terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Mapeamento do artesanato do Maranhão é realizado pela Setur 

Mapeamento irá possibilitar um maior direcionamento de esforços aos polos que precisam ter o registro de seus artesãos, além de possibilitar também o desenvolvimento e o alinhamento de políticas públicas do artesanato com a regionalização turística

Fomentar e desenvolver o artesanato maranhense por meio da valorização e de políticas públicas para o desenvolvimento do setor. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), por meio do Observatório do Turismo do Maranhão, realizou o primeiro mapeamento ilustrado do artesanato dos dez polos turísticos maranhenses.

O mapeamento irá possibilitar um maior direcionamento de esforços aos polos que precisam ter o registro de seus artesãos, além de possibilitar também o desenvolvimento e o alinhamento de políticas públicas do artesanato com a regionalização turística.

Na pesquisa, que apresenta dados de 2015 a 2020, é possível acompanhar o crescimento de cadastros ativos, as classificações, técnicas, matérias-primas e produtos do artesanato local em cada um dos dez polos turísticos.

A pesquisa registrou que entre 2015 a 2020 foram cadastrados 1297 artesãos, sendo no ano de 2015 (344 artesãos); 2016 (379 artesãos); 2017 (525 artesãos); 2018 (960 artesãos); 2019 (1294 artesãos) e 2020 (1641 artesãos), registrando aumento de 377% durante o período.

O secretário Estadual de Turismo, Catulé Júnior, destacou a metodologia aplicada para a obtenção dos dados e o fortalecimento da cadeia do artesanato no Maranhão.

“Esse monitoramento realizado irá nos ajudar no objetivo de traçar estratégias de gestão e de melhorias para o segmento do artesanato, além de conhecermos melhor as necessidades e as demandas do setor”, frisou o secretário.

Segundo a supervisora de Pesquisa do Observatório do Turismo, Hanna Coelho, os dados são referentes aos “Dados Ativos” extraídos da plataforma Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), ferramenta que permite o cadastramento único dos artesãos do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) que fazem referência aos cadastros ativos no período anual.

“A simbologia utilizada foi embasada pela Portaria Nº 1.007-SEI/2018 que institui o Programa do Artesanato Brasileiro, cria a Comissão Nacional do Artesanato e dispõe sobre a base conceitual do artesanato brasileiro”, explicou a supervisora.

Logo após a coleta dos dados foi realizada a tabulação e análise pelo Observatório do Turismo e pela Superintendência do Artesanato do Maranhão conforme os Polos Turísticos instituídos na política estadual de turismo através do apoio da Superintendência de Regionalização.

Para o superintendente de Artesanato do Maranhão, Carlos Martins, o mapeamento faz parte de uma das políticas de desenvolvimento do artesanato, e se configura em um “retrato” da produção e da situação do segmento no estado.

“Planejar por meio dos dados reais que possam favorecer com que as políticas assertivas de benefícios ao artesanato sejam realizadas. Esse é o objetivo da pesquisa, por isso que a sua importância é imensa para que possamos conhecer as atividades do artesanato no estado e desenvolver ações efetivas”, destacou o superintendente.

SETUR