segunda-feira, 12 de setembro de 2022

FSB/BTG: Lula perde terreno para Bolsonaro 

Uol

Pesquisa do Instituto FSB realizada por telefone, contratada pelo banco BTG Pactual e divulgada hoje, aponta que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da corrida à Presidência, com 41% das intenções de voto na pesquisa estimulada —quando o entrevistado recebe uma lista com os nomes dos candidatos.

Em relação à sondagem da semana passada, o ex-presidente oscilou um ponto para baixo. O presidente Jair Bolsonaro (PL) oscilou um ponto para cima, de 34% para 35%. Com isso, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro é de seis pontos, dois a menos do que o registrado há uma semana —uma variação dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) oscilou um ponto para cima e ficou com 9%. A senadora Simone Tebet (MDB) também flutuou um ponto para cima e está com 7%. Considerando a margem de erro, Ciro e Tebet estão tecnicamente empatados. A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) ficou estável com 1%, e o cientista político Luiz Felipe D’Avila (Novo) oscilou de 0% para 1%. Os demais candidatos somaram, juntos, 1%.

Os entrevistados que disseram que não votariam em nenhum candidato foram 3%; brancos e nulos, 2%; e não sabem ou não responderam, 1%.

O Instituto FSB ouviu 2 mil eleitores por telefone entre 9 e 11 de setembro. O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa custou R$ 128.957,83 e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-06321/2022.