terça-feira, 6 de janeiro de 2026

 Depoimento de casal Curió é adiado em processo sobre corrupção em Turilândia 

A Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão, através da sua assessoria de comunicação, confirmou o adiamento dos depoimentos do prefeito afastado de Turilândia, Paulo Curió, e da primeira-dama, Eva Curió, que seriam tomados por promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na sede da PGJ, no bairro do Jaracati, em São Luís, na manhã desta terça-feira, 6.

De acordo com o que foi informado, o adiamento aconteceu atendendo pedido da defesa dos acusados, que solicitaram mais tempo para ter acesso aos autos do processo.

Paulo e a esposa chegaram a comparecer ao local da audiência, mas se mantiveram em silêncio.

Os depoimentos deverão ser colhidos na quinta-feira, 8, a partir das 9h.

O casal e outras 19 pessoas, dentre elas a vice-prefeita Tanya Mendes e os onze vereadores da cidade, foram presos no dia 22 de dezembro durante a deflagração da segunda fase da Operação Tântalo, que investiga um esquema criminoso que teria desviado cerca de R$ 56 milhões dos cofres públicos do município – reveja, reveja e reveja.

Curió e a esposa estão detidos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, na zona rural da capital maranhense, e tentaram nos últimos dias, sem sucesso, reverter suas prisões na Justiça.

O prefeito afastado é apontado com líder do grupo criminoso que desviou verbas públicas através da contratação irregular de empresas e execução de processos licitatórios ilícitos.

Ontem, na sede da PGJ, prestaram depoimentos o médico Eustáquio Diego Fabiano Campos, apontado como agiota e responsável por emprestar dinheiro a Curío; Clementina de Jesus Pinheiro, ex-pregoeira do município; Wandson Jonath Barros, contador e considerado como peça chave no esquema de desvio de recursos; Janaína Soares Lima, ex vice-prefeita; além do seu marido, Marlon de Jesus Arouche Serrão.

Apenas Clementina se pronunciou e negou todas as acusações que lhe foram impostas.

Os demais decidiram permanecer em silêncio.

Amanhã, serão ouvidos a vice-prefeita Tanya Mendes e o seu esposo, Hyan Alfredo Mendonça Silva.

A cidade continua sendo gerida interinamente pelo presidente da Câmara Municipal de Turilândia, vereador José Luís Araújo Diniz, que cumpre prisão domiciliar e está usando tornozeleira eletrônica.

 A ambiguidade dos Pereira:  almoço com Camarão e cafezinho nos Leões 

O vice-governador Felipe Camarão (PT) divulgou, nesta tarde, foto na qual aparece com os deputados federais Márcio Jerry (PC do B) e Rubens Pereira Júnior (PT); além do deputado estadual Carlos Lula (PSB).

“Ótimo papo sobre 2026…. Alguém advinha o assunto?”, escreveu Camarão nas redes sociais sugerindo que o bate papo focou na eleição para o Governo e na sua pré-candidatura.

Os jovens políticos integram grupo que faz oposição ao governador Carlos Brandão (sem partido) e que defende o que é classificado de legado do ex-governador e atual ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino.

Chama a atenção a presença de Rubens Júnior.

Juntamente com outros dinistas, ele foi flagrado em áudios divulgados pelo deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB) nos quais aparecia supostamente negociando facilidades de resolução de processos no STF tendo como contrapartida cumprimento de acordos referentes as eleições municipais.

Rubinho negou envolvimento; criticou o fato de ter sido gravado; e anunciou, na ocasião, a saída do seu pai, Rubens Pereira, do cargo de secretário de Estado de Articulação Política, para o qual foi nomeado pelo governador e seu amigo pessoal.

O tempo passou; o assunto foi ficando morno; e a exoneração de Rubão nunca foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Dizem, inclusive, que vez por outra o ex-deputado é visto reservadamente tomando cafezinho lá pelas bandas do Palácio dos Leões.

Então, pergunta-se: qual verdadeiro posicionamento de pai e filho em relação à sucessão de Carlos Brandão?

Blog do Gilberto Leda

 Brandão mobiliza força-tarefa estadual para localizar três crianças desaparecidas em Bacabal

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou nesta terça-feira (6), por meio das redes sociais, a mobilização total do sistema de segurança do Estado para localizar três crianças desaparecidas no Quilombo São Sebastião dos Pretos, no município de Bacabal.

Segundo o chefe do Executivo, a operação é conduzida de forma integrada e envolve as Polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, equipes especializadas, cães farejadores e apoio aéreo. A determinação, de acordo com Brandão, é dar prioridade absoluta ao caso e intensificar as buscas até que as crianças sejam encontradas.

“Atenção. Nosso sistema de segurança segue empenhado em encontrar as três crianças desaparecidas no Quilombo de São Sebastião dos Pretos, em Bacabal. Nossa prioridade absoluta é localizar as crianças o mais rápido possível”, destacou o governador na publicação.

O caso mobiliza não apenas as forças de segurança, mas também a atenção e atuação direta do governo municipal, comandado pelo prefeito Roberto Costa

 Calendário do IPVA 2026 é lançado com desconto até fevereiro 


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda, lançou o calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do exercício de 2026, conforme a Portaria 405/2025.

O pagamento do imposto poderá ser feito em cota única com 10% de desconto no valor do IPVA, se pago até o dia 27 de fevereiro, ou parcelado em até três vezes, sem desconto e com o vencimento da primeira cota no mês de março.

Quem optar pelo parcelamento deverá quitar as cotas em ordem crescente, de forma que o pagamento da segunda cota fique condicionado ao pagamento da primeira, e assim sucessivamente.

Caso haja atraso no pagamento das referidas cotas, estas poderão ser quitadas com acréscimo de multa e juros moratórios calculados a partir do vencimento das mesmas.

O pagamento do IPVA 2026 está disponível no sistema da SEFAZ, na página do IPVA, desde 1º de janeiro de 2026. O contribuinte não precisa se deslocar às agências de atendimento da SEFAZ para regularização do IPVA. Todos os serviços de pagamento e parcelamento estão disponíveis na página do IPVA, no site da Secretaria de Fazenda ou no site do DETRAN-MA.

Vale destacar que as alíquotas do IPVA no Maranhão são de 1% para ônibus, caminhões, micro ônibus e motocicletas de valor venal até 10 mil; 2% para motocicletas de valor venal acima de 10 mil; 2,5% para veículos até 150 mil; e 3% para veículos cima de 150 mil.

O pagamento do IPVA pode ser feito nos Bancos Caixa Econômica Federal, casas lotéricas, Bradesco, Banco do Brasil e seus respectivos correspondentes. O contribuinte também tem a opção de pagamento do IPVA via PIX, pelo QR Code informado no DARE –Documento de Arrecadação e também através da modalidade de pagamento via Cartão de Crédito, disponível através do Portal da Secretaria na opção de “Parcelamento de IPVA – Parcelamento com Cartão de Crédito”.

Os proprietários de veículos que optarem pelo parcelamento do IPVA 2026 realizarão o pagamento da primeira cota de acordo com o final da placa dos veículos, conforme tabela.

 Matrículas da Rede Municipal de Educação de Caxias têm início e seguem até 30 de janeiro

A Rede Municipal de Educação de Caxias (MA) já deu início ao calendário de matrículas para o ano letivo de 2026. O processo começou nesta segunda-feira (5), e segue até o dia 30 de janeiro, contemplando as modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). O objetivo é garantir o acesso à educação pública de qualidade para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos do município.

Na Escola Municipal Leôncio Alves, localizada no bairro Campo de Belém, estão sendo ofertadas 90 vagas. Logo nas primeiras horas do dia, muitas mães e avós chegaram cedo para assegurar a matrícula das crianças.

“Estou matriculando minha neta no primeiro ano, eu vim logo para garantir a vaga. Eu gosto daqui e meus filhos passaram todos por esta escola”, disse Maria José, avó de aluna.

“Eu estou trazendo meu filho da creche Rosina para cá. Aqui é uma escola muito boa, e por isso que eu estou matriculando aqui”, disse Graça Maria, mãe de aluno.

Já no Centro de Educação Infantil Marcelo Dino, no bairro Caldeirões, estão disponíveis mais de 50 vagas.

“Eu vim cedo pra garantir a vaga. No meio do ano eu vim, mas não consegui, mas dessa vez eu vim cedo. Eu estou matriculando só uma criança”, disse Ângela Nayara, mãe de aluno.

“Nós atendemos 250 alunos, manhã e tarde. Nós estamos matriculando na idade de 2 a 5 anos. E, oferecemos creche e pré-escola. Estamos com mais de 50 vagas. Eu acredito que ninguém fica de fora. O ideal é que os pais procurem as escolas próximas a sua casa”, disse Tatiane Macêdo,

DIAS E HORÁRIOS – As matrículas são realizadas de segunda a sexta-feira, no turno da manhã, das 8h às 11h, e à tarde, das 14h às 17h. Para a modalidade EJAI, o atendimento também acontece no período noturno, das 19h às 22h, facilitando o acesso de estudantes que trabalham durante o dia.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS – Para efetivar a matrícula, é preciso apresentar: 01 foto 3×4; Certidão de Nascimento; RG e CPF do estudante; Caderneta de Vacinação; Cartão do SUS; Cartão do Bolsa Família (se houver); Declaração ou Histórico Escolar; Comprovante de Endereço; e documentos pessoais dos responsáveis. No caso de estudantes com deficiência, é indispensável a apresentação do Laudo Médico.

A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia orienta pais, responsáveis e estudantes a organizarem a documentação com antecedência, garantindo um atendimento mais ágil e seguro.