segunda-feira, 13 de outubro de 2025

São João do Sóter: ex-prefeita volta a criticar gestão da atual prefeita

Luiza Rocha, ex-prefeita de São João do Sóter (foto internet) 

A ex-prefeita São João do Sóter, Luiza Rocha, voltou a criticar a gestão da atual prefeita Lacerda e sua vice Rose. Em vídeo gravado e publicado nas redes sociais no ultimo final de semana, Luiza considera ter sido um erro grave cometido pela maioria da população sotense que escolheu uma pessoa descompromissada, sem noção e também sem conhecimento do que é gestão de politicas públicas. Hoje os sotenses estão padecendo, sofrendo com o descaso, falta água, tanto na parte alta como na parte baixa  da cidade. 

“Infelizmente a maioria da população de São João do Sóter fez a escolha errada. A cidade foi invadida por pessoas de Caxias aliadas politicas do irmão da prefeita", disse Luiza, que finalizou a gravação do vídeo lembrando que por falta de ação e competência da atual vice-prefeita, quando esteve a frente da Secretaria de Educação, os professores da rede municipal nunca receberam o pagamento dos precatórios. "A sonsa não agiu, ela era a secretária de Educação. Enquanto que a maioria dos municípios maranhenses já pagaram a 1ª e 2ª parcela dos precatórios", disse em tom sarcástico a ex-gestora no vídeo.

Em tempo - O irmão da prefeita, que Luiza Rocha não citou o nome no vídeo, é o ex-vereador caxiense Luis Lacerda, derrotado nas urnas de Caxias pelos eleitores na ultima eleição municipal. O ex-parlamentar, segundo comentários de alguns comerciantes da vizinha cidade ouvidos pelo editor deste blog, é quem manda e desmanda na prefeitura sotense.  

Veja vídeo:

Mutirão do glaucoma garante atendimento e entrega gratuita de colírios em Caxias  

A ação teve como objetivo oferecer atendimento oftalmológico gratuito à população, com a realização de exames e entrega de colírios aos pacientes diagnosticados com a doença nesse sábado (11). Durante o mutirão, dezenas de pessoas foram atendidas por uma equipe de profissionais de saúde no Centro Educa Mais Aluízio Azevedo em Caxias neste final de semana. Os pacientes receberam os colírios gratuitamente, em um momento que representa o controle do glaucoma.

A gente traz acima de tudo mais saúde para o nosso povo, e mostrando que a qualidade de vida é primordial para se viver. E, é isto que temos feito em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado. Estamos dando prioridade a saúde e buscando as parcerias certas. Aqui estão sendo ofertados consultas e exames e o tratamento adequado neste Mutirão do Glaucoma”, frisa Gentil Neto, Prefeito de Caxias.

Estamos na escola Aluísio Azevedo no Mutirão do Glaucoma atendendo centenas de pessoas. E, a gente sabe que o Glaucoma tem tirado a visão de muita gente, e estamos aqui nesta parceria do Governo do Estado e a Prefeitura de Caxias”, lembra Daniella, deputada estadual.

 O glaucoma é uma doença ocular que provoca aumento da pressão dentro do olho, podendo causar danos irreversíveis ao nervo óptico e levar à perda gradual da visão. Por ser uma enfermidade silenciosa, muitas vezes sem sintomas nas fases iniciais, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar a cegueira.

“Eu vim fazer o exame e já saí daqui com o Colírio. É muito importante, porque temos esse problema e já recebe já facilita”, disse Maria de Jesus, paciente.

“É muito importante. Depois da consulta feita, recebemos os colírios que são muito caros, e as vezes a gente não tem nem condição de comprar. Então, ajuda muito, as vezes eles fazem o mutirão 4 vezes por ano”, destaca Marcelo Rocha, paciente.

“Eu acho ele muito importante, porque eu moro na zona rural, e não tenho nenhuma renda. Então, estes colírios eles são caros. Quando eu sei que vai ter o mutirão, eu faço o esforço para vir, para participar e ganhar os colírios, porque não tenho como manter”, ressalta Maria do Amparo, paciente.

 O Mutirão do Glaucoma é realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Caxias e o Governo Federal. O tratamento é contínuo e tem como principal objetivo controlar a pressão intraocular. Isso é feito principalmente com o uso diário de colírios específicos, além de acompanhamento médico regular e, em alguns casos, intervenções cirúrgicas. Graças ao Programa Federal de Combate ao Glaucoma, os caxienses atendidos no mutirão, têm acesso gratuito aos medicamentos necessários, garantindo mais qualidade de vida e tranquilidade no tratamento.

“O projeto Glaucoma é Federal, e é executado pelo Estado e município, onde é feito o diagnóstico precoce e iniciado tratamento, caso o paciente seja identificado com Glaucoma. O Colírio é disponibilidade gratuitamente via SUS”, ressalta Davi Sena, médico oftalmologista.