terça-feira, 27 de agosto de 2019

Vereador Jeronimo presta homenagem póstuma ao arquiteto Antonio Cruz  


O arquiteto Antonio Cruz (foto), falecido no ultimo sábado (24), recebeu homenagens póstumas do vereador Jerônimo (PMN) que solicitou na sessão desta segunda-feira (26), que fosse encaminhada aos seus familiares uma Moção de Pesar na qual destaca sua brilhante trajetória profissional, artística e vida social

Na tribuna, Jerônimo reforçou o pedido e externou os seus sentimentos à família enlutada. “Cruz deixa um legado enorme. Nessa Casa irei representar um projeto para que possamos transformar o CEFOL (Centro de Folclore e Arte Popular de Caxias) em um museu de cultura popular de Caxias, em homenagem a esse grande homem”, acrescentou.

“Nossa cidade recebeu consternada a notícia do falecimento do Cruz. Um cidadão que teve a sua participação reconhecida pela sociedade no campo cultural e que certamente vai deixar uma grande lacuna não só nesse segmento. Tenho certeza que onde quer que ele esteja está em festa, porque ele era um festeiro, era um animador e instrumento forte da cultura do nosso município; tanto que teve a oportunidade de ser secretário de Cultura”, comentou o presidente da Câmara, vereador Catulé (PRB), também se solidarizando com os familiares de Cruz.

Justificativa
Antônio Nascimento Cruz, cidadão caxiense, que exerceu o cargo de secretário municipal de Cultura, foi presidente vitalício do Centro de Folclore e Arte Popular de Caxias (CEFOL), com talento múltiplo, também era músico, compositor e pesquisador, além de arquiteto e construtor. Também foi funcionário da Embaixada do Brasil no México. Morou em diversos países, México, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha e Alemanha, agregando experiências e conhecimentos ao seu extenso currículo. O ativista cultural também era membro do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC), conhecido carinhosamente por “Cruz”, lutou incansavelmente pela disseminação e promoção da cultura no município. Cruz deixa esposa, a assistente social e servidora pública Maria José Vieira de Farias e um casal de filhos adultos, Anna Morélia e Cayo Cézar. Desempenhou com dignidade e eficiência suas atribuições e evidenciou-se nos meios culturais locais e regionais.