terça-feira, 15 de setembro de 2020

 "Diário de uma casa em transformação" 

“O Sistema do “Feng Shui, Geometria e a Radiestesia” é baseado no conceito emotivo da natureza, exercem influência em nossos sentidos. Aqueles que desejam harmonizar seus ambientes têm, conscientemente ou não, a genuína intenção de harmonizar primeiro o seu mundo interno e depois, de forma humanitária, o Universo” 

Rosângela dá Crüz

Terapeuta e Acupunturista 

Ac. de Farmácia

Nos últimos meses, a humanidade tem vivido momentos intensos e desafiadores em meio à pandemia da Covid-19. Cada um, individualmente, com suas perdas, seus medos, suas opiniões, suas perspectivas, porém, todos, certamente, passando por dificuldades nunca antes imaginadas. Diante de tanta turbulência emocional, a tentativa de entender a razão mais profunda para estarmos passando por isso tudo, um possível propósito por trás de tamanho sofrimento, o fato de estarmos todos “no mesmo barco” faz com que todos, de alguma forma, se unam para combater ou minimizar os danos da doença. E esta união, este pensamento coletivo, está indo na contramão do que estávamos vivenciando antes da pandemia. Estávamos cada vez mais voltados para o nosso próprio ego, para as nossas próprias ambições, com a tecnologia avançando e nos afastando uns dos outros, nos blindando e nos deixando cada vez mais individualistas, desumanos e sem empatia pelo próximo. Mas muitas vezes precisamos que algo forte aconteça para que possamos passar por autotransformações, para que possamos enxergar algum caminho indevido que estávamos trilhando, atos de desrespeito às pessoas, à natureza, à nossa própria essência. Não que devamos só olhar para o que transcende o que está acontecendo no mundo hoje, e nas possíveis explicações filosóficas. Não podemos, de forma alguma, fechar os olhos e nos alienar da realidade atual, do sofrimento, das mortes, das questões políticas e econômicas envolvidas. Mas podemos, sim, levar essa pandemia de forma mais leve, sem deixar que o medo e a inércia tomem conta do nosso íntimo, focando nas atitudes positivas que podemos ter, em conjunto, nesse período, nos isolar em casa visando desacelerar a propagação do vírus e trabalhar nossa mente com atividades que nos tragam paz e bem-estar são atos que podemos fazer pensando em nós e no todo. Ser luz na vida do outro, levar boas notícias, mostrar preocupação e interesse pelos familiares e amigos, são gestos que estão ao nosso alcance, e que, no final, fazem toda a diferença na vida de quem está passando por tamanha turbulência emocional. 

Como Terapeuta Holística, fiz uma análise profunda sobre a vida e o propósito do vírus nas nossa vidas, e as transformações naturais, a metamorfose, a mutação e a vida pulsando, são inevitáveis, adaptar-me a essa situação de transformação inevitável foi preciso; começando, pela minha própria casa, e comecei a escrever meu “Diário de uma Casa em Transformação em meio a uma Pandemia”. pela inevitável necessidade do Trabalho em Home Office, imposto pelo “Isolamento Social” a única solução viável para evitar a contaminação do Covid=19. E o primeiro passo foi desvencilhar-me de tudo que não tinha mais a real utilidade para o novo momento, tais como; roupas, móveis, objetos de decoração, e outros, afinal a faxina geral precisava ser feita: Somos influenciados pelas energias de tudo que nos cerca, seja no lar, seja no local de trabalho ou nos mais variados espaços que adentramos, a principio o pensamento e a intenção foi justamente a do cuidado, e do acolhimento para que o ambiente retribuísse a harmonia e as boas energias para o momento reinante, para isso a limpeza, o contato com as plantas e nosso pet, as cortinas, a decoração, a pintura e a personalização dos espaços e cômodos da casa, fiz-se necessário, e essa sincronicidade das energias só foi possível, com ás “Técnicas de Harmonização de Ambientes, através do Fung Shui, Geometria e a Radiestesia”, a qual exercem influências em nossos sentidos, transmutando os recintos da casa, com uma sensação de bem-estar, de aconchego e harmonia com o todo, que dá uma vontade de permanecer por muito mais tempo, em nossa casa, agora já adaptada ao Novo Normal, uma realidade dos oitos mundos Pós-Pandemia.


A grande maioria das pessoas gosta de uma casa decorada e de um ambiente agradável, compram objetos de decoração que acham bonitos, escolhem um lugar onde eles ficam elegantes e os colocam ali, eles querem ter uma casa bonita, querem um lar aconchegante, limpo e prazeroso. O que muitos não sabem é que esses ambientes podem ser belos aos olhos dos leigos, mas escondem problemas que só os olhos mais treinados conseguem ver, e geralmente estes problemas estão em todos os cômodos da casa. Na sala, quartos, banheiro, cozinhas e por aí vai. Contudo, para compreendermos melhor os ensinamentos e práticas usadas na Radiestesia, na Geometria e no Feng Shui, é importante conhecermos os conceitos filosóficos que influenciam o modo de interpretação e modificação dos padrões energéticos encontrados, em casa e recinto, o qual vivemos e/ou adentramos. O Ying e Yang são duas forças primordiais e opostas que regem o universo, simbolizam harmonia, eles dependem um do outro. Sem a escuridão, não há luz. Sem o calor, não há frio. Do equilíbrio dessas forças originam-se os estados de saúde ou doença, vida ou morte, paz ou desarmonia, e tudo o que existe contém Yin e Yang em diversos graus. É da interação dessas duas forças é que advém as mudanças cíclicas. Além do Yin e Ying, outro importante componente dessas duas técnicas é a energia Chi. O Chi é a primeira manifestação da criação do universo sensível, essa energia está presente em todos elementos que compõem a vida na Terra. Todo o Universo está unido por caminhos energéticos que ligam um lugar a outro, e estes caminhos, caminhos energéticos também encontram-se na Terra, nas edificações e no homem. Quando essa fase passar, com certeza estaremos todos mudados, transformados, e com uma nova visão sobre o nosso eu individual e coletivo. estaremos mais dispostos a investir não só na nossa saúde física, como também na nossa saúde mental. Seremos pessoas mais empenhadas na busca de autoconhecimento, crescimento pessoal e coletivo, assim espero.

Aqui vão algumas dicas para ajudar nesse caminho de aceitação da casa: 

Alternar momentos de silêncio que ajudam a ouvir a casa com momentos de músicas para alegrar o ambiente. 

Mudar alguns objetos de lugar. Podem ser quadros, itens de decoração, almofadas, 

Cuidar das plantas. Além de regar, coloque terra e adubo, limpe as folhas com um algodão ou pano úmido com água – principalmente aquelas que costumam acumular poeira. 

Montar um cantinho zen, vale um tapete, uma canga e algumas almofadas para meditar, ler, brincar com os filhos e/ou pets. 

Andar pelos cômodos e agradecer a cada um deles pela função e acolhimento que oferecem. 

Renovar a pintura e imprescindível, pois as paredes guardam memórias das pessoas que já moram e moram no imóvel, na dúvida prefira o branco, inclusa nos móveis e acessórios 

Na cozinha pode ter ervas aromáticas como, Manjericão que simboliza amor, o Alecrim que é a alegria, a Hortelã que é um vermífugo para o corpo e a mente, a Lavanda que aclama 

Na limpeza da casa e sempre que achar necessário, use Óleo Essencial de Eucalipto em um pano úmido a ser passado no chão, para eliminar energias negativas.

REFERÊNCIAS: 

1 – Feng Shui: Harmonia no Lar, Conceitos Básicos – Rosana Braga – 1ª Edição, outubro 2001 2 – www.cantodofengshui.com/