cidades.

“Esta é uma parceria do município, por meio da Procuradoria do Município, a Proteção do Social com a Defensoria Pública da União. É um serviço que vai funcionar diariamente aqui dentro da Secretaria, com profissionais contratados pelo município. E, vai atender a população de baixa renda, serviços de competência da justiça federal, questões agrárias, direitos humanos”, ressaltou o procurador do Município, James Lobo.

O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na sede da Secretaria Municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa, situada na Rua Manoel Gonçalves. O funcionamento do polo reafirma o compromisso da gestão municipal com a inclusão social e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à justiça e à dignidade humana.

“Eu estarei à frente do núcleo. Vamos estar aqui das 7h30 às 13h30, para atender ao público de baixa renda, que não tem condições de pagar uma assessoria, um serviço jurídico. O objetivo é desafogar também o judiciário, e ainda, Caxias não tinha um órgão desse. E, Caxias está de parabéns”, frisa a advogada Michele Silva.

“A Defensoria procurou o município, é um marco histórico para Caxias, porque somos a terceira cidade do Maranhão, a ganhar um núcleo da DPU. Então, nós vamos atender o público que precisa, atualizar os cadastros, FIES, BPC, questões territoriais como o INCRA, vamos atender quilombolas, e a população só tende a ganhar. O serviço começa agora”, destaca Adriana Raquel, secretária municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa.