quinta-feira, 2 de junho de 2022

Amanda Gentil quer representar as mulheres do MA na Câmara Federal 

Na última eleição para os cargos de deputados (as) estaduais e federais, o Maranhão teve baixa representatividade na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal nenhuma voz feminina. Após mais de 90 anos do voto feminino, a situação no estado contribui para o cenário no país, que está entre as piores colocações de mulheres em cargos eletivos.

Nos últimos anos houve avanços fundamentais para ampliar o número de candidaturas femininas, mas parece que não o suficiente. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 70 mil cargos eletivos no país, apenas 12,32%, ou seja 8.624 mandados são ocupados por mulheres.

No Maranhão, apenas 10 mulheres ocupam alguma cadeira na Assembleia Legislativa, que é composta atualmente por 94 Deputados (as) Estaduais. Nenhuma representante do estado tem mandato em exercício na Câmara Federal, em Brasília.

Betel Gomes, Socorro Waquim deixaram a condição de suplentes e passaram a ser titulares de mandatos na atual legislatura. Já eram deputadas: Ana do Gás (PCdoB), Andreia Rezende (DEM), Cleide Coutinho (PDT), Daniella (DEM), Detinha (PR), Thaiza Hortegal (PP), Helena Duailibe (Solidariedade) e Mical Damasceno (PTB).

As mulheres encontram grandes dificuldades em ocupar espaços de poder, serem eleitas ou terem voz ativa nas tomadas de decisões políticas. A não ocupação desses espaços deixa as mulheres à margem dos processos de elaboração das políticas públicas, além de enfraquecer a democracia. A Deputada Estadual Daniella, pré-candidata à releeição diz que as políticas públicas e decições precisam ser tomadas por quem sente diariamente a realidade das desigualdades. “Por isso é importante que nós mulheres também estejamos à frente de cargos eletivos. Só assim viabilizamos um debate justo sobre as escolhas para a classe feminina”, disse Daniella.

Com as eleições chegando, uma nova janela de oportunidades também se abre para novos nomes. No registro de candidaturas alguns nomes aparecem em destaque, como o da pré-candidata à Câmara Federal, Amanda Gentil. A engenheira de formação, é uma das mais jovens mulheres a disputar uma vaga como Deputada Federal.

Blog do Jorge Aragão