segunda-feira, 25 de novembro de 2013

De como José Reinaldo e Flavio Dino traíram Jackson Lago na eleição de 2006


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqIhOQMdbsEGhQdhJF8vLW1io7AgAAq-OksczKZLhxgEttc4MuZSftLQfKBVn28pj3rkM4nG4vQEKeoqtcM4_EQUbgibtqBZs84OmJqq30c1EDA0nZMZewRGXvpcqygIsUS9dcLKcqdWMJ/s400/jackson-e-za-reinaldo-22.jpg
José Reinaldo com Jackson Lago, o inocente útil
As eleições de 2006, no Maranhão, sempre foram marcadas pelo símbolo da traição e da corrupção.
Traição do ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) ao grupo que o transformou em político e corrupção deste mesmo José Reinaldo para eleger seu pupilo Flávio Dino (PCdoB) e seu candidato a governador, Edison Vidigal (então no PSB) – e depois, para eleger Jackson Lago (PDT).
A história das traições de 2006 ganham contornos ainda mais nítidos agora, com as revelações do ex-deputado Haroldo Sabóia (PSOL) ao blogueiro Robert Lobato.
- É importante registrar que o PSB, controlado pelo então governador José Reinaldo, e o PCdoB , já dirigido pelo Flavio Dino que acabara de deixar a magistratura, lançaram a candidatura à governador do Edson Vidigal para vencer e não para ajudar eleição do Jackson. José Reinaldo e Flávio Dino queriam levar o Vidigal para o segundo turno. Eles não acreditavam em uma vitória de Jackson sobre a Roseana no segundo turno. A candidatura de Vidigal, que deixou a presidência do Superior Tribunal de Justiça em março, era um projeto de poder do José Reinaldo e do Flavio Dino. Fizeram tudo para que o Vidigal ultrapassasse o Jackson, que acabou indo para o segundo turno pelo imenso acúmulo político eleitoral que possuía e devido a sua enorme determinação. Por outro lado, não esqueçamos também que foi de grande importância para a derrota da Roseana Sarney,em 2006, o fato de ter havido segundo turno na eleição presidencial - analisa Haroldo Sabóia, corroborando uma tese já inúmeras vezes registrada neste blog. (Leia aqui a entrevista completa)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg68LupksxbTjqZJYv_ZPi4940rRbmBVZ1GOIPhdiiIqcrUDbm6da3fmCirogMAxwzPaP-gof4xX-INoHlgogHT5MfO4eB3ypxi1hPA4rX1Czix-9-iyIUyPPdk1Fo5Zktym5hM6Fg1X6In/s1600/haroldosaboia.jpg
Haroldo Saboia revela traição a Jackson Lago
Na avaliação do ex-deputado, o mesmo grupo que traiu Jackson em 2006 e tentou tirar o pedetista da disputa de 2010 cometeu outro equívoco, por ambição, em 2012, ao inventar a candidatura de Edivaldo Holanda Júnior (PTC).
- A eleição do jovem Edivaldo Junior foi um equívoco do eleitorado de São Luis que foi levado ao erro pela ambição do consórcio que o escolheu e o lançou candidato.
O ex-deputado reflete a Lobato mais um capítulo da história política recente do Maranhão. Capítulos que, ao longo dos anos, vão ficando mais claros para o eleitor, fortalecendo o trabalho de análise deste blog.
E mostrando a sua importância histórico-política para o Maranhão.
É simples assim…
Blog do Marco Deça