quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

PSOL terá candidato ao governo do Maranhão 

Enilton afirmou que partido intensificará campanha em vários 
municípios 

O PSOL/MA está fortalecendo cada vez mais sua base politica para as eleições de 2022. A legenda que até o momento sustenta que vai sair com candidatura majoritária, apresentou oficialmente na ultima terça-feira (28), a pré-candidatura do engenheiro florestal, Enilton Rodrigues ao governo do Maranhão e para o senado, Antônia Cariongo a liderança quilombola. O objetivo é intensificar o dialogo com representantes políticos nos mais de 18 municípios onde o PSOL está presente e intensificar o trabalho junto aos vários movimentos sociais do campo e da cidade. 

Em entrevista ao jornal O Imparcial, Enilton Rodrigues, avaliou que o PSOL tem se destacado muito a nível nacional com o crescente crescimento e enraizamento no meio do povo. O exemplo maior disso foi a entrada de Guilherme Boulos e várias outras lideranças do movimento dos trabalhadores sem teto (MTST). Aqui no Maranhão temos uma tarefa politica construir um programa para as eleições de 2022 com a participação dos movimentos sociais, juventude e povo pobre através de suas organizações, este é o cenário politico do nosso projeto, fazer o PSOL, ser popular também aqui no estado. E minha pré-candidatura a governador do estado também vai cumprir essa tarefa. Nossa reunião de terça-feira, mostrou isso, muitas lideranças do campo e da cidade fizeram saudações. Este é o caminho para enfrentar candidaturas oriundas do governo seja Carlos Brandão (PSDB), Weverton Rocha (PDT), Edivaldo Holanda Junior (PSD), Simplicio Araujo (SDD) e Josimar do Maranhãozinho (PL). Desta forma a escolha do governador Flávio Dino (PSB) por Brandão inviabiliza de qualquer de se fazer uma frente popular aqui no estado com a presença do PSOL. 

O lançamento das pré-candidaturas de Enilton Rodrigues e a senadora Antônia Cariongo, foi prestigiada virtualmente por vários movimentos sociais coletivos de juventude como o feminista de Imperatriz, movimento LGBT, movimento quebradeiras de côco de Viana, movimento quilombola com lideranças dos quilombos Cariongo (Santa Rita), Santa Rosa dos Pretos (Itapecuru), Camaputiua (Cajari) e Mato Grosso (Morros) e coletivo de Juventude como o Juntos e Juventude Manifesta além de lideranças do MST, Dirigentes partidários do PSOL de vários municípios também fizeram saudação como São Luis, Cajari, Timon, Caxias, Santa Luzia, Buriticupu, São Luis Gonzaga do Maranhão, Imperatriz, Açailandia, Arame, Chapadinha, Grajaú, Vitorino Freire, Mata Roma e Santa Rita.

O presidente do diretório estadual do partido, Enilton Rodrigues, aproveitou a oportunidade para apresentar algumas pré-candidaturas ao cargo de deputado estadual e federal entre elas, as de: Carlinhos Silva do município de São Luís Gonzaga do Maranhão, Cleusson de Vitorino Freire, Erivaldo Lima de Timon, Arnaldo Rodrigues de Caxias e Antônio Alves, ambos de Caxias. ( O Imparcial).

Em tempo - O bacharel em Direito Joaquim Viana (foto abaixo), filiado ao PSOL de Caxias, confirmou ao titular do blog do Irmão Inaldo que vai disputar uma vaga na Câmara Federal na eleição de 2022. "Minha pré-candidatura é consenso da corrente do nosso partido". 

Joaquim Viana (no centro), na posse de Enilton Rodrigues como
presidente do PSOL em novembro ultimo. Na foto também o senador
Weverton Rocha