sábado, 3 de janeiro de 2015

Festejo de São Sebastião

Levantamento do mastro de São Sebastião em Caxias - arquivo
Começa a contagem regressiva dos devotos de São Sebastião para o inicio do festejo que homenageia o santo em Caxias. O marco principal do evento religioso é o levantamento do mastro que será realizado no domingo, dia 11. Os fiéis acordam cedo para a alvorada com foguetes, depois dos fogos partem unidos para a reserva ecológica do Ihanmun,  retiram à arvore que simboliza a festa em homenagem ao santo e saem em direção, em um percurso de mais de 5km, ao Largo de São Sebastião onde o mastro é fincado.

Devido ao grave acidente ocorrido em 2007, desde então o festejo passou a ser organizado por uma associação denominada de: Amigos e devotos de São Sebastião. O mastro, que antes era erguido nos braços dos fiéis, por medida de segurança, passou a ser levantado por um guincho. Mas, tudo sem os fiéis perder a fé e religiosidade em São Sebastião, que foi um mártir e santo cristão.

Além do levantamento do mastro, o festejo prossegue na capela de São Sebastião, localizada no largo que tem o nome do santo, com rezas de terços e celebrações de missas, encerrando-se no dia 20 de janeiro com a solene procissão pelas principais ruas do centro da cidade.