segunda-feira, 5 de julho de 2021

Maranhão recebe mais de 205 mil doses de vacinas contra a Covid-19

O Maranhão recebeu mais 205.240 doses de vacinas contra a Covid-19. São 82.250 doses de AstraZeneca, 68.000 da Janssen e 54.990 da Pfizer. As vacinas já começaram a ser distribuídas neste domingo (4) aos municípios da Grande Ilha e serão levadas para os demais municípios a partir desta segunda-feira (5), junto com os demais lotes que chegaram na última semana. Os imunológicos garantem a continuidade da campanha de imunização contra a doença no estado.

Ao chegarem em solo maranhense, as vacinas foram encaminhadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), responsável pela distribuição dos imunizantes.

“A distribuição de todas as vacinas que chegaram na última semana será concluída até esta terça-feira. Estamos trabalhando com agilidade e compromisso para que todas as doses sejam, o mais rapidamente, entregues aos municípios para continuidade da vacinação contra a doença”, disse a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira.

A distribuição para os municípios do interior continua sendo realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança (SSP), através do Centro Tático Aéreo, por meio de dois helicópteros e um avião. As vacinas levadas das regionais aos municípios são transportadas em vans refrigeradas.

Públicos

As 82.250 doses de vacinas AstraZeneca são destinadas à aplicação da primeira dose em trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e passageiros, urbano e de longo curso, e segunda dose em pessoas de 60 a 64 anos, e pessoas com comorbidades ou deficiência. Já as 54.990 doses da Pfizer chegam para a vacinação da população privada de liberdade e pessoas de 59 a 55 anos.

Entre os públicos a serem vacinados com a Janssen, de dose única, estão pessoas em situação de rua, caminhoneiros e pessoas de 59 a 55 anos. A imunização pode acontecer também de acordo com o andamento da vacinação nos municípios.

Com a nova remessa, o Maranhão já recebeu 4.206.350 doses de vacinas, sendo 1.304.540 doses da CoronaVac, 2.402.100 doses da AstraZeneca, 389.610 doses da Pfizer e 110.100 doses da Janssen.