domingo, 7 de junho de 2020

Direções das escolas avançam em cobranças a professores durante a pandemia 

                                                                                             imagem ilustrativa
Há tempos os governos vem propondo a massificação da Educação à Distância, medida que desqualifica e piora a Educação Pública, bem como pode desempregar muitos trabalhadores da educação.
 
Neste momento de pandemia a preocupação cresce porque as direções das escolas, cedendo aos arbitrios do Governo Federal querem convencer pais de alunos e a sociedade em geral que a Educação à Distância funciona e assim criam argumentos falsos de qualificar esta Modalidade de Ensino, para tanto cobra dos professores a produção de conteúdo a ser repassado para os alunos por meio de whattsapp ou outras mídias.
 
Neste momento de isolamento social as escolas privadas usam esta modalidade de ensino falha e incompleta para tentar manter a empresa/escola em funcionamento, pautadas no fato de que os alunos desse setor têm a tecnologia em casa para acompanhar, e as famílias as condições para direcioná-los nos estudos em casa.
 
Já nas escolas públicas os alunos em sua maioria não possuem as ferramentas tecnológicas necessárias (computador, tablet ou celular com acesso a internet) em casa, e os que os tem na maioria das situações as famílias não conseguem acompanhar o desenvolvimento dessas atividades, posto que ocupadas em tarefas para manter a própria sobrevivência.
 
A escola pública adotando esta modalidade de ensino está contribuindo para reforçar a proposta dos governos que em momento algum colocam a Educação Pública como prioridade e colaboram em empurrar para a classe trabalhadora a Educação a Distância e desempregar no futuro muitos trabalhadores da educação.
 
A Educação à Distância nunca irá superar a eficácia e qualidade da Educação Presencial. Após passar a pandemia vamos viver o efeito desastroso dela e quem vai sofrer são os trabalhadores com o Governo fazendo cortes de gastos.
 
Nesse contexto o desemprego vai crescer e a Educação a Distância em massa pode vir a tona
.
O SINTRAP defende o emprego e educação presencial e de qualidade para os filhos da classe trabalhadora em que todos possam ter acesso, sem exclusão. 

#fiquem em casa!!!
Caxias, 07 de Junho de 2020. 
SINTRAP/CAXIAS - MA