terça-feira, 13 de janeiro de 2026

 Com atuação nacional, Plataforma E+ consolida ações de sustentabilidade e responsabilidade social do Grupo Equatorial

Resultados conquistados nos últimos 4 anos reforçam educação ambiental, capacitação profissional e eficiência energética em todo o país

Da troca de geladeiras antigas por modelos mais econômicos até ações educativas, sustentáveis e de qualificação profissional. Desde 2022, a Plataforma E+, iniciativa do Grupo Equatorial que reúne projetos de sustentabilidade, responsabilidade social e eficiência energética, traz impacto positivo na vida de mais de 600 mil pessoas nos sete estados em que a empresa atua: Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul.  

De acordo com Júlio Mendes, Executivo da área de Eficiência Energética do Grupo Equatorial, as ações são estruturadas com foco em educação, desenvolvimento social, geração de oportunidades e o uso consciente da energia elétrica.  "A Plataforma E+ traduz o compromisso do Grupo Equatorial com a transformação social através do consumo consciente da energia elétrica, gerando menor impacto ambiental em nossas áreas de concessão. Os resultados refletem histórias de vidas e comunidades transformadas. Já percorremos uma longa jornada e continuaremos para que possamos alcançar cada vez mais pessoas através dos nossos projetos", destaca Júlio.

Um dos principais pilares da plataforma é o E+ Educação, voltado para ações educativas sobre consumo consciente e sustentabilidade. Nos últimos 4 anos, o projeto já soma 353 mil ações realizadas, alcançando estudantes, professores e comunidades, com atividades que estimulam a mudança de hábitos. 

A plataforma também se destaca pelas ações de sustentabilidade ambiental por meio do E+ Reciclagem. Desde 2022, a iniciativa já recolheu 5,5 milhões de toneladas de resíduos, que deixaram de ser descartados de forma inadequada no meio ambiente. Como incentivo, os clientes participantes receberam R$ 2,3 milhões em bônus nas contas de energia, evitando emissões equivalentes a 194 mil quilos de CO₂ e contribuindo diretamente para a redução dos impactos ambientais. 

Já o E+ Profissional tem como objetivo ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, por meio da capacitação técnica e profissionalizante. De 2022 a 2025, 17,9 mil pessoas já foram beneficiadas, com a formação de 1.194 turmas, contribuindo para a geração de emprego, renda e o fortalecimento da economia local. 

Neste mesmo período, em eficiência energética, os resultados também são significativos. Foram substituídas 50,4 mil geladeiras antigas por modelos novos e mais eficientes, reduzindo o consumo de energia das famílias beneficiadas. Além disso, houve a troca de 1,1 milhão de lâmpadas por versões de LED que ajudou a diminuir o desperdício e os custos com a conta de luz.

Outro destaque é o projeto E+ Luzes nas Cidades, que já instalou 36,3 mil novos pontos de iluminação, promovendo mais segurança, bem-estar e qualidade de vida nos espaços urbanos. 

"Os números representam o impacto positivo na vida de milhares de famílias que tiveram suas vidas transformadas seja com ações educativas, seja por certificados adquiridos para o início de uma nova carreira ou com a economia gerada por meio das ações de eficiência energética", conclui Júlio Mendes.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

 Buscas por crianças desaparecidas em Bacabal chegam ao décimo dia 

Uma operação integrada realizada pelo sistema de Segurança Pública do Maranhão chegou nesta terça-feira, 13, ao décimo dia de buscas pelos irmãos Ágata Isabelle, de cinco anos, e Allan Michel, de quatro, que desapareceram do povoado São Sebastião dos Pretos, no município de Bacabal, no último dia 4.

A operação ganhou reforço e conta agora com mais de 600 pessoas, entre agentes de segurança e voluntários.

As buscas, de acordo com o Comando-Geral da Polícia Militar, seguem sem previsão de encerramento.

Quatro peritos do Instituto de Perícias para Crianças e Adolescentes (IPCA) chegaram ao município para acompanhar o caso no último domingo, 11.

A equipe é formada por psicólogo e assistente social, que realizam perícias psicológica e social, além de ouvir parentes das crianças.

O menino Anderson Kauã, primo dos irmãos que foi encontrado em uma região de mata, será ouvido pelos profissionais assim que houver autorização dos órgãos de proteção à criança e ao adolescente.

As bases de buscas estão montadas em dois pontos estratégicos: no povoado São Sebastião dos Pretos, local de residência das crianças, e no povoado Santa Rosa, nas proximidades da mata onde Anderson Kauã foi localizado.

As duas localidades ficam distantes cerca de 20 km de Bacabal.

A Prefeitura de Bacabal estruturou uma ampla logística para dar suporte às forças de segurança e aos voluntários, com tendas, alimentação, água, ambulância e outros.

As buscas contam com o apoio de duas aeronaves do Centro Tático Aéreo (CTA), drones com sensor térmico e cães farejadores.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), mesmo na escuridão, a tecnologia é usada para ajudar na procura pelas crianças.

A região das buscas é composta por vegetação fechada, com espinhos, áreas alagadas, rios e lagos.

Os agentes de segurança avançam dia a dia por terrenos de extremo risco e difícil acesso.