segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

 In memoriam - 20 anos sem o Zé...

José Rodrigues de Sousa (foto),  desrespeitosamente chamado por alguns de "Zé Merda", nasceu no dia 1° de maio de 1934, e faleceu no dia 18 de dezembro de 2003..

Todo ser humano se diferencia um do outro, Zé de Sousa,  com o  seu jeito único chamava atenção das pessoas por seu estilo próprio de vida. A forma como se vestia era sua principal característica,  sempre alinhado no linho bem passado. 

Algumas pessoas maldosas o chamava de avarento, mas pelo o contrário, quem o conhecia bem de perto sabia o quanto o mesmo era farto. 

Ao longo de sua vida Zé fez várias amizades por onde passou. Foi amigo do saudoso governador João Castelo, Frederico Brandão, Zezinho Chaves e do comendador Alderico Silva, entre outros, mas sempre dizia que seus melhores amigos foram o Abade e o Zé Constâncio. Às vezes os amigos  para  o chatear  falavam que se vestiam melhor do que ele, Zé pegava ar.

Em seu tempo de boemia, Zé foi um dos maiores dançarino de tango. Quando o mesmo chegava no baile do União Artística Operária Caxiense nos anos 50 e 60 havia várias mulheres â sua espera e ele escolhia a dedo à dama para dançar. Dava um verdadeiro show, onde todo faziam a roda para assistir os belos passos

Profissionalmente Zé, começou a vida como alfaiate, em seguida mudou de ramo, veio possuir um botequim,  na extinta zona do Baixo Meritrício. O botequim, na época era bem badalado, um ponto de encontro, onde à turma vinha fazer à cabeça. Também foi servidor público do Estado do Maranhão, mas sua ascensão de destaque, Zé foi um dos pioneiro do ramo da agiotagem. Figura marcante no setor bancário de  Caxias,  principalmente na área do antigo Banco do Estado do Maranhão - BEM,  Zé tirou muitas famílias do sufoco financeiro, pois até hoje é lembrado por muita gente pelo trabalho de fomentar crédito.

De Família tradicional caxiense, Zé era irmão do comerciante Joaquim Sousa e, parente próximo do ex-prefeito Paulo Marinho. Zé de Sousa, casou-se por duas vezes e pai de 8 filhos. 

Um amante do futebol, torcedor do "Bode Gregório" Maranhão Atlético Clube - MAC e do Botafogo,  por  muito foi considerado um bom jogador em sua posição,  atuando como meio campista direito, onde jogou  nos times caxienses do Guará,  Palmeiras e América. Hoje seu herdeiro futebolístico é o seu neto Salvatore Della Porta, que atua na equipe de base do Empoli da Itália. 

Um dos seus oito filhos é o professor Arnaldo Rodrigues,  que foi candidato a prefeito de Caxias, pelo PSOL em 2020.

O Blog faz essa homenagem póstuma a José Rodrigues de Sousa, por ter sido uma das grande personalidade marcante de nossa cidade. Descanse em paz Zé de Sousa.