sábado, 13 de janeiro de 2024

Maranhão e Piauí dominam preenchimento de vagas no curso de Medicina na Uema 

                                   (imagem ilustrativa)
O governador do Maranhão em exercício, Felipe Camarão (PT), comemorou o preenchimento de 76,61% das vagas no Paes da Uema, por estudantes egressos da rede estadual, mas alguns dados chamam a atenção em relação às vagas oferecidas no curso de Medicina em São Luís, Caxias e Imperatriz.

Os números, especialmente de Caxias chamam muito atenção e merecem uma análise por parte da Uema e da Secretaria de Educação do Maranhão.

O curso de Medicina em São Luís que está sendo implantado no meio do ano ofereceu 34 vagas. Destas, 25 foram preenchidas por candidatos com RG do Maranhão. Embora isso não confirme que todas esses candidatos são maranhenses ou não é um dado que precisa ser considerado. Outras seis vagas foram de alunos com RG do Piauí, além de Ceará, Paraná e São Paulo, cada um com uma vaga.

Chama a atenção os dados referentes ao curso de Medicina em Caxias. Das 29 oferecidas, o predomínio de candidatos com RG do Piauí foi de 23 vagas. As demais são apenas três do Ceará, duas do Maranhão e uma de Sergipe.

Em Imperatriz, onde são oferecidas 34 vagas, tivemos 18 do Maranhão, oito do Piauí, três do Ceará, dois do Pará e Tocantins, alagoas e Bahia, cada um com uma vaga.

Do total geral de 97 vagas oferecidas nas três cidades, tivemos 45 do Maranhão, 37 do Piauí, sete do Ceará, 2 do Pará e com um os estados do Paraná, São Paulo, Sergipe, Tocantins, Alagoas e Bahia.

O curso de Medicina em São Luís teve a concorrência de 165 candidatos por vaga. Em Imperatriz foram 109 candidatos por vaga e em Caxias 96,09 candidatos por vaga.