quarta-feira, 24 de junho de 2026

 No ritmo da Seleção, pré-candidatos correm para fechar escalações antes das convenções

Com o início da Copa do Mundo de 2026 e a Seleção Brasileira em campo contra a Escócia na fase de grupos, nesta quarta-feira (24), os holofotes se voltam para as táticas que decidem grandes competições. No Maranhão, o cenário político não é diferente. A proximidade das convenções partidárias funciona como o fechamento da janela de transferências, obrigando as principais forças políticas do estado a definir suas escalações titulares para o Palácio dos Leões e para o Senado Federal.

Na corrida majoritária, a polarização está desenhada entre o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide, e o candidato do grupo governista, Orleans Brandão. Mais do que nomes nas cédulas, as composições de chapa revelam estratégias milimétricas para atrair fatias específicas do eleitorado maranhense.

Eduardo Braide entra na disputa com um time que já exibe suas principais peças de ataque. O ex-prefeito selou a empresária e pecuarista Elaine Carneiro, de Imperatriz, como sua pré-candidata a vice-governadora, um movimento para consolidar força na Região Tocantina. No meio de campo, a chapa de Braide capitalizou a dissidência do deputado federal André Fufuca que deixou a base governista para jogar na oposição. Agora, as movimentações de aliados mais próximos indicam uma articulação para preencher a vaga restante ao Senado com Lahesio Bonfim, nome que carrega forte apelo no eleitorado conservador e de direita.

Do outro lado, a escalação de Orleans Brandão adota uma postura mais cadenciada, retendo o anúncio oficial do esquema completo. Embora conte com o senador Weverton Rocha garantido em uma das vagas para a reeleição, o grupo governista ainda avalia quem assumirá a segunda vaga ao Senado e o posto de vice. O banco de reservas e o entorno do pré-candidato fervem com especulações. O nome do deputado federal Duarte orbita como possibilidade para vice ou Senado, assim como a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) também é cotada para uma cadeira na Câmara Alta. Há ainda o fator de atrair o reduto do PL por meio de nomes como a deputada federal Detinha, sinalizando que a busca por ampliação de base continua ativa.

A escolha dos aliados nesta etapa do campeonato reflete a necessidade de um jogo tático preciso. Não basta preencher a súmula com lideranças tradicionais; a sobrevivência política exige atrair peças capazes de transferir votos reais e modificar a dinâmica das regiões mais disputadas do estado.

Com as convenções no horizonte, os times começam a desenhar as formações definitivas que entrarão no gramado oficial da campanha eleitoral deste ano.

Blog do Minard 

 Brandão supera média de crescimento da gestão Flavio Dino, aponta estudo


Um estudo sobre a trajetória econômica do Maranhão entre 2007 e 2023 indica que o desempenho do estado em 2023, primeiro ano completo da gestão do governador Carlos Brandão, superou a média anual de crescimento registrada durante o período em que o estado foi governado por Flávio Dino.

De acordo com o levantamento, intitulado “A Trajetória Econômica do Maranhão (2007–2023)”, o estado registrou crescimento real de 3,6% em 2023, enquanto a média anual observada entre 2015 e 2022 foi de 1,4%.

O relatório ressalta, no entanto, que os períodos analisados ocorreram sob contextos macroeconômicos distintos, incluindo a recessão de 2015 e 2016 e a pandemia da Covid-19 durante a gestão anterior, enquanto 2023 foi marcado por um cenário de maior estabilidade econômica.

O estudo também destaca a recuperação do estado após a pandemia, com crescimento de 6,2% em 2021, seguido por 3,4% em 2022 e 3,6% em 2023. Entre os fatores apontados para o desempenho estão o fortalecimento do agronegócio, a infraestrutura logística do Arco Norte e a expansão do mercado interno, reforçando a capacidade de adaptação da economia maranhense em diferentes ciclos.

 Falta de medicamento na FEME preocupa pacientes no Maranhão 

Pacientes do Maranhão relatam dificuldade para conseguir a somatropina na Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME). Em meio ao desabastecimento, famílias têm recorrido a ligações e mensagens para tentar saber quando o medicamento estará disponível.

A somatropina é a versão sintética do hormônio do crescimento humano. O medicamento é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, no Maranhão, distribuído pela FEME.

Entre os pacientes estão crianças com síndrome de Prader-Willi, uma doença genética que provoca fraqueza muscular e compromete o desenvolvimento infantil.

Nesses casos, o medicamento não atua apenas no crescimento. Ele também contribui para o desenvolvimento da musculatura, da força e da mobilidade, fatores essenciais para a qualidade de vida.

As últimas doses entregues às famílias garantem apenas mais alguns dias de tratamento. A incerteza sobre a próxima remessa preocupa pais e responsáveis.

“É a falta do medicamento, que já está há dois meses em falta. Ele não pode ficar sem essa medicação para ganhar massa magra, ter mais agilidade e desenvolvimento, porque é uma criança altamente hipotônica”, relatou uma mãe.

O tratamento com somatropina é contínuo e as doses são definidas de acordo com o peso e a necessidade de cada paciente. A aplicação é diária e pode ultrapassar R$ 200 por dose.

Quando o uso é interrompido, os resultados do tratamento podem ser prejudicados, especialmente durante a fase de desenvolvimento. A suspensão por semanas ou meses pode reduzir ou até interromper a velocidade de crescimento.

Durante essa fase, o corpo da criança segue em desenvolvimento e os ossos continuam amadurecendo. A interrupção, segundo especialistas, representa perda do estímulo necessário nesse período.

No Maranhão, 14.191 pacientes estão cadastrados para receber a somatropina pela FEME.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o desabastecimento ocorreu devido a problemas no fornecimento do medicamento pelo Ministério da Saúde.

A SES informou ainda que uma nova remessa deve chegar ao estado no dia 13 de junho, com distribuição aos pacientes prevista até 2 de julho.

O Ministério da Saúde informou que vai encaminhar mais de 181 mil doses de somatropina ao Maranhão, do tipo 12 UI. Segundo a pasta, a quantidade é suficiente para atender à demanda por cerca de cinco meses.

Sobre a dosagem de 4 UI, o ministério afirmou que a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão não realizou o pedido para o segundo e terceiro trimestres deste ano. (G1MA)

 Recapeamento asfáltico na Travessa Desembargador Morato é concluído e reforça revitalização do Centro de Caxias

A Prefeitura de Caxias concluiu os trabalhos de recapeamento asfáltico da Travessa Desembargador Morato, no Centro da cidade, na altura da Praça do Pantheon. A intervenção faz parte do amplo programa de revitalização das vias públicas da região central, que tem transformado a mobilidade urbana e valorizado o Centro Histórico e comercial do município.

Com a nova pavimentação, a via passou a oferecer melhores condições de tráfego para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, além de contribuir para a segurança e o conforto de quem circula diariamente pela área. A melhoria também fortalece o comércio local, facilitando o acesso de consumidores e visitantes.

A revitalização das ruas, deixou o Centro de cara nova, unindo infraestrutura, mobilidade e valorização do patrimônio urbano. Além da Travessa Desembargador Morato, já receberam novo recapeamento asfáltico as ruas: Aarão Reis e Afonso Pena, além da Travessa José Guimarães nos últimos dias.

Nós estamos olhando para ruas que não adiantavam mais fazer tapa-buracos, como: Rua Aarão Reis, Afonso Pena, Travessa Desembargador Morato e outras. Agora vamos levar o asfalto para os bairros da cidade. Nós vamos fazer um trecho que vem da Pampulha à Vila São José. Aquela rua próximo ao Mateus, e vamos trabalhar para fazer mais pelas ruas de Caxias. O Governo do Estado nos garantiu 10 km de asfalto, já foram feitos 2 km, e agora vamos dá continuidade”, destaca Gentil Neto, prefeito de Caxias.

As obras integram o conjunto de ações desenvolvidas pela gestão municipal para modernizar a malha viária, garantir mais qualidade de vida à população e promover o desenvolvimento urbano de Caxias. A gestão municipal recebeu do governo do Estado mais de 10 km de asfalto nesta etapa.

terça-feira, 23 de junho de 2026

 Brandão anuncia pagamento para o dia 26 e expediente reduzido na véspera do feriado

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou nesta segunda-feira (22) que o salário dos servidores estaduais será pago no próximo dia 26 de junho.

A medida foi divulgada nas redes sociais e chega às vésperas do feriado e das comemorações de São João em todo o estado.

Além da antecipação do pagamento, Brandão informou que o expediente nos órgãos estaduais será encerrado às 16h da quarta-feira (24), permitindo que os servidores possam se programar para o período festivo e acompanhar os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

Equatorial Maranhão promove troca de lâmpadas em agências de diversos municípios da região leste do estado

A iniciativa visa incentivar o consumo consciente de energia e proporcionar economia direta na fatura dos clientes da Distribuidora

A Equatorial Maranhão continua expandindo suas ações de eficiência energética por todo o estado. Com o objetivo de promover o uso correto da eletricidade e combater o desperdício, a Distribuidora está realizando em agência dos municípios de Caxias, Colinas, Chapadinha, Timon, Timbiras, Mata Roma e Milagres do Maranhão, a substituição de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, que são até 80% mais econômicas e possuem maior durabilidade.

Para participar da ação, é necessário apresentar RG, CPF e a conta de energia mais recente, e levar em mãos as lâmpadas fluorescentes ou incandescentes para a troca por uma Lâmpada de LED de 9W com selo Procel, cada cliente pode trocar até 5 lâmpadas. Iniciativas como esta, reiteram o compromisso da Equatorial Maranhão com o desenvolvimento social e na melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas.

A substituição das lâmpadas por modelos de LED é uma das formas mais eficazes de reduzir o consumo de energia residencial. "Nosso foco é levar informação e oportunidade de economia para o dia a dia dos nossos clientes. A troca gratuita de lâmpadas e outras ações que contribuem para um uso mais eficiente de energia elétrica, são passos fundamentais para que as famílias consigam gerenciar melhor seus gastos e diminuir a conta de luz", destacou o Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Renato Mendes.


Entrega de ventiladores em Chapadinha

Visando reforçar o compromisso com as comunidades, a Equatorial também realizou na última sexta-feira (19), a troca de 50 ventiladores no município de Chapadinha. A ação faz parte da Plataforma E+ que sorteou cinquenta clientes que possuem o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

 Orleans Brandão reúne prefeitos em São Luís e fortalece articulação política para as próximas etapas da pré-campanha

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.

O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.

Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.

Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.

Unidade

O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.

O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.

Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.

Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.

No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.