domingo, 28 de junho de 2020

O Ensino Hibrido veio e vai ficar! 



Por: Profº Diego Assunção 


Mas o que é Ensino Híbrido? Híbrido ou blended palavra de origem inglesa que tem como significado misto ou misturado. Trata-se de metodologias inovadoras que possibilita os professores a fazerem uso de tecnologias digitais, afim de diminuir o espaço entre professores e alunos e também entre o próprio grupo de alunos, colocando-os como responsáveis diretos em seu processo de construção do conhecimento.

Não é de hoje que “o patinho feio” o Ensino à distância, como era vista por alguns educadores, já é uma realidade, porém, ainda tratado com desprezo por muitos, agora apresenta grande relevância no atual cenário (PANDEMIA). Entretanto, muitos continuarão “sendo arrastados” puxando a educação para traz por se manter na inércia de não aceitar o novo e pela falta de um olhar diferenciado para as demandas que hoje se apresentam na educação. Uma receita utilizada erradamente pode estragar o resultado que se deseja alcançar, ou o ato de automedicação pode levar a falência de um indivíduo, ou vários, não se aprende a usar as ferramentas necessária para promover o Ensino Híbrido da noite para o dia. 

Está mais que provado que, o nosso sistema de ensino não atende as necessidades atuais e principalmente da população conhecida como "nativos digitais". Os imigrantes são a minoria dentro do processo de ensino aprendizado, mas sempre se colocaram como o centro e isso tem sido um erro dentro desse processo. A falta de afinidade, ou de interesse com o uso de tecnologias inovadoras para educação tem tornado as relações (febris) dentro de sala de aula. 

A solução para trilhar o caminho rumo ao futuro é repensar toda estrutura escolar e curricular (por mais complexo que seja), promover capacitações e formações continuadas para os imigrantes (professores e gestores).

Minimizar o Impacto atual, ainda é possível: A gestão escolar e/ou secretarias de educação, devem realizar sensos escolares, para conhecer a realidade dos educandos, identificando quais terão como acompanhar remotamente as aulas, e combinar encontros em forma de rodizio para que esses alunos possam tirar suas dúvidas com os  professores além de promover resoluções de exercícios, isso se chama ensino híbrido, nenhuma máquina pode substituir a presença  do professor. Neste caso, estará sendo promovida a metodologia ativa de sala de Aula Invertida, onde se faz necessário o uso do livro didático através do qual o professor terá liberdade para segui-lo à risca ou com flexibilidade, adequando-se a realidade na qual se insere tal metodologia.

E aqueles alunos que não tiverem condições de acompanhar as aulas remotas, O Estado deverá solucionar a situação, promover um rodizio entre os mesmos, para que esses tenham as mesmas aulas que os demais tiveram, promovendo a igualdade e inclusão de todos dentro deste novo cenário que veio para ficar. Caberá as IES a adequações e higienização dos espaços escolares de acordo com as regras sanitárias e novas estruturas de ensino, para receber os alunos de modo que esses estudantes sigam os protocolos de segurança e que se preserve a saúde de todos.