sábado, 3 de janeiro de 2015

Homem é baleado após briga no transito

Em São Luis um homem foi baleado na noite desta sexta-feira (2), na Avenida dos Africanos, durante discussão de trânsito. A vítima foi identificada como Berlison de Souza Luz, 25 anos. O disparo atingiu de raspão o rosto do motorista e o fez perder o controle do veículo, que só parou ao colidir em uma árvore no canteiro central.

De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), informações obtidas com testemunhas constatam que houve uma discussão entre um motociclista e o motorista da van por causa de uma manobra. O Motociclista teria perseguido a van e cometido o atentado.

O condutor da van foi levado por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Djalma Marques, no Centro. Ainda segundo a polícia o estado de saúde da vítima não é grave. O autor do disparo fugiu logo após atentado.

Violência no transito  

Segundo um especializado em comportamento de trânsito da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o risco de se envolver num ato de violência é potencializado quando o veículo se torna um meio para que a pessoa libere sua agressividade e assim facilite a provocação do outro.

A belicosidade pode começar com uma simples troca de olhares, seguindo para cara feia, gestos obscenos, palavrões, chegando à agressão. “O motorista, muitas vezes, não sabe o que vai causar ali, como um dano ao carro ou à pessoa, mas ela precisa se afirmar. Depois vem o arrependimento. Ou não.”

Não há estatísticas para agressões no trânsito no Brasil, nem punição específica no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O crime que ocorre no trânsito é julgado pelo Código Penal. Já o crime de trânsito é analisado por meio do CTB. Esta realidade não é diferente nos outros países. Os envolvidos em agressões de trânsito deveriam ser submetidos a avaliações psicológicas para, caso exista necessidade, realizar tratamento e ter a habilitação suspensa